Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

Ano B  cor branca ou dourada – 04/01/2015
 SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
JESUS É A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DO PAI PARA TODOS
Ano L – Brasília, 4 de janeiro de 2015- Nº 8
Cor Litúrgica: Branco
Animador: Caríssimos irmãos, o Menino Jesus, nascido na gruta de Belém, manifesta-se ao mundo como luz de salvação para todos os povos. Nesta Solenidade da Epifania do Senhor emerge, a vocação universal e missionária da Igreja. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: A NOITE SE ILUMINOU, O CÉU SE VESTIU DE LUZ, / OS ANJOS CANTARAM GLÓRIA QUANDO NASCEU JESUS. / 1 – Eu quero ver tua estrela no céu / iluminando o caminho do bem. / Eu quero ver todo o povo sorrindo / e, junto, seguindo a lição de Belém. / 2 – Eu quero ver os pastores chegando / pra visitar o Menino Jesus. / Eu quero ver todo o povo sorrindo / e junto seguindo a mensagem da luz. / 3 – Eu quero ver os Reis Magos chegando / e, humildemente, adorando o Senhor. / Eu quero ver todo o povo sorrindo / e, junto, seguindo a mensagem do amor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, rei da paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, luz nas trevas, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, imagem do homem novo, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. GLÓRIA a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos amados, a Epifania evidencia a abertura universal da salvação trazida por Jesus. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 60, 1-6) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 71/72)
REFR.: AS NAÇÕES DE TODA A TERRA HÃO DE ADORAR-VOS, Ó SENHOR!. / 1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. / 2. Nos seus dias a justiça florirá/ e grande paz, até que a lua perca o seu brilho!/ De mar a mar estenderá o seu domínio,/ e desde o rio até os confins de toda a terra! / 3. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ e também os reis de Seba e de Sabá/ hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ Os reis de toda terra hão de adorá-lo,/ e todas as nações hão de servi-lo./ 4. Libertará o indigente que suplica,/ e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
8. 2ª LEITURA (Ef 3, 2-3a .5-6) – Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / Vimos sua estrela no Oriente. / E viemos adorar o Senhor.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mt 2, 1-12) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. ANÚNCIO DO DIA DA PÁSCOA
P.: Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 05 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 18 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 17 de maio; Pentecostes, a 24 de maio; o primeiro Domingo do Advento, a 29 de novembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor. A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos, no dia em que celebramos a manifestação de Jesus a todos os povos, elevemos ao Pai nossas preces, na esperança de que a humanidade inteira acolha a luz da vida e deixe-se abraçar pela glória do Senhor. Rezemos juntos: Cristo, luz dos povos, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que tenha sempre a alegria de levar o Evangelho a todos os povos, até os confins da terra, e o faça por meio da humildade do serviço, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
2) Pelos governantes de todas as nações e por todos os que têm responsabilidade pelo povo, para que respeitem o espaço de Deus também na vida pública e promovam a justiça e a solidariedade na sociedade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
3) Por todas as pessoas que se interrogam acerca de Jesus Cristo e do Seu Evangelho, para que, no caminho da fé, se deixem iluminar pelas Sagradas Escrituras e pelo Magistério da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que não nos contentemos com uma vida medíocre e sejamos sempre fascinados pelo que é bom, verdadeiro e belo, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DOS POVOS, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor nosso Deus, que chamastes os pagãos à luz da fé, guiai os que nas trevas Vos procuram, como os Magos vindos do Oriente, para que possam contemplar o Vosso rosto no esplendor da glória celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Nas terras do Oriente, surgiu dos céus uma luz: que vem brilhar sobre o mundo e para Deus nos conduz. / REFR.: NASCEU JESUS SALVADOR! ALELUIA, ALELUIA! É ELE O CRISTO SENHOR; ALELUIA, ALELUIA! / 2. Nasceu-nos hoje um menino, um filho que nos foi dado. É grande e tão pequenino, Deus forte é Ele chamado. / 3. Cantai com muita alegria, que grande amor Deus nos tem! Pequeno, pobre, escondido, nasceu por nós em Belém.
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, olhai com bondade as oferendas da vossa Igreja, que não mais vos apresenta ouro, incenso e mirra, mas o próprio Jesus Cristo, imolado e recebido em comunhão nos dons que o simbolizam. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – MR (p. 469) – Prefácio da Epifania do Senhor – Cristo, luz dos povos – MR (p. 413) – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Revelastes, hoje, o mistério de vosso Filho como luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação. Quando Cristo se manifestou em nossa carne mortal, vós nos recriastes na luz eterna de sua divindade. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós Vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis estas oferendas apresentadas ao Vosso altar.
TODOS: ABENÇOAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Nós as oferecemos pela Vossa Igreja santa e católica; concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo Vosso servo o Papa Francisco, por nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
TODOS: CONSERVAI A VOSSA IGREJA SEMPRE UNIDA.
P.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em Vos servir. Eles Vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a Vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DE VOSSOS FILHOS!
P.: Em comunhão com toda a Igreja celebramos o dia santo em que vosso Filho único, convosco eterno em vossa glória, manifestou-se visivelmente em nossa carne. Veneramos também a Virgem Maria e seu esposo São José, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião), e todos os Vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a Vossa proteção.
TODOS: EM COMUNHÃO COM TODA A IGREJA AQUI ESTAMOS.
P.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos Vossos servos e de toda a Vossa família; dai-nos sempre a Vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os Vossos eleitos. Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão em Suas mãos, elevou os olhos a Vós, ó Pai, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!
P.: Celebrando, pois, a memória da paixão do Vosso Filho, da Sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, Vossos servos, e também Vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós Vos suplicamos que ela seja levada à Vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de Vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: E a todos nós, pecadores, que confiamos na Vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por Vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e todos os Vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!
P.: Por Ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: NO PRESÉPIO PEQUENINO / DEUS É HOJE NOSSO IRMÃO E NOS DÁ SEU CORPO E SANGUE / NESTA SANTA COMUNHÃO. / 1. Para os homens que erravam nas trevas, lá do céu resplandece uma luz. Hoje Deus visitou nossa terra e nos deu o seu filho Jesus. / 2. Duma flor germinada na terra fecundada por sopro de Deus. Hoje um novo começo desponta e se abraçam a terra e o céu. / 3. Boas novas de grande alegria mensageiros do céu vêm cantar. E aos pastores um anjo anuncia:
Deus nasceu em Belém de Judá. / 4. Para nós nasceu, hoje, um menino; do seu povo ele é Salvador. Glória a Deus no mais alto dos céus, paz aos homens, aos quais tanto amou.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: Ó Deus, guiai-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste, para que possamos acolher com fé e viver com amor o mistério de que nos destes participar. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 521)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Deus, que vos chamou das trevas à sua luz admirável, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos confirme na fé, na esperança e na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Porque seguis confiantes o Cristo, que hoje se manifestou ao mundo como luz entre as trevas, Deus vos torne também uma luz para os vossos irmãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Terminada a vossa peregrinação, possais chegar ao Cristo Senhor, luz da luz, que os magos procuraram guiados pela estrela e com grande alegria encontraram.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
Preparando a Partilha da Palavra
Os magos viram uma estrela. Mais do que ver, identificaram o recado que a estrela trazia. Outras pessoas podem ter visto a estrela e não ter entendido ou não ter se importado. Uma estrela, mesmo muito brilhante, só se torna estrela guia para quem sabe interpretá-la e está disposto a se por a caminho. Em nossa vida podem estar brilhando algumas estrelas, chamados de Deus, que não estamos vendo direito. O que atrapalha a clareza da nossa visão? Muitos obstáculos podem nos impedir de ver: preconceitos, acomodação, projetos egoístas, vaidades pessoais… Vale a pena limpar o olhar e buscar inspiração no menino de Belém e no evangelho que ele pregou depois de crescido. Sem olhar para o céu não se veem estrelas, sem buscar um projeto de mundo melhor, na Bíblia, na vida, na voz da Igreja e da própria consciência, não se acha um modo de cumprir a missão para a qual Deus nos chama. O caminho pode ser longo, mas Deus só chama para aquilo que realmente vale a pena, para o que faz de nós pessoas melhores e mais completas. Todo o episódio dos magos é carregado de forte simbolismo. Como os demais evangelhos da infância, aponta para Jesus adulto e para o significado de sua missão. Os três presentes que os magos trouxeram são sinais da dimensão da missão de Jesus (e, consequentemente, da nossa). Ouro – é o que se dá para os reis. Ter Jesus como rei é ter seu evangelho como norma de vida, como roteiro para nos indicar em que direção devemos transformar esse pequeno pedaço de mundo que podemos atingir com a nossa ação. Incenso – é o que se oferece a Deus. Perceber Deus em Jesus é consagrá-lo como valor absoluto em nossa vida. Mirra – é um bálsamo que, entre outras coisas, era usado para preparar os corpos para sepultamento; indica a condição humana de Jesus de Nazaré. Mostra-nos também que tudo que é humano interessa a Deus e que, portanto, é a Ele que servimos quando aliviamos necessidades humanas bem concretas de nossos semelhantes. Portanto: ser Povo de Deus é tarefa e missão, não é privilégio. Deus se interessa por todos os povos. Paulo, que era judeu, soube incluir povos diferentes na Igreja cristã, soube entender que, havendo unidade no essencial, a diversidade enriquece a missão. Ouro, incenso e mirra são sinais que apontam Jesus como rei, Deus e ser humano. Para servi-Lo temos que assumir o evangelho como regra de vida e atender as necessidades humanas de nossos irmãos.

LEITURAS DA SEMANA
2ª: 1Jo 3,22–4,6; Sl 2,7-8.10-11 (R/. 8a); Mt 4,12-17.23-25
3ª: 1Jo 4,7-10; Sl 71(72),1-2. 3-4ab. 7-8 (R/. cf. 11); Mc 6,34-44
4ª: S.Raimundo de Penyafort Presb., MFac. 1Jo 4,11-18; Sl 71(72),1-2. 10-11. 12-13 (R/. cf. 11); Mc 6,45-52
5ª: .1Jo 4,19 – 5, 4; Sl 71(72),1-2. 14-15bc. 17 (R/. cf. 11); Lc 4,14-22a
6ª: 1Jo 5,5-13; Sl 147 (147B),12-13. 14-15. 19-20 (R/. 12a); Lc 5,12-16
Sáb: 1Jo 5,14-21; Sl 149,1-2. 3-4.5-6a.9b (R/. 4a); Jo 3,22-30

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …