Página Inicial / Notícias / Curso de Dinâmicas para Líderes

Curso de Dinâmicas para Líderes

VI – CURSO DE DINÂMICAS PARA LÍDERES (1º NIVEL).

Caros amigos e amigas,
Comunicamos, com alegria, a realização do 6º Curso Arquidiocesano de Dinâmica para lideres 1º nível (CDL), que acontecerá nos dias 31/10 a 02/11/2014.
O CDL tem se revelado uma das ferramentas pedagógicas mais importantes na renovação da Pastoral da Juventude e de outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil. Em muitos lugares tem sido uma nova possibilidade para renovar as lideranças e injetar novo ânimo e energia no trabalho pastoral com jovens. Diferente de outros cursos, o CDL tem como meta ir além de uma formação teórica e entregar um instrumento eficaz para superação da crise sentida em diferentes lugares na evangelização da juventude.
O CDL e uma fonte de forte motivação, energia e capacitação. O curso será promovido pela Equipe de Articulação da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Cuiaba.

O CDL 1º nível e desenvolvido em dois momentos:
1º momento: aplicação do conteúdo, propriamente dito, do curso.
2º momento: treinamento e orientação para que as pessoas possam reproduzi-lo.

Mas, atenção: Devido as vagas serem limitadas (60 vagas), esteja atento, a data de devolução das fichas e 15 de outubro de 2014. As inscrições poderão ser feitas via e-mail, link na internet ou entregar para a Equipe Arquidiocesana de Articulação da PJ. Por isso, garanta a sua vaga! Não deixe para enviar a sua ficha na última hora. Será dado prioridade as pessoas que devolverem suas fichas antes da data prevista.
Objetivos:

O Curso de Dinâmica para Lideres e conhecido nacionalmente e tem por objetivo:
a) Transmitir habilidades de liderança para os participantes. As diferentes dinâmicas tem como finalidade, criar situações de aprendizagem que possibilitem aos membros a aquisição das habilidades necessárias para assumirem cargos de liderança na comunidade e na pastoral. No CDL a equipe de líderes tem como base o princípio de que a melhor maneira para uma pessoa aprender um tema ou uma habilidade e criar uma situação de aprendizagem através da qual ela tenha que ensinar aos outros. As habilidades e hábitos que os cursistas adquirem, ao se prepararem para aplicar o curso, serão transferidos automaticamente para outras situações de pastoral: reuniões de coordenação, planejamento, avaliações, organização de atividades etc.
b) Adquirir hábitos importantes para uma pastoral eficaz: preparação seria, organização pessoal, trabalho de equipe, capacidade de refletir e de diagnosticar as causas das dificuldades enfrentadas, de procurar soluções e de dar continuidade a tudo o que foi planejado, através de um acompanhamento pessoal e sistemático.
c) Ser um instrumento para chegar as paroquias e comunidades. O CDL deve servir como instrumento para aproximar grupos e integra-los a uma rede de grupos, em nível diocesano. Trata-se de uma maneira de fortalecer uma pastoral orgânica;
d) Ser um instrumento para formar grupos. Também deve ser instrumento para formar grupos de jovens em paroquias e/ou comunidades onde não há trabalho concreto com os jovens. Trata-se de uma estratégia convidar para o curso os que não participam de uma organização na Igreja, e, ao final, propor-lhes a formação de grupos.
e) Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes em níveis paroquial e diocesano e assim facilitar a continuidade.
f) Conectar a fé com a vida. O curso baseia-se em quatro temas: Dinâmica de Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo e Igreja Comunidade. As diferentes dinâmicas ajudam aos participantes a relacionar a Bíblia e a doutrina com as situações concretas em suas vidas.

Critérios para participação: O candidato ao curso precisa atender aos seguintes critérios:
Idade mínima: 16 anos e máxima: 30 anos; (caso a idade do interessado não se encaixe na faixa etária deve procurar a Coordenação do Curso para verificar a possibilidade de participação)
Deve participar de algum grupo de jovens;
Os organizadores tem como estratégia aumentar o efeito multiplicador do curso diocesano. Portanto, os candidatos devem ser enviados pela paroquia, pastoral, movimento ou comunidade em que participam para que, ao retornar, possam reproduzi-lo. No verso da ficha a ser devolvida, você deve preencher o questionário que visa avaliar suas condições de reproduzir o CDL, junto com outras pessoas (não basta somente boa vontade!). No caso de ser jovem, pedimos que sua ficha seja assinada pelo assessor/padre que o acompanha.

Após o curso podemos fornecer ajuda para as pessoas que queiram reproduzi-lo: orientação, material etc. Dúvidas podem ser esclarecidas com a Equipe de organização do CDL, com:
ALEX SANDRO, alexspsilva.cba@gmail.com; telefone: 9266-1475;
IR. ELIZABETH, silva0309@gmail.com; telefone: 9234-8527;
MARIO MARCIO, sabercuidar2012@hotmail.com; telefone: 9925-2315;
NELSON GONCALVES, nelcristao@gmail.com; telefone: 9204-8695;
PEDRO HENRIK, pedro_h_lopes@outlook.com, telefone: 9216-0356;

Este curso destina-se a pessoas que exercem algum tipo de liderança nos trabalhos com jovens, sendo comunidade, grupos de jovens ou movimento. Portanto, a devolução desta ficha deverá demonstrar a intenção da pastoral, movimento ou comunidade de enviar alguém para participar do curso com o intuito de reproduzi-lo.
Data: de 31/10 a 02/11/2014
Horário de Chegada: às 18h00 (Sexta-feira – dia 31)
Horário da saída: às 14 horas (Domingo – dia 02)
Local: Obra Kolping (Av. Gonçalo Botelho de Campos, SN, Ponte Nova, Várzea Grande – MT)
Investimento: R$ 50,00 (por pessoa)
Incluso: Refeições, Estadia, Taxa do CDL
Obs.: Você deve trazer roupa de cama, banho, material anotação, Bíblia, Ofício Divino da Juventude, material de higiene pessoal e outros que julgar necessário.
Um abraço carinhoso no Senhor que nos convoca e envia em missão, Equipe de Organização do CDL 1º nível – Cuiabá (Coordenação Arquidiocesana da PJ).
Cuiabá, 08 de Setembro de 2014.

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …