Página Inicial / Notícias / Assembleia da Pastoral Familiar aborda exortação Amoris Laetitia.

Assembleia da Pastoral Familiar aborda exortação Amoris Laetitia.

Começou na sexta-feira, 24 de junho, a 40ª Assembleia Ordinária da Pastoral Familiar, em Brasília, DF, com participação da presidência e assessoria nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, CEPVF, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. O evento prosseguirá até sábado 25 de junho.
O assessor nacional e bispo eleito para a arquidiocese de Goiânia,GO, Dom Moacir Arantes, esteve presente.
Assembleia definiu o calendário de atividades dos próximos três anos, apresentação dos novos casais coordenadores regionais, além de reestruturação do Núcleo Pedagógico do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar.
Os participantes recordaram,pontos principais do Plano de Ação das atividades da Pastoral Familiar no Brasil.
Na abertura do evento, a equipe de Cuiabá, MT, explicou os andamentos da organização do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que ocorrerá na capital de Mato Grosso, no período de 8 a 10 de setembro de 2017
Destacamos as presenças de Pe Deusdedit (Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá),do casal coordenador geral do congresso João e Acidália da Arquidiocese de Cuiabá,,do casal coordenador Regional da pastoral familiar oeste 2 Josuel e Edna e do casal Coordenador Nacional Vera e Roque de Sinop.
A programação da Assembleia Nacional incluiu, também, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2015, Semana Nacional da Família e Semana Nacional da Vida, prestação de contas da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, apresentação dos trabalhos dos regionais, entre outras atividades.
O bispo de Osasco, SP, e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, lembra que a Assembleia é momento oportuno para avaliar a caminhada da Pastoral Familiar na Igreja no Brasil, a partir das reflexões e motivações da exortação apostólica Amoris Laetitia.
“Para todos nós, pastores, casais, cristãos atuantes ou afastados, o papa tem, nesta palavra de Pai e Pastor de toda a Igreja, um ensinamento sólido, que vale a pena ser conhecido sem pressa, página por página, que vem trazer aos corações a alegria plena que Cristo entregou aos seus primeiros discípulos e a nós. A partir deste texto, queremos refletir sobre os grandes desafios que a família tem vivido.
Continuamos a trocar experiências, em vista de organizar melhor a articulação da Pastoral Familiar nos regionais, dioceses e paróquias”, disse Dom João Bosco.
A Assembleia conta com a presença dos casais coordenadores regionais da Pastoral Familiar, padres assessores, bispos referenciais, representantes de movimentos, organismos e institutos de família, membros da coordenação da Comissão Nacional, sendo o casal coordenador Roque e Verônica, do regional Oeste 2, e Marivone e Volnei, do regional Sul 4, vice-coordenadores.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …