Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Tempo Comum(19.01)

2º Domingo do Tempo Comum(19.01)

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO MISSIONÁRIO

19 de janeiro de 2020
ANO A – São Mateus
Cor Litúrgica – Verde
A.: Meus irmãos, o Tempo Comum é um tempo especial de aprendizado das verdades cristãs, de aprofundamento nos mistérios de Cristo e de escuta do chamado de Deus. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – Hinário do Ano Litúrgico , anexo Ano A, p. 4 – 2º domingo
R.: TODA A TERRA TE ADORE, Ó SENHOR DO UNIVERSO, OS LOUVORES DO TEU NOME CANTE O POVO EM SEUS VERSOS!/ 1. Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis, e dos deuses o maior./ 2. Tudo é dele: abismos, montes, mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho e ele é nosso Pastor./ 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos, tal e qual nossos avós, mereçamos o que ele tem guardado para nós./ 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente, demos glória ao Espírito de Amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! – TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA A.: Irmãos amados, por meio da iniciação à vida cristã, nós podemos conhecer e anunciar o Cristo, o Cordeiro de Deus que nos liberta do pecado. Escutemos com atenção a Palavra que nos salva.
6. 1ª LEITURA (Is 49, 3.5-6) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
3O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 39/40) R.: EU DISSE: EIS QUE VENHO, SENHOR, COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE!/ 1. Esperando, esperei no Senhor e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. / 2. Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados./ 3. E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no Livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”/ 4. Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; Vós sabeis: não fecheis os meus lábios!
8. 2ª LEITURA (1Cor 1, 1-3) – Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos o que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: Aleluia, aleluia, aleluia! A Palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou.
10. EVANGELHO – (Jo 1, 29-34)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, com amor filial, elevemos as nossas súplicas a Deus Pai, que enviou Jesus Cristo como Luz das nações para nos reconduzir ao Seu Reino. Apoiados nesta fé, imploremos: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Senhor, Vós que escolhestes o profeta João Batista para nos apresentar o Vosso Filho como Aquele que tira o pecado do mundo, fortalecei o Santo Padre, o Papa Francisco, e concedei-lhe sempre mais a sabedoria, a consolação e a fortaleza do Espírito Santo, nós Vos pedimos.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Senhor, Vós que a sois a Fonte de todo poder, inspirai os governantes de todas as nações a trilharem os caminhos da justiça, para que possam colaborar na edificação de uma sociedade mais fraterna e solidária, nós Vos pedimos.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Senhor, Vós que sois um Deus de amor e de misericórdia, fazei com que, nos ambientes onde mais se percebe a influência do secularismo, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização, nós Vos pedimos.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE
4) Senhor, Vós que nos reunistes em comunidade, ajudai-nos a aprofundar o conhecimento dos mistérios de Cristo mediante a reta participação nos sacramentos, nós Vos pedimos.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, atendei estes nossos pedidos, enchei com Vossa riqueza os que chamastes e dai Vossa força aos que vacilam no caminho. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – Hinário do Ano Litúrgico , anexo Ano A, p. 7 – 2º domingo
R.: DE MÃOS ESTENDIDAS, OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS. (BIS) / 1. A natureza tão bela, que é louvor, que é serviço, o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz. O dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor o louvor da criação / 2. Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor, como prova de amizade, como prova de amor. Com o vinho e com o pão, ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da Eucaristia, pois todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V – MR (p. 495)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – Hinário do Ano Litúrgico , anexo Ano A, p. 8 – 2º domingo
R.: ÉS JESUS, O CORDEIRO DE DEUS QUE SE OFERTA PRA SER IMOLADO! VEM NOS DAR O ALIMENTO DA VIDA E TIRAR DESTE MUNDO O PECADO!/ 1. Bendito o Deus de Israel, que a seu povo visitou e deu-nos libertação enviando um Salvador, da casa do rei Davi, Seu ungido servidor./ 2. Cumpriu a voz dos profetas desde os tempos mais antigos, quis libertar o seu povo do poder dos inimigos, lembrando-se da aliança de Abraão e dos antigos./ 3. Fez a seu povo a promessa de viver na liberdade. Sem medos e sem pavores dos que agem com maldade e sempre a ele servir na justiça e santidade./ 4. Menino, serás profeta do Altíssimo Senhor, pra ir à frente aplainando os caminhos do Senhor, anunciando o perdão a um povo pecador./ 5. É Ele o Sol Oriente que nos veio visitar. Da morte, da escuridão, vem a todos libertar a nós, seu povo reunido para a paz faz caminhar./ 6. Ao nosso Pai demos glória e a Jesus louvor, também louvor e glória, igualmente, ao Espírito que vem. Que nosso louvor se estenda hoje, agora e sempre. Amém!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Meditando a Palavra de Deus
A catequese sobre Jesus que aqui é feita expressa-se através de duas afirmações com um profundo impacto teológico: Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; e é o Filho de Deus que possui a plenitude do Espírito. A primeira afirmação (“o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1,29) evoca, provavelmente, duas imagens tradicionais extremamente sugestivas. Por um lado, evoca a imagem do “servo sofredor”, o cordeiro levado para o matadouro, que assume os pecados do seu Povo e realiza a expiação (cf. Is 52,13-53,12); por outro lado, evoca a imagem do cordeiro pascal, símbolo da ação libertadora de Deus em favor de Israel (cf. Ex 12,1-28). Qualquer uma destas imagens sugere que a pessoa de Jesus está ligada à libertação dos homens. A segunda afirmação (o “Filho de Deus” que possui a plenitude do Espírito Santo e que batiza no Espírito – cf. Jo 1,32-34) completa a anterior. Há aqui vários elementos bem sugestivos: o “Cordeiro” é o Filho de Deus; Ele recebeu a plenitude do Espírito; e tem por missão batizar os homens no Espírito. Dizer que Jesus é o Filho de Deus é dizer que Ele é o Deus que se faz pessoa, que vem ao encontro dos homens, que monta a sua tenda no meio dos homens, a fim de lhes oferecer a plenitude da vida divina. A sua missão consiste em eliminar “o pecado” que torna o homem escravo e que o impede de abrir o coração a Deus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Sebastião Mt, MFac. 1 Sm 15,1 6-23 ; Sl 49, 8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b); Mc 2, 18-22
Ter.: Sta Inês VgMt., mem.1 Sm 16, 1-13 Sl 88, 20. 21-22. 27-28 (R. 21a) ; Mc 2, 23-28
Qua.: S. Vicente, Diácono Mt, Mem. 1S m 17,3 2-33.37.40-5l; Mc 3, 1-6
Qui.: 1Sm 18,6-9; 19,1-7; Sl 55, 2-3. 9-10ab. 10c-11. 12-13 (R. 5bc); Mc 3, 7-12
Sex.: S. São Francisco de Sales, BDr, Mem. 1Sm 24,3-21; Sl 56, 2.3.-4.6.11 (R. 2a); Mc 3, 13-19
Sáb.: Conversão de S. Paulo* Ap, festa. At 22,3-16 ou At 9,1-22; Sl 116(117); Mc 16,15-18
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

1º Domingo no Tempo do Advento(01.12)

VIGILANTES À ESPERA DO SENHOR –  01 de Dezembro de 2019 PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO …