Página Inicial / Notícias / XXVIII Assembleia Regional de Pastoral

XXVIII Assembleia Regional de Pastoral

XXVIII Assembleia Regional de Pastoral – CENE 22,23 e 24 de agosto 2014 – representantes da Arquidiocese de Cuiabá clique aqui para ver a galeria de imagens.

Nos dias 22 a 24 de agosto de 2014, no Centro Nova Evangelização – CENE, em Cuiabá, aconteceu a 28ª Assembleia de Pastoral do Regional Oeste II da CNBB.
O evento contou com as presenças dos Bispos do Regional, do CRP-Conselho Regional de Pastoral, de representantes da Conferência Regional dos Religiosos-CRB e de organismos e movimentos, bem como de leigos(as) enviados(as) pelas Dioceses.
Além dos momentos fortes de oração e celebração, esclarecimentos e encaminhamentos, a Assembleia oportunizou a exposição e a partilha das Dioceses acerca da operacionalização, em suas realidades, das cinco urgências propostas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em vigor.
A Pauta foi enriquecida especialmente também por dois momentos fortes caracterizados por: marco da Realidade (tentando responder à pergunta “onde estamos?”) e marco Doutrinal (tentando responder “onde precisamos estar?”).  A atenção a essas duas questões foi dada à partir de uma análise de conjuntura sócio-político-eclesial do Regional, apresentada pelo Pe Carlos Viana sj, bem como à partir de uma rica reflexão acerca da Missão Continental que evidencia o estado permanente de Missão da Igreja, conduzida pelo Pe Sidney Marcos Dornelles, assessor da CNBB.
A Assembleia contou ainda com um enriquecedor momento de apresentação e conhecimento dos Estudos da CNBB número 107, sobre os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. A assessoria e condução desse estudo esteve sob os cuidados do Sr. Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, do Conselho Nacional dos Leigos-CNLB.
Importante registrar que, em toda a nossa Assembleia, foi sentida e visível a atenção, valorização e comunhão com o espírito do Documento de Aparecida, com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.
A nossa Igreja em Mato Grosso quer ser expressão da Misericórdia do Senhor para com todos(as) e priorizar sempre aquilo que lhe é essencial por natureza: ser Missionária.

Campanha em favor das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

CHUVAS NO RS: “NOSSA FÉ EM CRISTO NOS COMPROMETE A CONTINUARMOS CRIANDO LAÇOS DE SOLIDARIEDADE …