Página Inicial / Notícias / Editorial CF 2009

Editorial CF 2009

Acompanhe o Editorial do jornal “Caminho de comunhão” da Arquidiocese de Cuiabá escrito pelo nosso Vigário Geral Pe. Deusdédit.

Campanha da  fraternidade-2009
Este ano a CF tem como tema “fraternidade e segurança pública” e como lema:  “A paz é fruto da justiça”(Is.32,17). O objetivo desta campanha é debater a questão da segurança pública, que é um direito dos cidadãos  e dever do Estado. Realmente, o Estado deve garantir efetivamente, com  políticas públicas eficientes e ajuda da população, a segurança pública.   Pois, o clima de insegurança  é generalizado em todos os cantos. Todos os dias assistimos, perplexos e indignados, notícias de  violências e grandes injustiças que estão deteriorando as relações humanas e o tecido social. Em Cuiabá, quase que diariamente,  acontecem assassinatos. Ora, sabemos que a violência tem causa estrutural. Pois, ninguém nasce violento. Por isso, nesta CF, devemos buscar e trabalhar as raízes da violência. Tais como: Tráfico e consumo de drogas, impunidades, desemprego, desestruturação familiar, exclusão social, estímulo negativo da mídia (filmes e novelas), baixa escolaridade (educação) e o modelo de desenvolvimento centrado no lucro(dinheiro) e não na pessoa humana.  Em Mato grosso, por exemplo, constatamos um modelo de desenvolvimento,  altamente concentrador ( Agro-negócios e Pecuária). Ora, o modelo concentrador não favorece o espírito de  partilha  e a distribuição  justa da riqueza. A doutrina social da Igreja nos ensina que os bens e as riquezas, frutos do progresso e do trabalho humano, possuem destinações universais, ou seja, são para todos!  Os  profetas na bíblia, sobretudo Isaias e Amós, combatiam duramente a ganância, a concentração da riqueza e a exploração econômica, como causas do sofrimento do povo. Sabemos que a igualdade entre as pessoas é impossível. Mas, a Justiça é possível!  É  por isso, que o saudoso Papa Paulo VI, disse: “ Se queres a paz, lute pela Justiça”!  É verdade que a distribuição de renda no Brasil está melhor. Porém, o nosso País  continua, ainda,  campeão em desigualdade social. Concluindo, podemos afirmar, Indiscutívelmente,  que a má distribuição de renda, constitui  a principal  causa da violência e insegurança social no Brasil.

Vigário Geral  – Pe. Deusdédit.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …