Página Inicial / Animação Litúrgica / Tempo de Conversão e Esperança!

Tempo de Conversão e Esperança!

ADVENTO, TEMPO DE CONVERSÃO E ESPERANÇA!

Neste 1º Domingo do Advento a Igreja Católica começa um tempo forte da liturgia: a preparação para o Natal de Jesus Cristo e a expectativa de sua 2ª vinda.
Nós, fiéis a Cristo e à sua Palavra pode mos dizer: “vinde Senhor Jesus!” com a alegria cristã, neste domingo iniciamos o novo ano litúrgico. Inspirados pelo profeta messiânico também proclamamos: “é Ele que vem para nos salvar” (Is. 35, 4).
No ciclo do Natal, podemos reforçar a íntima relação entre liturgia e vida: a celebração do mistério do Senhor que veio, vem e virá, a cada dia, nas mais diversas realidades de nossas comunidades, que vivem, entre trevas e luzes, a esperança do retorno do Senhor Jesus.
Este dia inicial do Advento é o ponto de partida de nossa vida cristã, é o momento oportuno de conversão que queremos vivenciar durante as 4 semanas que precedem o Natal.

É necessário permanecer vigilantes na fé, e alicerçados na palavra de Deus: “do Monte Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor” assim nos ensina o profeta Isaías (Is. 2, 3-5). “Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor” (Salmo 121). A nossa casa é a Igreja doméstica, mas a Igreja de sua comunidade é a casa de Deus. Por isso nos alegramos quando participamos da Santa Missa aos domingos, que é o “dia do Senhor”. Participamos da Mesa da Palavra que nos mostra os caminhos de Deus e nos ensina a cumprir os seus mandamentos. Participamos também da Mesa da Eucaristia que é o corpo e o sangue de Cristo, alimento espiritual que nos sustenta na caminhada de cada dia, fortalecendo a nossa fé.
A carta de São Paulo aos romanos nos alerta: “já é hora de despertar” isso significa sair do nosso comodismo e acordar para os compromissos do verdadeiro discípulo e missionário de Jesus Cristo. “A salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Nada de bebedeiras, glutonerias nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades.  Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rom 13, 11-14).
O evangelho de São Mateus nos recorda a história de Noé, antes e depois do dilúvio. Devemos orar e vigiar sempre!
“Portanto ficais atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”. (Mt 24, 37-44).
Toda palavra de Deus aqui citada é Palavra de Salvação para todos nós!
Não se esqueça de colocar a coroa do advento, com 4 velas, em sua casa! A cada domingo do advento acenderemos uma vela, que simboliza a luz de Cristo que ilumina nossa caminhada para o Natal de Jesus. Ele já veio, mas continua nos visitando para nos dar vida nova, porque o Reino de Deus já está no meio de nós! Reino de amor e de paz!

Reflexão da Pastoral Litúrgica da Capela São Benedito ( Boa Esperança -Cuiabá MT)

www.capelasaobenedito.org.br

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …