Página Inicial / Notícias / Programação de aniversário da Caritas Internationalis

Programação de aniversário da Caritas Internationalis

A partir do próximo dia 28 de outubro, em cada uma das sete semanas anteriores à data de 12 de dezembro, serão realizadas conferências on-line, cada uma dedicada a uma das sete regiões onde a Confederação opera: África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia, Europa, Oriente Médio e Norte da África e Oceania.
Um momento de balanços, memórias, mas acima de tudo de testemunho e renovado compromisso com o futuro. Assim será celebrado este 70º aniversário da Caritas Internationalis, a Confederação que reúne e coordena as várias Caritas nacionais presentes no mundo.

Passaram-se sete décadas desde aquele 12 de dezembro de 1951 quando a Assembleia da Caritas Internationalis se reuniu em Roma. Naquela época, os membros da Caritas da Confederação eram apenas 13, enquanto hoje são 162.
Caritas Internationalis nasceu por desejo de Pio XII com o objetivo de reunir as organizações nacionais de caridade, para favorecer o recíproco conhecimento, a coordenação e colaboração na realização de atividades sociais e caritativas nas diversas partes do mundo. A Confederação de deparou desde o início com um rápido desenvolvimento, tanto que já em 1967, Paulo VI afirmou na Encíclica Popolorum progressio que “a Caritas Internationalis está em ação em toda parte”.
Atualmente, a Confederação opera em 200 países e territórios, servindo, defendendo e acompanhando os pobres, por meio da resposta às emergências humanitárias, da defesa da dignidade humana e da criação das condições necessárias para o desenvolvimento humano integral.
Graças à sua ampla presença, a Caritas se destaca como um interlocutor privilegiado das comunidades locais, e é por isso que o Papa Francisco quis que a Caritas Internationalis coordenasse, juntamente com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o grupo de trabalho de escuta das Igrejas locais da Comissão COVID-19 do Vaticano.
As realidades locais também estarão no centro das várias iniciativas organizadas pela Caritas Internationalis para comemorar seu aniversário.
A partir do próximo dia 28 de outubro, em cada uma das sete semanas anteriores à data de 12 de dezembro, serão realizadas conferências on-line, cada uma dedicada a uma das sete regiões onde a Confederação opera: África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia, Europa, Oriente Médio e Norte da África e Oceania.
A primeira conferência, intitulada Seven decades of fighting against poverty and for human dignity (“Sete décadas de luta contra a pobreza e pela dignidade humana”), será realizada no próximo dia 28 de outubro às 15h30 (hora de Roma) e terá como foco a Região da América do Norte. (Para participar on-line clique aqui).
Os sete encontros serão uma ocasião para reconstituir, através da voz de especialistas e representantes das Caritas locais, alguns momentos-chave da história da Confederação nas diferentes regiões, apresentando ao mesmo tempo os desafios, crises e dificuldades atuais. A solidariedade concreta também se somará ao testemunho, já que cada conferência será acompanhada por um projeto a ser realizado in loco como um gesto simbólico em favor dos pobres e dos mais vulneráveis.
Para maiores informações, consulte www.caritas.org/70years
As várias iniciativas e celebrações serão concluídas em Roma com uma conferência que terá lugar no Pontifícia Universidade Urbaniana em 13 de dezembro, das 9 às 13 horas. Durante o evento também será lançada a nova Campanha Global da Caritas dedicada à promoção da ecologia integral e de uma “conversão ecológica”.
Como parte de suas iniciativas pelo aniversário, a Caritas Internationalis também começou a divulgar informações e imagens publicando em sua conta do Twitter @iamCaritas e outros perfis sociais, um tweet a cada dia dedicado a um ano de sua história.

Você pode Gostar de:

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …