Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Quaresma (07.04)

5º Domingo da Quaresma (07.04)

CAMINHAMOS COM VIRTUDES E FALHAS: SEJAMOS MISERICORDIOSOS
7 de abril de 2019 QUINTO DOMINGO DA QUARESMA – ANO C
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – “FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS”.
COR LITÚRGICA: ROXO
ANO JUBILAR ARQUIDIOCESANO

A.: Irmãos e irmãs, somos convidados a aprender de Cristo a não julgar e a não condenar o nosso próximo. Ele vem ao nosso encontro, perdoa-nos e restaura-nos a dignidade de filhos. Confiantes, iniciemos a nossa celebração.

RITOS INICIAIS
1.CANTO DE ENTRADA – (Hinário da CNBB, fasc. 2, p. 296)
R.: SENHOR, EIS AQUI O TEU POVO QUE VEM IMPLORAR TEU PERDÃO; É GRANDE O NOSSO PECADO, PORÉM É MAIOR O TEU CORAÇÃO./ 1. Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, também nos colocamos ao lado dos que vão buscar no teu altar a graça do perdão./ 2. Revendo em Madalena a nossa própria fé, chorando nossas penas diante dos teus pés, também nós desejamos o nosso amor te dar porque só muito amor nos pode libertar./ 3. Motivos temos nós de sempre confiar, de erguer a nossa voz, de não desesperar, olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou, não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

2.SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

3.ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”.
Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa). Confessemos os nossos pecados:
TODOS: CONFESSO A DEUS TODO-PODEROSO E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE PEQUEI MUITAS VEZES POR PENSAMENTOS E PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES, POR MINHA CULPA, MINHA TÃO GRANDE CULPA. E PEÇO À VIRGEM MARIA, AOS ANJOS E SANTOS E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE ROGUEIS POR MIM A DEUS NOSSO SENHOR. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

4.ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos amados, a Palavra de Deus penetra nos nossos corações e nos convida a uma atitude de conversão e de mudança de vida. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.

5.1ª LEITURA (Is 43, 16-21 ) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 16 17
Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.

6.SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 125/126) R.: MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR! EXULTEMOS DE ALEGRIA! / 1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar. Encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções./ 2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez conosco o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!/ 3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam a semente entre lágrimas, ceifarão com alegria./ 4. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

7.2ª LEITURA (Fl 3, 8-14) – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.

8.ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: GLÓRIA A VÓS, Ó CRISTO, VERBO DE DEUS. Agora, eis o que diz o Senhor: de coração convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e clemente.

09.EVANGELHO – (Jo 8, 1-11) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10 11
Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

10.HOMILIA

11.PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

12.ORAÇÃO DOS FIÉIS
P.: Irmãos, oremos a Cristo Jesus, que se fez nosso Mestre, exemplo e Irmão. Supliquemos, dizendo: Jesus misericordioso, ouvi-nos!
TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
Pela Santa Igreja de Deus presente em Cuiabá, para que, neste ano jubilar, manifeste sempre mais o valor do perdão, da misericórdia e da reconciliação, rezemos ao Senhor.
1)TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
Pelo nosso bispo Dom Milton que no próximo dia 12 comemora o quinto aniversário de sua ordenação episcopal, para que seja fiel à missão de levar a todos o amor de Cristo Bom pastor, rezemos ao Senhor.
TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
Por todas as pessoas que têm o dever de promover o bem-estar e o progresso dos povos, para que sejam construtores de políticas públicas que beneficiem principalmente os pobres e os excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
Por todos aqueles que estão afastados de Deus e da Igreja, para que, motivados pela proximidade da Páscoa, procurem reencontrar em Cristo a força de empreender o caminho da reconciliação, rezemos ao Senhor.
TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
Por todos nós, para que saibamos superar a tentação de comentar ou tornar públicos os erros do nosso próximo, rezemos ao Senhor.
TODOS: JESUS MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!

(Preces Espontâneas)

P.: Senhor Jesus, atendei nossas preces e concedei-nos que, seguindo os Vossos mandamentos, nos preparemos dignamente para as Festas que se aproximam. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.

LITURGIA EUCARÍSTICA

13.CANTO DE OFERTAS – (Hinário da CNBB, fasc. 2, p. 217)
R.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO./ 1. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor. Dirigi os passos meus: em vós espero, ó Senhor!/ 2. Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar. Ele é bom, fiel e justo. Ele busca e vem salvar./ 3. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento./ 4. Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!/ 5. A palavra do Senhor é a luz do meu caminho; Ela é vida, é alegria. Vou guardá-la com carinho./
6.Sua lei, seu mandamento é viver a caridade. Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!

14.P.: Orai, irmãos e irmãs…

15.ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

16.ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (Pág. 478)
Prefácio da Quaresma II – Quaresma, tempo de conversão – MR (p. 415)

17.RITO DA COMUNHÃO

18.CANTO DE COMUNHÃO – (Hinário da CNBB, fasc. 2, p. 226)
R.: EU VIM PARA QUE TODOS TENHA VIDA, QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE./ 1. Reconstrói a
tua vida em comunhão com teu Senhor; Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele./ 2. “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele./ 3. “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele./ 4. “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.” Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele./ 5. “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo.” É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.

19.ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

20.ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2019
Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino entre nós. Em Sua grande misericórdia, Jesus, o Filho amado, habitando entre nós testemunhou o Vosso infinito amor e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz. Seu exemplo nos ensine a acolher os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs com políticas públicas justas, e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária. O divino Espírito acenda em nossa Igreja a caridade sincera e o amor fraterno; a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”. Amém!

RITOS FINAIS

21.BREVES AVISOS

22.BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521).
P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e
Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 ou mais breve: Dn 13,41c-62; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R/. 4a) ; Jo 8,12-20
Ter.: Nm 21,4-9; Sl 101(102), 2-3. 16-18. 19-21(R./ 2) ; Jo 8,21-30
Qua.: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95; Cânt.: Dn 3,52.53.54.55.56 (R/. 52b) ; Jo 8,31-42
Qui.: CmFac. Sto Estanislau, BMt. Gn 17,3-9; Sl 104 (105),4-5.6-7.8-9 (R/. 8a) ; Jo 8,51-59
Sex.: Jr 20,10-13; Sl 17 (18),2-3a. 3bc-4. 5-6.7 (R/. cf. 7) ; Jo 10,31-42
Sáb.: S. Martinho I, PpMt, MFac. Ez 37, 21-28; Cant.: Jr 31, 10.11-12ab.13 (R/.cf. 10d); Jo 11,45-56.

Primeira Semana do Saltério
Quinto Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

Solenidade Santíssima Trindade (16.09)

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE FONTE DE COMUNHÃO E MODELO DE COMUNIDADE: SANTÍSSIMA TRINDADE 16 de …