Página Inicial / Notícias / Encontro Regional de Presbíteros

Encontro Regional de Presbíteros

23º Encontro Regional de Presbíteros do Regional Oeste 2 .Nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2008, em Rondonópolis, aconteceu o 23º Encontro Regional de Presbíteros da Regional Oeste 02, com a presença de 44 Sacerdotes 03 Diáconos e 02 Bispos, Dom Gentil Delazari nosso Bispo referencial e Dom Juventino Kestering Bispo anfitrião.

Fomos recebidos com jantar às 19hs e ás 20hs nos dirigimos para o salão São Lourenço, bem acomodados fomos acolhidos pelo Pe. José Éder, Dom Juventino, Dom Gentil e pelo presidente dos Presbíteros da Regional Pe. Divino Lopes. Em seguida tivemos a Oração preparada pelo Pe. Christian Giovanni C. Costa secretário da comissão, apresentação da Comissão Regional e dos Presbíteros das diversas dioceses e prelazias discussão da pauta e fotos do encontro acorrido em Barra do Garças em 2007 e o descanso merecido.Logo após a Comissão Regional se reuniu para tratar de propostas para o Encontro.

No dia 13 iniciamos com o café da manhã ás 7hs  e ás 7hs e 45m a Oração preparada pelos Diáconos, Gessé, Milton e Lidiomar , após a oração começamos os estudos que  foram orientados pelo Professor Doutor Adilson José Francisco com a temática:“A Vivência do Religioso hoje, Trânsito, Diversificação em  Mato Grossso e Perspectivas para uma Evangelização na Cidade. É preciso analisar as transformações religiosas enquanto fenômeno Sociocultural, sob a perspectiva das ciências humanas, foi nos apresentado vários argumentos e motivações dos fiéis para as mudanças e trânsito dentro das igrejas, listadas algumas  situações de doenças vividas pelos familiares, dificuldades de relacionamento conjugal, dificuldade financeira, insatisfação com a religião de origem, sofrimento, solidão vazio e também o relato de sentimento inverso, acolhida, calor humano, entendimento, identificação com aquilo que é falado.

Após, tivemos apresentação de um DVD “O Continente da Esperança”,intervalo para o lanche e  abriu-se para perguntas para o professor Adilson,  os presbíteros fizeram seus questionamentos  sobre a apresentação e meios para a auxiliar nas respostas destes desafios nas diversas realidades que  trabalham. Às 12hs o almoço e retornamos ás 14hs e 30m, Pe. Divino fez sorteios de brindes e passou a palavra para nosso Bispo referencial Dom Gentil Delazari que expôs sobre o encontro dos Bispos em Itaici taici suas al Dom Getil Delezari sentearamades que os padres trabalham.  esperanças e desafios que a Igreja no Brasil nos coloca entre outros temas falou-nos do ano Paulino e em  2009 ano catequético  conscientização de novos horizontes  pastorais, a questão da ecologia tema da campanha a fraternidade, Congresso Eucarístico em Brasília de 2010 as pesquisas com Células Tronco, citou saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida “A Igreja Católica poderá ficar sozinha na defesa da vida”. Solidariedade aos Bispos perseguidos no Pará, também a CNBB com sua própria editora buscará sua autonomia, preocupação com  formação do clero no campo da filosofia bem como nas escolas, organizar os comitês ante corrupção nos quais os candidatos que tem pendência judicial não serem candidatos, as leis o povo tem que se organizar mais de 600 políticos  foram cassados pela lei ante corrupção. A missão é continental dos discípulos missionários do Senhor e por fim a aprovação das diretrizes contendo quatro exigências: serviço, diálogo, anúncio e caridade.  Para ser bom missionário é preciso uma profunda conversão pessoal e que a unidade seja nossa força assinalados por atitudes concretas de defesa mútua como verdadeiros irmãos. Padre Divino Lopes nos falou sobre o encontro nacional dos Presbíteros e destacou a presença do Cardeal Claudio Hummes, bem como a contextualização da Confêrencia Latino Americana e Caribenha de Aparecida, também é preciso repensar a noite cultural dos Presbíteros e terminou mostrando algumas imagens do Encontro Nacional de Presbíteros.

Pe. Antenor Pettini nos dirigiu algumas palavras sobre o Diaconato Permanente Dom

Gentil Delazari reafirmou a sua urgência. Primeiramente será realizada uma sondagem entre os Presbíteros do Regional, também foi montada uma equipe das diversas dioceses para estudar essa matéria aos Presbíteros do Encontro Regional foi repassado um questionário para ser respondido e contribuir na reflexão. Pe.Christian Govanni nos falou sobre a Formação Permanente que irá acontecer no Sedac em Várzea Grande de (08) oito a (11) onze de setembro de 2009 com a temática: “Meios de Comunicação Social: rádio, TV, jornal e a comunicação através do Púlpito”. A data do próximo será de 18 a 20 de maio de 2009 e a Diocese que nos acolherá será Cáceres. Também foi aprovado pelos Presbíteros presentes o novo regulamento da Comissão Regional de Presbíteros, Frei Constantino repassou a contabilidade de 2007 e 2008 e conclamou para que todos estivéssemos em dia com a contabilidade repassada para a Comissão Regional em seguida comunicou sobre os Presbíteros enfermos e depois Pe. José Éder orientou sobre o local e horário da missa na comunidade. Encerramos o dia 13 dia de Nossa Senhora de Fátima com uma bonita e calorosa celebração presidida por Dom Juventino e celebrada por Dom Gentil e todos os Presbíteros do Encontro com a Comunidade na Paróquia Bom Pastor.

No dia 14 iniciamos às 07hs com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Gentil logo após as fotos, café da manhã e o dia feliz de confraternização no esplêndido Caiçara Tênis Clube em Rondonópolis. Nossa preciosa gratidão a Dom Gentil que nos acompanhou, Dom Juventino, Pe. José Èder e a Diocese de Rondonópolis que no acolheu.

Rondonópolis 14 de maio de 2008.

Atenciosamente,

Pe. Christian Giovanni C. Costa

Secretário da Comissão Regional de Presbíteros

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB