Página Inicial / Notícias / Oficinas de Oração e Vida

Oficinas de Oração e Vida

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, iniciou nesta sexta-feira (10) pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida as Oficinas de Oração e Vida – Uma nova Evangelização. Os encontros ocorrerão sempre as sextas-feiras, das 19 às 21 horas. As atividades seguem até novembro, conduzidas pela Coordenadora Regional em Cuiabá Lydia Maria e Isabel Maria da Costa (Guia), que agradeceram o Frei Eliseu Menegat (Pároco) pelo espaço cedido para realização do evento.
O que são as Oficinas de Oração e Vida?

Oficinas de Oração e Vida são um serviço eclesial iniciado por Frei Ignácio Larrañaga em 1984. A Oficina consta de quinze sessões. Cada uma com duas horas de duração, realizada semanalmente. Porém é no dia-a-dia que se põe em prática o que se aprendeu.
As Oficinas são dirigidas por um guia cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e os conteúdos do Manual. O guia não deve acrescentar nada, ministrando estritamente os conteúdos recebidos, sem improvisação. De antemão, recebe uma preparação intensiva e longa, chamada “Escola de Formação”, que dura um ano e meio.
À frente dos guias, há uma Coordenação local, cuja função é autorizar, organizar e controlar a marcha das Oficinas.
À frente das Coordenações locais estão as Coordenações nacionais, zonais (vários países) e internacional.
A Oficina é um serviço de caráter eminentemente leigo. A maioria dos guias é leiga,e todos os membros das equipes diretivas são leigos, em estreita união com seus Pastores.
A Oficina é:
• Uma escola de oração: onde se aprende e se aprofunda na arte de orar, com um caráter experimental e prático, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação.
• Uma escola de vida: o participante vai superando, passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas, e inundando-se de paz, como resultado de uma vivência profunda da fé e do abandono. Torna-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: O que faria Jesus em meu lugar?
• Uma escola apostólica: espera-se que a Oficina seja um viveiro de vocações apostólicas. De fato, a Oficina consegue transformar muitos participantes em apóstolos do Senhor, e dessa forma, espera-se que as Oficinas se constituam em instrumentos de vitalização eclesial.
Em suma, as Oficinas de Oração e Vida são um eficaz programa de Nova Evangelização.
A Oficina compromete o assistente em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os demais.
Em cada sessão há duas linhas fundamentais: uma, descendente: Deus fala ao homem; e outra,ascendente: o homem fala (responde) a Deus.
A Oficina é um serviço:
– Limitado: uma vez completadas as quinze sessões, dá-se por realizado o objetivo, e os guias se retiram sem constituir comunidades ou grupos estáveis.
– Aberto: a ela comparecem simples cristãos, catequistas, agentes de pastoral, militantes de grupos eclesiais, religiosos, pessoas afastadas da Igreja, os excluídos dos sacramentos, diferentes grupos de evangélicos.
As Oficinas de Oração e Vida foram aprovadas pela Santa Sé, conforme Decreto de Aprovação concedido em 4 de outubro de 1997, pelo Conselho Pontifício para os Leigos.
Mais informações: (65) 3623-7136 / 8112-8088 (Lydia).

Fonte: PascomNSA

Festa do Senhor Divino – Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para a …