Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Cristo Rei

Queridos irmãos e irmãs,,nesta Solenidade somos convidados a contemplar a realeza de Jesus, Ele que é um Rei diferente, Rei da paz, do amor, da justiça e santidade. Nesse espírito celebramos o último domingo de nosso ano litúrgico que teve São Lucas como guia e escritor.Neste domingo, também festejamos o Dia dos Cristãos Leigos chamados por sua presença na sociedade a realizarem a vocação batismal de sacerdotes, profetas e reis.

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO – CRISTO, REI DA PAZ, DO AMOR, DA JUSTIÇA E DA SANTIDADE
DIA DOS CRISTÃOS LEIGOS
01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade e alegria colocando em destaque uma cruz enfeitada com flores, a imagem de Nossa Senhora da Saúde e um cartaz ou símbolos dos ministérios, pastorais e movimentos existentes na comunidade. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo abaixo.
VÓS SOIS O MISTÉRIO, SENHOR, NÓS VOS CONTEMPLAMOS NO AMOR.
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo ressuscitado e a nossa vida diária com seus desafios, vitórias e esperanças. Nesta Solenidade somos convidados a contemplar a realeza de Jesus, Ele que é um Rei diferente, Rei da paz, do amor, da justiça e santidade. Nesse espírito celebramos o último domingo de nosso ano litúrgico que teve São Lucas como guia e escritor
Animador(a) – Hoje, também festejamos o Dia dos Cristãos Leigos chamados por sua presença na sociedade a realizarem a vocação batismal de sacerdotes, profetas e reis. Em comunhão com todos os que se reúnem para celebrar o Dia do Senhor, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
JESUS CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE! ONTEM, HOJE E SEMPRE, ALELUIA! (bis)
1. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito da Criação. Tudo o que existe foi Nele criado, Nele encontramos a redenção.
2. Ele é a cabeça da Igreja, seu corpo, o primogênito entre os mortais, que Nele habite a vida mais plena, foi do agrado de nosso Pai.
3. Reconciliou todas as criaturas, dando-nos paz pelo sangue da cruz. Deus nos tirou do império das trevas e nos chamou a viver na luz.
Presidente – Reunidos no amor da Santíssima Trindade façamos o sinal de nossa fé, cantando.
Todos – Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Presidente – A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!
Todos – Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o justo que intercede a Deus por nós e nos reconcilia com o Pai,
abramos o nosso coração ao arrependimento. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1. Eu confesso a Deus e a vós, irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR! (bis)
2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão. Por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus, Pai de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à  vida eterna. Amém.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de eterno poder, constituístes Jesus Cristo o grande Rei do Universo, e nele quereis renovar todas as criaturas. Libertai todos os seres de qualquer escravidão para que possamos vos servir na terra e no Reino anunciado por Vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
O Presidente motiva a assembleia para acolher o Livro da Palavra.
PALAVRA DE DEUS É VIDA E AMOR, É LUZ QUE ILUMINA E AO MUNDO CHEGOU,
VAMOS ACOLHER NUM SÓ CORAÇÃO, PALAVRA DA LIBERTAÇÃO.
1. Eu quero ver este povo sorrir, eu quero ver este mundo feliz, cantando e ouvindo com muito
amor, Palavra do Deus Criador.
06. LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL (5,1-3)
07. SALMO RESPONSORIAL (121)
QUANTA ALEGRIA E FELICIDADE: VAMOS À CASA DO SENHOR! (bis)
– Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
– Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (1,12-20)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (bis)
1. É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor, e o Reino que vem , seja bendito, ao que vem e a seu Reino, o louvor!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(23,35-43)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Com fé e confiança elevemos ao Pai os nossos pedidos, cantando após cada prece: Ó SENHOR, SENHOR NESTE DIA, ESCUTAI NOSSA PRECE.
– Senhor, olhai pelo papa Bento XVI, pelo nosso bispo Dom Décio, por todos os padres, diáconos, religiosos e religiosas, para que sejam fortalecidos na missão de edificar o Reino de Cristo, anunciado a paz, a justiça e a solidariedade. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a paróquia Cristo Rei, de Sooretama, que celebra a festa do padroeiro para que estes dias de oração aumente à fé, a esperança e a união dos seus membros. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todos os cristãos leigos e leigas engajados nos serviços, pastorais, ministérios e movimentos na Igreja e na sociedade para que à luz do Projeto Diocesano de Evangelização continuem dando testemunho de sua missão. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração de Nossa Senhora da Saúde.
Ó Mãe querida, Nossa Senhora da Saúde, agradecemos e louvamos a Deus Pai que te preservou, pela ação do Divino Espírito Santo, de toda a mancha de pecado para seres a Mãe de Jesus, Nosso Senhor e Salvador, saúde plena de toda a humanidade. Volve teu olhar de compaixão e carinho sobre nós, teus filhos, que sentimos, no corpo e na alma, o peso de tantas enfermidades. Ensina-nos a unir nossos sofrimentos aos de Jesus, percorrendo contigo o caminho da santidade, lutando juntos na construção de uma sociedade onde reine, para todos, saúde, alegria, fraternidade e paz.  Confiantes no poder de tua intercessão junto a Deus depositamos em teu coração de Mãe a saúde nossa e a de todos nossos irmãos e irmãs. (pausa para intenções particulares) Ajuda-nos a afastar de nossas famílias e da sociedade a desunião, a corrupção, as drogas e a violência. Fortalece a fé, a esperança e a caridade de nossa Igreja e concede-nos, ó Mãe, a alegria de estarmos, um dia, todos juntos, contigo, no céu. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O Documento de Aparecida, referindo-se aos leigos diz assim: “ É importante recordar que o campo específico da atividade evangelizadora leiga é o complexo mundo do trabalho, da cultura, das ciências e das artes, da política, dos meios de comunicação e da economia, assim como das esferas da família, da educação, da vida profissional, sobretudo nos contextos onde a Igreja se faz presente somente por eles.
Animador(a) – Apresentemos ao altar do Senhor a vida e o trabalho de todos nós, batizados, chamados a sermos discípulos missionários de Jesus, Cristo Rei do Universo.
O representante da comunidade no CPP, leva a cruz diante do altar. O Conselho da Comunidade aproxima-se juntamente com profissionais que se destacam por seu trabalho em favor do bem comum, se colocam ao redor da cruz e do altar, enquanto se canta. A MISSÃO QUE RECEBEMOS DE JESUS É A MESMA QUE DEUS PAI LHE CONFIOU: ANUNCIAR A BOA NOVA PORQUE O REINO JÁ CHEGOU.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1. Bendito sejais, Senhor. Pelos dons que apresentamos, bendito pelo pão. Bendito pelo vinho.
Bendito sejais, também, pela graça no caminho!
2. Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos, bendito pela fé, bendito pela Igreja, bendito sejais, também, pela força da peleja!
3. Bendito sejais, Senhor, pelos dons que apresentamos, bendito pelo amor, bendito pela vida,
bendito sejais, também, pelas nossas mãos unidas!
Para Celebração da Palavra, omitir a 1° estrofe.
16. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Louvemos a Deus, nosso Pai, que em seu Filho Jesus Cristo, Rei do Universo, nos concedeu participar da sua glória, cantando.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
17. PAI NOSSO
Presidente – Celebrar Cristo Rei é pedir a Deus que venha a nós um Reino de verdade e de vida, Reino de santidade e de graça, Reino de justiça, amor e paz. Rezemos, confiantes, como Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da Paz saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna. (canto a escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Jesus, o pão da vida, nasceu pra ser um Rei, mas veio pequenino, sujeito a uma lei. Convive com os pobres, se torna nosso igual e ensina os valores de um reino ideal:
NA FESTA DA PARTILHA, JESUS, ÉS NOSSO PÃO, PRESENÇA QUE ANUNCIA A MESA
DOS IRMÃOS! SE HOUVER ACESSO IGUAL AOS BENS DO NOSSO CHÃO, “JUSTIÇA E
PAZ”, NA TERRA, ENTÃO, “SE ABRAÇARÃO”!
2. Não vim pra ser servido; eu vim pra lhes servir. E dou o pão dos fortes a quem quer me seguir. Lavei os pés de todos, e sou o seu Senhor, quem tem autoridade, se faça servidor!
3. Pra colaboradores, Jesus não escolheu os grandes e doutores que o mando corrompeu. Mas pobres, que a verdade do Reino fascinou, lhes deu autoridade, e neles confiou.
4. E diante de Pilatos, Jesus vai afirmar: o Reino da verdade, eu vim testemunhar. Se tens autoridade, foi Deus que concedeu, não vás fazer mau uso de um dom que não é teu!
5. Com Cristo e os irmãos nós viemos comungar e a força desta Ceia nos há de transformar. Queremos ser um povo, formar feliz nação, em que justiça e paz, no amor se abraçarão.
20. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, que nos destes em vosso Filho o exemplo de um homem novo, concedei-nos saber imitá-lo no dom de perdoar, de amar e servir aos irmãos até o fim, para participarmos com Ele eternamente no vosso Reino. Ele que vive e reina convosco para sempre. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Em frente ao altar uma jovem eleva a imagem de Nossa Senhora da Saúde e um grupo de crianças se aproxima trazendo rosas, enquanto se canta. No final depositam as flores em um vaso próximo à imagem.
Animador(a) – Neste dia da festa de Nossa Senhora da Saúde, com fé e confiança prestemos nossa homenagem cantando.
NOSSA SENHORA DA SAÚDE, ROGUE POR NÓS AO BONDOSO SENHOR. NOSSA
SENHORA DA SAÚDE SEJA NA DOR, ESPERANÇA E AMOR.
1. São teus filhos, oh! Mãe que choram de dor. São teus filhos que rezam pedindo saúde e amor. Piedade, oh! Mãe interceda por nós ao Senhor. Piedade, oh! Mãe grande é nossa dor. (bis)
2. Vem trazer-nos, oh! Mãe paz no coração. Um sorriso àqueles que sofrem, segure em tuas mãos. Que o teu manto Senhora, se estenda em nós. Dai-nos saúde no corpo e na alma, rogai por nós. (bis)
23. BENÇÃO
Presidente – Que o Deus de toda compaixão disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. AMÉM.
– Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor. AMÉM.
– E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegarem felizes à vida eterna. AMÉM.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
24. CANTO FINAL
1. Jesus, eu irei te louvar pela vida. Jesus, eu irei te anunciar para sempre aos irmãos. Pois só tu és a paz e o amor dos cristãos. Jesus, eu irei te louvar pela vida.
2. Jesus, eu irei te servir pela vida. Jesus, dando a ti meu viver, meu sofrer, meu amor. Pela luta em favor da justiça e da paz. Jesus, eu irei te servir pela vida.
PREPARANDO A PARTILHAR DA PALAVRA
A celebração de hoje marca o ponto de chegada de nosso ano litúrgico. Celebramos os mistérios da vida de Jesus Cristo, desde seu nascimento até sua morte e ressurreição, sua ascensão, Pentecostes, e tantos outros mistérios da sua vida, da Virgem Maria e dos Santos. Neles celebramos também nossa caminhada para Deus. Este domingo apresenta-nos Jesus Cristo como Rei do Universo. Somos convidados a contemplar a realeza e a divindade de Cristo. Mas, atenção: o evangelho nos apresenta essa realeza na cruz. Cuidemos para não cair num triunfalismo e numa pomposidade que Cristo nunca se atribuiu e não quer receber. Ele é um Rei diferente: é o Rei da paz, do amor, da justiça, da santidade. Jesus é Rei do Reino que privilegia os desprestigiados, excluídos e marginalizados da sociedade com suas franquezas. Nele estão representados todos aqueles que conhecem precisar da ação de Deus para salvar-se. Em Deus eles encontram um refúgio seguro e definitivo. A oferta do paraíso ao bom ladrão reflete o ponto culminante da missão de Jesus: “Eu não vim chamar os justos, e sim os pecadores”. Ao longo de sua missão, apesar dos protestos das pessoas “de bem”, Jesus aproximou-se, visitou e sentou-se à mesa com os publicanos e pecadores. Agora, no suplício da cruz, o bom ladrão reconhece a realeza de Jesus e se converte no primeiro cidadão do reino do céu, passando com ele das trevas da morte à luz inacessível. A história do bom ladrão arrependido pode ser a nossa história. Nós também participamos do interminável cortejo daqueles que cantam os louvores a Deus Pai “porque nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. A festa de Cristo Rei, no último domingo do ano litúrgico, constitui a celebração da fé e da esperança de todos os que caminham rumo ao Reino definitivo, certos de que a Boa-Nova de Jesus é que define o destino da humanidade, e não as artimanhas dos poderosos deste mundo. Que a comemoração do “Dia do Leigo”, neste dia de Cristo Rei, transforme-se num sinal profético para a sociedade atual. Inseridos no mundo de dores e angústias, alegrias e esperanças, caminhando junto ao reino definitivo, os leigos proclamam que só Jesus Cristo é Senhor e Rei do universo. O Cristo Ressuscitado é nosso ontem, hoje e sempre. Aleluia!

LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: Ap 14,1-3.4b-5; Sl 23; Lc 21,1.4
3ª feira: Ap 14,14-19; Sl 95; Lc 21,5-11
4ª feira: Ap 15,1-4; Sl 97; Lc 21,12-19
5ª feira: Ap 18,1-2.21-23, 19,1-3.9a; Sl 99; Lc 21,20-28
6ª feira: Ap 20,1-4.11-21,2; Sl 83; Lc 21,29-33
Sábado: Ap 22,1-7; Sl 94; Lc 21,34-36
Domingo: Is 2,1-5; Sl 121; Rm 13,11-14; Mt 24,37-44
“JESUS, LEMBRE DE MIM!”
Irmãos e irmãs, na festa de Cristo Rei do Universo, também comemoramos o dia nacional do leigo e leiga. Homens e mulheres que, pelo batismo, são plenamente Igreja e vivem sua missão nas pastorais.
Ato Penitencial:  Diante de Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
Glória: Louvemos a Deus, nosso Pai, que em seu Filho Jesus Cristo, Rei do Universo, nos concedeu participar da sua glória, cantando.
Entrada da Bíblia: 
Liturgia da Palavra: 1ª Leitura:(2ºSm 5, 1-3) O Rei Davi colhe os frutos do seu esforço, a unificação das tribos sob sua chefia.  (in Dehonianos)   
Salmo: Sl 122(121)  “Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor.”                                                 
2ª Leitura: (Cl 1, 12-20)  Jesus Cristo, através da Cruz, é o único mediador entre Deus e a criação.   
Evangelho:(Lc 23, 35-43)  Os condenados por uma sociedade que não aceitam o projeto de Deus pedem a Jesus: lembra-te de nós.  
Aclamação ao Evangelho:Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: – Apresentemos ao altar do Senhor a vida e o trabalho de todos nós, batizados, chamados a sermos discípulos missionários de Jesus  Cristo Rei do Universo.  (motivar a oferta) Cantando….
Comunhão:   Jesus, o pão da vida, nasceu pra ser um Rei, mas veio pequenino, sujeito a uma lei. Convive com os pobres, se torna nosso igual e ensina os valores de um reino ideal.
Mensagem Final: Ao longo de sua missão, apesar dos protestos das pessoas “de bem”, Jesus aproximou-se, visitou e sentou-se à mesa com os publicanos e pecadores. Agora, no suplício da cruz, o bom ladrão reconhece a realeza de Jesus e se converte no primeiro cidadão do reino do céu, passando com ele das trevas da morte à luz inacessível. A história do bom ladrão arrependido pode ser a nossa história. Nós também participamos do interminável cortejo daqueles que cantam os louvores a Deus Pai “porque nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. A festa de Cristo Rei, no último domingo do ano litúrgico, constitui a celebração da fé e da esperança de todos os que caminham rumo ao Reino definitivo, certos de que a Boa-Nova de Jesus é que define o destino da humanidade, e não as artimanhas dos poderosos deste mundo. Que a comemoração do “Dia do Leigo”, neste dia de Cristo Rei, transforme-se num sinal profético para a sociedade atual. Inseridos no mundo de dores e angústias, alegrias e esperanças, caminhando junto ao reino definitivo, os leigos proclamam que só Jesus Cristo é Senhor e Rei do universo.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …