Página Inicial / Notícias / CNBB lança concurso para escola da identidade visual da CF 2023

CNBB lança concurso para escola da identidade visual da CF 2023

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga nesta sexta-feira, 6 de maio, o edital para a escolha da identidade visual (o cartaz) da Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
O edital pretende oferecer elementos teóricos que ajudem na elaboração da arte além de estimular a criatividade dos artistas. O número de participantes é ilimitado e cada candidato(a) poderá apresentar uma proposta de criação tanto individual como coletiva.
O assessor do Setor Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, salientou a importância da identidade visual, destacando que “é o que dá a cara da Campanha da Fraternidade”.
“É importante que essa arte expresse a vontade de Jesus de que a fome que chega ao coração do Bom Pastor chegue às mãos dos seus discípulos e eles operem no combate à fome, pois é isso que nós queremos”, disse o padre.
Padre Jean Poul comentou, ainda, que o Brasil possui hoje milhões de famintos e “ao colocar essa questão na mesa, a Campanha da Fraternidade espera uma bonita imagem que dê cara a essa reflexão tão necessária no Brasil de hoje”.

Critérios para elaboração da identidade visual da CF 2023
Segundo o edital, o Cartaz deverá conter, além da arte, os dizeres do tema e lema, dando ênfase à passagem bíblica. A elaboração do cartaz deve primar pela técnica e criatividade, mas acima de tudo pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer.
A identidade visual também deverá conter uma mensagem clara, possível de ser lida e entendida a uma razoável distância. A ideia do Tema e do Lema deve ser facilmente assimilada pelo público nas imagens elaboradas. Além disso, deverá apresentar uma mensagem que chame a atenção criando um significado no interlocutor e não sobrecarregar demais o Cartaz (dizeres, imagens/desenhos…).
O candidato deverá, ainda, pensar uma arte viável para ser aplicada além do Cartaz, como por exemplo: adesivo, camiseta, bonés, mochilas.

Prazos
O Cartaz deverá ser enviado à CNBB até o dia 06 de junho de 2022. O Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB, procederá à escolha do Cartaz, tendo liberdade para sugerir as modificações que achar necessárias para o bem pastoral da mensagem da Campanha da Fraternidade; caso isso aconteça o autor deverá assinar um termo de compromisso permitindo alterações.
O autor do Cartaz escolhido será premiado com o Manual, com os subsídios da CF 2023 e uma Bíblia Sagrada, além de ter o nome em todos os textos impressos. Além disso, após aprovado, no cartaz serão inseridos: o dia da Coleta nacional da solidariedade (02 de abril de 2023) e as logomarcas da Campanha da Fraternidade e da CNBB.

A CF 2023
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …