Página Inicial / Notícias / Regina Coeli – Papa Bento XVI

Regina Coeli – Papa Bento XVI

Ao meio dia, depois da celebração da Santa Missa presidida pelo presidente da conferência episcopal italiana, Bento XVI recitou a antifona mariana do tempo pascal, Regina Coeli, com os mais de cem mil fiéis presentes na praça São Pedro, muitos deles da Ação Católica Italiana.

Neste domingo em que se celebra a festa litúrgica da Ascensão, o Papa recordou, “Nos seus discursos de adeus aos discípulos, Jesus insistiu muito na importância do seu regresso ao Pai, coroação da sua missão: de fato Ele veio ao mundo para reconduzir o homem a Deus, não no plano ideal, como um filosofo ou um mestre de sabedoria, mas realmente, como pastor que deseja reconduzir as ovelhas ao redil.

Segundo Bento XVI, este êxodo em direção á pátria celeste, que Jesus viveu em primeira pessoa, enfrentou-o totalmente por nós. Foi por nós que desceu do Céu e foi por nós que subiu ao Céu depois de se ter feito homem, humilhado até a morte de cruz, e depois de ter tocado o abismo do máximo afastamento de Deus. Tudo isto, concluiu o Papa, representa uma verdade não teórica, mas real. Por isso, a esperança cristã, fundada em Cristo, não é uma ilusão.

Depois da recitação do Regina Coeli o Papa foi saudado pelo Presidente da Ação Católica Italiana, proferindo em seguida um discurso no qual pediu aos membros desta associação eclesial para serem cidadãos dignos do Evangelho e ministros da sapiência cristã para um mundo mais humano. Este, salientou, é o empenho que hoje assumis diante da Igreja italiana aqui representada por vós, pelos vossos presbíteros assistentes, pelos bispos e pelo seu presidente.

“Numa Igreja missionária, colocada perante uma emergência educativa como aquela que se verifica na Itália, vós que a amais saibais ser anunciadores incansáveis e educadores preparados e generosos; numa igreja chamada a provas também muito exigentes de fidelidade e tentada pela adaptação, sede testemunhas corajosas e profetas de radicalidade evangélica; numa igreja que diariamente se confronta com a mentalidade relativista, edonista e consumista, saibais alargar os espaços da racionalidade no sinal de uma fé amiga da inteligência , tanto no âmbito de uma cultura popular e difusa como naquele de uma pesquisa mais elaborada e refletida; numa Igreja que chama ao heroísmo da santidade, respondei sem temor, sempre confiando na misericórdia de Deus”.

Referindo-se aos estofos colocados na colonata de Bernini, que recordavam as numerosas beatificações e canonizações de membros da Ação Católica, de Piergiorgio Frassati a Alberto Marvelli, o Santo Padre concluiu: “ no caminho que tendes diante de vós não estais sozinhos, acompanham-vos os vossos santos, exemplos de cristianismo vivido, vós empreendestes um ano extraordinário, um ano que poderíamos qualificar da santidade, no qual vos empenhais a traduzir na vida concreta os ensinamentos do Evangelho. Intensificai a oração, remodelai a vossa conduta segundo os valores eternos do Evangelho, deixando-vos guiar pela Virgem Maria, Mãe da Igreja. O Papa acompanha-vos com uma recordação constante ao Senhor.

Tags: Regina Coeli Bento XVI

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …