Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 2º Domingo da Páscoa 24.04.2022

Liturgia do 2º Domingo da Páscoa 24.04.2022

“ACREDITASTE PORQUE ME VISTE? BEM-AVENTURADOS OS QUE CRERAM SEM TEREM VISTO!

1.Acolhida
O Segundo Domingo da Páscoa, por decreto do Papa Francisco, é o DOMINGO DA MIERICÓRDIA. Alegria pascal, tempo de celebrar a Misericórdia de Jesus que perdoa nossos pecados lavando-os no seu próprio Sangue!
Até a sombra de Pedro curava os enfermos, expulsava os espíritos maus, os aflitos recuperavam a alegria da Salvação e os doentes o alívio de suas dores. Jesus carregou em seu corpo, inclusive, nossas dores físicas! Celebremos a Misericórdia de nosso Deus, pois, Jesus carrega nossas dores, nossos pecados e nossas angústias. Sejamos parceiros de Jesus carregando em nosso corpo parte de suas dores!

2.Palavra de Deus
At 5,12-16 – Os Apóstolos, pobres pescadores, agora, repletos do Espírito Santo, realizam milagres até com a sobra de seu copo! O poder de Deus é o poder de sua misericórdia. O poder de Deus se revela na fraqueza dos Apóstolos, pobres pescadores de peixes, mas, agora, pescadores de gente! Pedro faz milagres até com a sombra de seu corpo!
Ap 1,9-11ª.12-13.17-19 – O império Romano exilou o Apóstolo São João para a Ilha de Patmos, mas Deus mudou o castigo em oportunidade de revelação dos segredos divinos para o Apóstolo.
Jo 20,19-31 – Diz o provérbio popular: “Gato escaldado tem medo de água fria!”. É o retrato do Apostolo Tomé: Ele vira Jesus morto na Cruz e bem morto, por sinal! Mas Jesus ressuscita a fé do Apóstolo no Mestre Jesus que faz uma belíssima confissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus! Sim, disse-lhe Jesus, mas acreditaste porque me viste! Bem-Aventurados aqueles que não me viram e, no entanto, acreditaram!

3.Reflexão
O nome de Deus é misericórdia, isto é, salvação para nós pobres pecadores! Porque se Deus não fosse misericordioso, há séculos o mundo não existiria mais! Teria sido aniquilado pela ira de Deus! Nosso Deus é misericordioso e não quer a morte do pecador, mas que se arrependa e viva! O diabo é invejoso da misericórdia divina e procura estragar esta obra prima de nosso Deus: Pensando na misericórdia divina facilita o pecado. Deus é misericordioso, sim; perdoa nossos pecados, mas quer ser amado e não usado! Não usemos a Deus por interesse mesquinho e pecaminoso!
Confie no Senhor, pois, Ele é bom e misericordioso. Guia ossos passos pelos caminhos da salvação. Os caminhos de nosso Deus são caminhos de paz e de consolação! O Apóstolo São João foi exilado na Ilha de Patmos, mas Deus escolheu este lugar para revelar-lhe os próprios segredos divinos. Ele escreveu o Apocalipse, onde são revelados os segredos da História da Salvação e do consolo para os perseguidos do Império Romano.
Entregue sua vida às mãos do Senhor! São mãos sábias e seguras para nossa salvação. São caminhos de Deus que nos quer participantes de sua alegria celestial. Páscoa eterna!
Acreditaste, Tomé, porque me viste! Bem-Aventurados aqueles que não me viram e, no entanto, acreditaram na minha ressurreição. A Comunidade dos discípulos do Senhor estava dividida entre aqueles que viram e aqueles que não tinham visto o Senhor ressuscitado! Jesus resolveu a situação declarando bem-aventurados àqueles que creram se o terem visto ressuscitado. Jesus quis recuperar a fé de seu discípulo. Recuperou sua fé e obteve uma profissão maravilhosa de sua fé: “Meu Senhor e meu Deus!”, mas. Ao mesmo tempo recebeu a recomendação: Não sejas incrédulo, mas sejas fiel!
FREI CARLOS ZAGONEL

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …