Página Inicial / Notícias / Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá

Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá

O Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, edição digital do acervo eclesiástico  e do catálogo de documentos históricos Memória da Igreja em Mato Grosso, foi lançado no dia 19 de dezembro 2011às 09h30, no saguão da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (Editora UFMT).

Estiveram presentes na solenidade no Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos, o Arcebispo Emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, as organizadoras do arquivo, Elizabeth Madureira Siqueira, Maria Adenir Peraro, Quelce dos Santos Yamashita, a pró-reitora de Pós-graduação, Leny Caselli Anzai, o superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, Cláudio Borges Alves, a presidente da Academia Matogrossense de Letras (AML), Nilza Queiroz, historiadores, pesquisadores, professores da UFMT,presenças dos Padres :Pe. Jair Cardoso,Pe.Kleberson Paes,Padre Julio Paulino,Pe.Edimilto,Pe.Felisberto,Pe.Reginaldo.

“É um dos maiores presentes de Natal 2011que a UFMT ofereceu para a sociedade mato-grossense”. “Uma viagem no tempo”.
Dom Bonifácio Piccinini lembrou que a cidade era considerada o “fim do mundo” e pertenceu à paróquia do Rio de Janeiro até 1745, quando foi criada a prelazia de Cuiabá. Em 1826, foi transformada em diocese e, em 1910, elevada a Arquidiocese. Segundo Dom Bonifácio, toda essa preciosidade regional estava envolta em papel de cimento quando foi aberto por Otávio Canavarros, atual coordenador do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da UFMT.
A edição digital do acervo eclesiástico (1756 a 119956) e do catálogo de documentos históricos da Igreja é resultado de 11 anos de pesquisa, explica a coordenadora do projeto Memória da Igreja em Mato Grosso: o arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, Maria Adenir Peraro, ao descrever as etapas do trabalho do grupo de pesquisadores, a partir da catalogação e microfilmagem dos documentos manuscritos, concluída em 2002; a digitalização dos documentos, de 2003 a 2005, e a edição digital do acervo, de 2010 a 2011.
Os grandes desafios, agora, disse Maria Adenir, são a restauração de toda a documentação e a continuidade da pesquisa, de 1956 até os dias atuais.
“A documentação está lá, cabe então a predisposição de torná-los públicos”, afirmou Elizabeth Madureira, ao defender a democratização do acesso e à socialização da informação. “Aqui estão 500 teses de doutorado e mil dissertações de mestrado”, resumiu ao ressaltar a gama de informações à disposição dos pesquisadores e de fácil acesso à sociedade mato-grossense, por meio da edição digital.
A pró-reitora Leny Anzai reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Departamento de História, pelos historiadores, arquivo público e NDHIR.
Arquivo da Cúria – A edição digital do acervo eclesiástico é um desdobramento do projeto Memória da Igreja em Mato Grosso: a Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, concluído em 2002, que tornou possível a catalogação e microfilmagem do acervo da arquidiocese de Cuiabá, de 1755 a 1956. Nessa fase, foram microfilmados cerca de 26 mil documentos, num total de 174 rolos de filmes. Esse acervo, de dois séculos da história da Igreja, hoje está digitalizado e acessível a todos.
Nessa primeira fase foi elaborado o Catálogo de Documentos Históricos, sob orientação da professora Elizabeth Madureira, publicado em 2002, com o objetivo de indicar aos usuários como acessar a documentação disposta nos rolos de microfilmes. Dos 174 rolos, três são referentes ao período administrativo da igreja enquanto prelazia, 46 do período de diocese e 47 da arquidiocese. Do período arquidiocesano, encontram-se quatro rolos que se referem ao acerco fotográfico sobre temáticas variadas: igrejas, altares, personalidades eclesiásticas e cenas do cotidiano urbano.
A segunda etapa do projeto, iniciada em 2003 e concluída em 2005, visou à edição digitalizada das fontes microfilmadas, resultado da parceria entre a Arquidiocese de Cuiabá, a superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, a EdUFMT e a Entrelinhas Editora. Os 174 rolos de microfilmes foram copiados em 10 DVDs, incluindo o Catálogo de 2002, em CD.
Para marcar as comemorações do Centenário da Arquidiocese de Cuiabá (1910/2010) e dos 40 anos da UFMT o trabalho foi finalizado para publicação. A revisão da digitalização e índice remissivo à edição digital do Catálogo de Documentos Históricos foram feitos pela pesquisadora Quelce dos Santos Yamashita.
Sibele de Moraes também faz parte do grupo de organizadoras da edição digital.

Confira em nossa galeria algumas fotos,clique aqui..

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …