Página Inicial / Galeria de Fotos / Posse Canônica de Dom Mário Antonio (Metropolita de Cuiabá)

Posse Canônica de Dom Mário Antonio (Metropolita de Cuiabá)

No dia 1º de maio de 2022,foi realizada a Santa Missa da Posse Canônica do 6º Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Mário Antonio da Silva, às 09h00 na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, com transmissão pela Rádio Bom Jesus FM 92,7, Rádio Monte Roraima FM 107, TVG (TV Várzea Grande – Canal 16.1), o site arquidiocesecuiaba.org.br, Canção Nova Cuiabá e redes sociais.

(Na foto acima Dom Mário recebe o báculo das mãos do Arcebispo Emérito Dom Milton).

Dom Mário Antonio da Silva, é atual 2º Vice Presidente da CNBB,Presidente das Cáritas Nacional e membro da Diretoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM- Brasil).

Participaram da Santa Missa, os pais e familiares de Dom Mário, vários fiéis da Diocese de Roraima, onde atuou Dom Mário, 22 Arcebispos e Bispos dos diversos regionais do Brasil, destacamos a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Walmor Oliveira, presença do Secretário Geral da CNBB Dom Joel Portela, presenças de muitos padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese e de outras dioceses, fiéis leigos e leigas da Arquidiocese de  Cuiabá, lideranças da Arquidiocese de Cuiabá, religiosos, religiosas, autoridades civis e militares, vocacionados e vocacionadas, membros de outras Igrejas cristãs.

Conheça um pouco da vida de Dom Mário Antonio da Silva:

Nascido em Itararé (SP) em 17 de outubro de 1966, dom Mário Antonio da Silva estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da diocese de Jacarezinho (PR). Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália.

Foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1991. Em 21 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado padre em Sengés, no estado do Paraná, por dom Conrado Walter. Era chanceler da diocese de Jacarezinho quando foi nomeado bispo auxiliar de Manaus no dia 9 de junho de 2010.
Sua ordenação ocorreu na Catedral de Jacarezinho em 20 de agosto de 2010, em celebração presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel. Escolheu como lema episcopal “Testemunhar e Servir”. A missa de acolhida na arquidiocese de Manaus aconteceu no dia 12 de setembro de 2010, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
Em 2015, foi eleito durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB como presidente do regional Norte 1, que compreende o Estado de Roraima e o norte do Amazonas, para o quadriênio de 2015-2019. Também foi referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Em junho de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como sexto bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano.
Em 6 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023, atualmente, preside a Caritas Brasileira e agora assume a Arquidiocese de Cuiabá como 6ºMetropolita da história da Arquidiocese.

Confira em nossa galeria algumas fotos, clique aqui.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …