Página Inicial / Noticias do Mundo / Vaticano. “Profissão de fé” e juramento de fidelidade do novo presidente das POM

No sábado, 3 de dezembro de 2022, o Santo Padre nomeou monsenhor Emilio Nappa secretário adjunto do Dicastério para a Evangelização e presidente das Pontifícias Obras Missionárias, conferindo-lhe o título de arcebispo. Monsenhor Nappa quis pronunciar sua profissão de fé durante a liturgia presidida pelo cardeal Luis Antonio Tagle para enfatizar seu valor como ato comunitário e participativo, pedindo também orações para a missão compartilhada pelos membros de todo o Dicastério
Vatican News

“Asseguramos nossa proximidade e comunhão com monsenhor Emilio Nappa ao tempo em que ele faz sua profissão de fé e juramento de fidelidade antes de sua consagração episcopal”.

O cardeal Luis Antonio Tagle começou sua homilia com estas palavras, durante a celebração para as felicitações de Natal aos dirigentes e funcionários do Dicastério para a Evangelização.
Profissão de fé, um ato comunitário e participativo
Monsenhor Emilio Nappa quis pronunciar sua profissão de fé durante a liturgia presidida pelo cardeal Tagle para enfatizar seu valor como ato comunitário e participativo, pedindo também orações para a missão compartilhada pelos membros de todo o Dicastério.
Durante dois anos, Advento e Natal à sombra da pandemia
“Esta celebração eucarística também nos lembra que não é somente o trabalho que nos une, mas é a pessoa do Filho de Deus que se fez homem, seu nome é Jesus que significa que Deus salva”.
Durante dois anos – disse o cardeal Tagle em sua homilia, partindo do Evangelho do dia, que conta a escolha do nome do pequeno João Batista por seus pais Isabel e Zacarias -, “celebramos o Advento e o Natal à sombra da pandemia. Este ano, temos as nuvens da guerra, da manipulação, da mentira, da destruição. Mas estas nuvens não são novas”.
Atentos aos muitos atos de graça da misericórdia de Deus
Vaticano: as Pontifícias Obras Missionárias entre história e atualidade
“Isabel, Zacarias, Maria, José e os pobres pastores conheciam bem aquelas nuvens, mas seus olhos de fé estavam atentos aos muitos atos de graça da misericórdia de Deus que estavam se realizando. Eles conhecem o passado, mas também veem a nova história que Deus está escrevendo. Ao que veem eles dão um nome”.
“Isabel e Zacarias viram não só a vergonha de sua história, mas acima de tudo a bondade de Deus em seu filho. Deram-lhe o nome de João. Maria e José viram não só a vergonha e o perigo de ter um Filho antes de viverem juntos, mas sobretudo o plano de salvação de Deus em seu Filho. Eles o chamaram de Jesus”.

Ordenação episcopal
“Nosso mundo contemporâneo – continuou o cardeal – precisa de mais pessoas que saibam ver a presença viva de Deus no meio da desordenada condição humana. Precisamos de pessoas que deem um nome à nova história que o próprio Deus está desenvolvendo. Isto é evangelização: dar nome à ação benevolente de Deus na história”.
A ordenação episcopal de monsenhor Emilio Nappa será celebrada no sábado, 28 de janeiro de 2023.

(com Fides)

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …