Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ano A – XXIII – Nº 1424 – cor branca – 08/12/2013
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA
ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO! (Lc 1,28)
01. ACOLHIDA
Neste domingo deve colocar no tronco seco: brotos verdes, orquídeas, flores…. Preparar na porta principal da Igreja um quadro, estandarte ou a imagem de Nossa Senhora, em destaque, para no momento apropriado colocá-lo(a) perto da Coroa do Advento.
1 – Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre Jesus! Do vosso ventre, Jesus!
2 – Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores! Agora e na hora de nossa morte! Amém!
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, que pela fé da Igreja, em Cristo, participamos da festa da vida, sejam bem-vindos! Hoje celebramos a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A condição excelsa de Maria, Imaculada e Santíssima, nos enche de esperança do que a graça de Deus, redentora e salvadora, pode fazer em nós, apesar de nossas fraquezas e limitações. Em Maria temos o modelo da pessoa livre para dizer seu SIM ao Plano do Pai. Celebrada dentro do tempo do Advento, esta solenidade nos ajuda a ver Nossa Senhora no cumprimento de sua missão na história da salvação. Unidos aos fiéis que veem a Mãe de Jesus e nossa como a portadora do Advento do Senhor, alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Vigilantes na esperança, caminhamos com Maria! Eis o tempo favorável, advento do Senhor!
1 – Na pequena Nazaré o anjo anunciou, que da virgem escolhida um menino nasceria. E no sim de Maria o Senhor lhe confiou, a missão da fiel serva, ser a Mãe do Salvador.
2 – Na espera do Senhor, vigilantes na oração, com povo peregrino buscando libertação. Confiantes na promessa que o Pai nos revelou, a Palavra se fez carne e entre nós habitou!
Presidente – Reunidos para celebrar a solenidade da Imaculada Conceição, façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – A vós irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo, estejam sempre convosco. Bendito seja Deus…
03. ENTRADA DO QUADRO, ESTANDARTE OU DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA
Presidente – Maria, tudo nela é obra do Onipotente, cujo nome é Santo. Por isso, hoje é chamada “cheia de graça”. É a mesma graça que Deus quer dar em plenitude a todos nós. Nesta alegria, acolhamos em nosso meio… (o quadro, o estandarte ou a imagem de Nossa Senhora) que veneramos como a Mãe de Jesus e nossa, cantando.
Neste momento, mulheres trazem o que a equipe preparou (cf. citado acima), colocar em lugar preparado próximo à Coroa do Advento. À frente delas, vem ainda, outra mulher com veste branca, (grávida se possível) com uma vela menor acesa para acender a 2ª vela da Coroa. Após o canto, a mulher acende a 2ª vela (roxa) da Coroa e proclama em alta voz: “Bendito sejas, Deus da vida, pela luz de Cristo, estrela da manhã, a quem esperamos com toda ternura do coração!”
Imaculada Maria de Deus! Coração pobre acolhendo Jesus. Imaculada Maria do povo! Mãe dos aflitos que estão junto à cruz.
1 – Um coração que era “sim” para a vida um coração que era “sim” para o irmão, um coração que era “sim” para Deus; Reino de Deus renovando este chão!
2 – Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade; que os nossos passos se tornem memória, do amor fiel que Maria gerou; Reino de Deus atuando na história.
04. DEUS NOS PERDOA
Presidente – No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova.
Duas mulheres da equipe de Batismo erguem jarros com água , o (a) Presidente profere a oração da bênção, e em seguida ele(a) asperge a assembleia, enquanto se canta.
Presidente – Senhor nosso Deus, fonte de vida eterna, olhai vosso povo aqui reunido e dignai-vos abençoar esta água que, recordando nosso batismo, será aspergida sobre nós. Purificai-nos e lavai-nos, para manifestarmos ao mundo a chegada do Reino na pessoa de Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Lavados na fonte viva do lado aberto de Cristo, transpomos, vitoriosos, as portas do Paraíso! Aleluia! Aleluia! (bis)
Presidente – Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
05. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o Vosso Filho, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até Vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!
06. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (3, 9-15.20)
07. SALMO RESPONSORIAL (97)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo porque Ele fez prodígios! (bis)
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (1, 3-6.11-12)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (1, 26-38)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus que nasce de uma mulher simples e corajosa, cantando. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Irmãos e irmãs, por intercessão de Maria, elevemos os nossos pedidos, cantando. Virgem Maria, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
– Abençoai, Senhor, Vossa Igreja esposa do Verbo Encarnado, para que se manifeste cada vez mais santa e imaculada, a exemplo de Maria. Nós vos pedimos.
– Abrí, Senhor, nosso coração para acolher Jesus em nossa vida para que sejamos, verdadeiramente, suas fiéis testemunhas. Nós vos pedimos.
– Ajudai-nos, Senhor, para que participando da novena e das celebrações litúrgicas, nos preparemos para viver um Natal de fraternidade e paz. Nós vos pedimos.
– Iluminai, Senhor, as Paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Linhares, Imaculada Conceição de Coqueiral de Aracruz e Santa Luzia de Pancas, e todas as comunidades que festejam sua padroeira, para que sejam fortalecidos em sua caminhada pastoral. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração da Campanha para a Evangelização.
Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo fonte de salvação para todas as nações, a fim de que a obra do Cristo que vem continue até o fim dos tempos. Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o Espírito prometido, e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – “A Igreja quando busca Cristo, bate sempre à porta da casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus.” É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, sai em missão sempre na esteira de Maria.” (Papa Francisco). Apresentemos ao Senhor, por Maria, a nossa disposição pessoal de participar ativamente da Campanha de Evangelização, preparando durante essa semana a contribuição para trazermos no próximo domingo.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Ó Mãe, por intermédio do teu nome, queremos nossos dons oferecer. O povo não tem pão e passa fome, espera a nossa oferta acontecer.
Maria, medianeira divinal! Se pedes teu Jesus atenderá, repete o teu apelo maternal assim como nas bodas de Caná.
2 – Ó Mãe, por teu materno sentimento, queremos nossos dons oferecer. O povo não tem vinho e está sedento, espera a nossa oferta acontecer.
3 – Pedido de um materno coração, o filho certamente escutará. Jesus por tua santa intercessão, em vida nossos dons transformará.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, Pai de infinita bondade, que a Vossa Palavra (e Comunhão) cure em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo admirável, ao ser concebida, sem pecado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. GESTO CONCRETO
Animador(a) – No próximo domingo, teremos a oportunidade de fazer o nosso gesto concreto da Campanha para a Evangelização.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
23. HOMENAGEM A NOSSA SENHORA
24. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. Amém.
– A bênção de Deus, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Com Maria, Imaculada e Santíssima, ide em paz preparando os caminhos do Senhor. Graças a Deus.

25. CANTO FINAL
Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá. Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem!
1 – Ouve, ó Pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem!
2 – Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou! Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem!
PARTILHA DA PALAVRA
Hoje a Igreja celebra solenemente a festa da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. No Brasil, por especial concessão da Santa Sé Apostólica, é celebrada mesmo que o dia 8 de dezembro seja Domingo de Advento. Em Maria, como mãe Imaculada, celebram-se as maravilhas de Deus. A Igreja quer nos apresentar Maria como alguém que vive absolutamente como Deus quer: livre de todo pecado, cheia de graça. Em Maria não há lugar para o pecado, porque ela se deixou preencher totalmente pela graça de Deus, vivendo de modo pleno a bondade e a perfeição. Eis a razão de ser Imaculada Conceição. A 1ª leitura mostra como pela desobediência o pecado entrou no mundo, ao mesmo tempo é anunciada a vitória de uma mulher contra a maligna serpente. Na plenitude dos tempos, Deus, por meio do anjo, entra na história humana. A única força de Maria é estar disponível para a ação de graça. A Igreja reconhece Maria como símbolo perfeito de mulher, o símbolo de toda humanidade, que retrata o que pode fazer sem o peso da inclinação para o mal. O Espírito Santo, que desceu sobre Maria, nos liberta do pecado, não para nos sentirmos “o máximo”, mas para estarmos livres para servir melhor, como fez a Mãe de Jesus. Aquilo que Deus realizou em Maria, em previsão dos méritos de Cristo, pode realizar-se em todos nós pela graça de Deus. É justamente o que Paulo nos fala: Deus nos escolheu, para que, em Cristo, sejamos santos e imaculados diante
d’Ele no amor, sendo abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais. Maria, portanto, antecipa o estado de perfeição que todos nós devemos perseguir.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …