Página Inicial / Animação Litúrgica / Missa do Natal do Senhor

Missa do Natal do Senhor

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
“HOJE NASCEU PARA NÓS UM SALVADOR, QUE É O MESSIAS, O SENHOR”
25 de dezembro de 2015 – Nº 5
NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
ANO DA MISERICÓRDIA
Cor Litúrgica: branca
MISSA DA NOITE
Animador: Meus irmãos, alegremo-nos, pois, nesta Noite, um Menino nasceu para nós. Ele é o Príncipe da paz, o Esperado de todas as nações, a Luz que dissipa as trevas e o Amado que quer fazer morada em nossas almas e corações. Cante o universo em Seu louvor! De pé, e exultando de entusiasmo, iniciemos a celebração do nascimento do nosso Salvador.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA –REFR.:HOJE UMA LUZ BRILHOU PARA NÓS/ HOJE NASCEU NOSSO REI, O SENHOR. (BIS.) / 1.Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamaio Senhor Deus, ó terra inteira. Alegrai-vos e exultai! / 2.Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave. Aclamai, com clarins e as trombetas ao Senhor, o nosso Rei! / 3.Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda a gente. As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria./ 4. Na presença do Senhor, pois ele vem. Vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL –P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ANÚNCIO NATALINO – Opcional
(a ser proclamado na primeira missa “da Noite de Natal”)
P.: Transcorridos muitos séculos desde que Deus criou o mundo e fez o homem à sua imagem; séculos depois de haver cessado o dilúvio, quando o Altíssimo fez resplandecer o arco-íris, sinal de aliança e de paz; vinte e um séculos depois do nascimento de Abraão, nosso pai; treze séculos depois da saída de Israel do Egito, sob a guia de Moisés; cerca de mil anos depois da unção de Davi, como rei de Israel; na septuagésima quinta semana da profecia de Daniel; na nonagésima quarta Olimpíada de Atenas; no ano 752 da fundação de Roma; no ano 538 do edito de Ciro, autorizando a volta do exílio e a reconstrução de Jerusalém; no quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto, enquanto reinava a paz sobre a terra, na sexta idade do mundo, JESUS CRISTO DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo santificar o mundo com a sua vinda, foi concebido por obra do Espírito Santo e se fez homem; transcorridos nove meses, nasceu da Virgem Maria, em Belém de Judá. Eis o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo a natureza humana. Venham, adoremos o Salvador! Ele é Emanuel, Deus Conosco.
5. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
6. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador: Irmãos, nesta noite, uma grande luz resplandeceu, a Palavra de Deus se fez Carne. Ouçamos, com piedade, as leituras de hoje.
7. 1ª LEITURA (Is9, 1-6) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais – tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 95/96)
REFR.:HOJE NASCEU PARA NÓS / O SALVADOR , QUE É CRISTO, O SENHOR. / 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Cantai e bendizei seu Santo nome! / 2. Dia após dia anunciai sua salvação, / manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios! / 3. O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilem / e exultem as florestas e as matas. / 4. Na presença do Senhor, pois ele vem, / porque vem para julgar a terra inteira. / Governará o mundo todo com justiça, / e os povos julgará com lealdade.
9. 2ª LEITURA (Tt2, 11-14) – Leitura da Carta de São Paulo a Tito.
Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / Eu vos trago a Boa Nova de uma grande alegria: / É que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo o Senhor.
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc2, 1-14) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus: (todos se ajoelham) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem (todos de pé). Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos, celebremos dignamente o Verbo de Deus, que existe antes dos séculos e quis, por nosso amor, nascer no tempo, e aclamemos jubilosos: Cristo, Luz do mundo, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
1. Pela Santa Igreja de Deus, que nesta noite celebra o Natal de vosso Filho, para que sinta esta grande alegria e se torne sempre mais justa e misericordiosa, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
2. Pelos refugiados e por todas as pessoas que sofrem as consequências das guerras e das injustiças sociais, para que encontrem em Cristo a feliz esperança da concretização de um mundo mais justo e solidário, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
3. Por todos os fiéis de todas as igrejas cristãs, para que, nesta noite de Natal, saibam dobrar os joelhos em um gesto de profunda adoração ao Salvador que hoje nasceu para nos salvar, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
4. Por todos nós aqui reunidos, para que o Espírito de Natal nos inspire a fortalecer a fraternidade e o acolhimento aos mais necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Deus onipotente, agora que a nova luz do Vosso Verbo Encarnado invade o nosso coração, fazei que manifestemos em ações o que brilha pela fé em nossas mentes. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai, apresenta ao Pai, teu Menino: luz que chegou no Natal. E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. Sim, ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé. / 2. Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus: morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz. Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação. Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.
16.P:Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.:Acolhei, ó Deus, a oferenda da festa de hoje, na qual o céu e a terra trocam os seus dons, e dai-nos participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – MR (p. 469) – Prefácio do Natal do Senhor I – O Cristo, luz do mundo – MR (p. 410)

19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO -1. A gente passa o ano inteiro assim, andando sempre do começo ao fim. Será que Cristo esteve cada dia, ao nosso lado, em nossa companhia?/ REFR.: NATAL É TEMPO DE REVER, DA GENTE AMAR E RENASCER. NATAL É TEMPO DE PENSAREM DEUS, QUE SÓ QUER NOS SALVAR. (BIS)/ 2. Por toda parte vemos tantas luzes. Por toda parte vemos tantas cruzes. Natal é tempo de partir o pão, Natal é tempo de salvar o irmão./ 3. Em nossa festa, é bom lembrar também daquela gente que Natal não tem, tem mais sentido toda a nossa vida, ao repartir a graça recebida.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dai-nos alcançar, por uma vida santa, seu eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, transfigurou esta noite santa (este dia), expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos transfigure com a luz das virtudes.
TODOS: AMÉM.
P.: Aquele que anunciou aos pastores pelo Anjo a grande alegria do nascimento do Salvador derrame em vossos corações a sua alegria e vos torne mensageiros do Evangelho.
TODOS: AMÉM.
P.: Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos conceda sua paz e seu amor, e vos torne participantes da Igreja celeste.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL
1.Noite feliz, noite feliz! /Oh, Senhor, Deus do amor, / pobrezinho nasceu em Belém. (2x) / Eis na lapa Jesus, nosso bem. / Dorme em paz, oh, Jesus, / dorme em paz, oh, Jesus. / 2. Noite feliz, noite feliz! / Eis que no ar, vêm cantar/ aos pastores os anjos dos céus / anunciando a chegada de Deus, / de Jesus Salvador, / de Jesus Salvador. / 3. Noite feliz, noite feliz! / Oh, Jesus, Deus da luz, / quão afável é teu coração, / que quiseste nascer nosso irmão / e a nós todos salvar, / e a nós todos salvar.
MISSA DO DIA
Animador: Irmãos caríssimos, um menino nos foi dado; O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado Príncipe da paz. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1.Vinde Cristãos, vinde à porfia. Hinos cantemos de louvor. Hinos de Paz e de alegria. Hinos dos anjos do Senhor. Glória a Deus nas alturas. / 2. Foi nesta noite venturosa do nascimento do Senhor que anjos de voz harmoniosa deram a Deus o seu louvor. Glória a Deus nas alturas. / 3. Vinde juntar-vos aos pastores. Vinde com eles a Belém. Vinde correndo pressurosos. O Salvador enfim nos vem. Glória a Deus nas alturas.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL –
4. HINO DE LOUVOR
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.:Meus irmãos, Jesus é a Palavra de Deus que nos traz consolação e alegria, paz e salvação. Ouçamos, com atenção, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 52, 7-10) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 97/98)
REFR.: OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS. / 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios! /Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. / 2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. / 3. Os confins do universo contemplaram/ da salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! / 4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso Rei! .
8. 2ª LEITURA (Hb1, 1-6) – Leitura da Carta aos Hebreus.
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai ele será para mim um filho?” 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Despontou o santo dia para nós: ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – Mais longo – (Jo1, 1-18) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO –
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, repletos de alegria, peçamos a Deus Pai tudo o que convém para nossa salvação, dizendo: Senhor, ouvi-nos!
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
1. Pela Santa Igreja de Deus, purificada e renovada pela celebração de Natal, para que ofereça ao mundo a luz transformadora de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
2. Pelos governantes de todas as nações, para que unam os seus esforços e gestos em favor da paz em toda a terra, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
3. Pelas famílias de nossa Arquidiocese, para que saibam, diariamente, abrir suas portas para o Cristo e Sua Boa Nova de Salvação, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
4. Por todos nós aqui reunidos, para que o Menino que nos foi dado neste dia nos torne acolhedores e generosos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Ó Pai, ouvi as preces do Vosso povo e fazei que a celebração do nascimento de Jesus frutifique em graças para todo o mundo. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.:Sejam de vosso agrado, ó Pai, as oferendas da festa de hoje, que nos trazem a perfeita reconciliação e a plenitude do culto divino. Por Cristo nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I –MR (p. 469) – Prefácio do Natal do Senhor I – O Cristo, luz do mundo – MR (p. 410)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de misericórdia, que o Salvador do mundo hoje nascido, como nos fez nascer para a vida divina, nos conceda também sua imortalidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)

Preparando a Partilha da Palavra
“Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”, anuncia o anjo. Esse tipo de notícia era bem comum naquele tempo. A expressão era usada para anunciar o nascimento ou a entronização de reis e imperadores. O anúncio era feito aos nobres e grandes da sociedade. Mas com o Menino pobre de Belém é diferente. Nada de aparato oficial! A comunicação vem de Deus: um anjo do Senhor se encarrega de comunicar a grande novidade à humanidade. Não se dirige aos poderosos, mas aos pobres pastores da sociedade de então. A Palavra nos mostra que a salvação não vem dos poderosos que dominam e abusam do poder, mas de um pobre: Jesus, o Messias; este é o verdadeiro líder e Salvador, o Rei que unificou o povo, trazendo-lhe vida, liberdade e paz. Jesus nasce entre pobres, migrantes, pastores; encarna-se na realidade dos que sofrem. O relato do nascimento de Jesus nos remete para a singeleza, para o despojamento. O Evangelho confirma esta postura: o recém-nascido envolto em faixas. Maria o repousa numa manjedoura, pois nas hospedarias não havia lugar para eles. Porque não haveria de ter lugar para uma mulher grávida, quando um filho é para o povo judeu bênção Divina? Olhar para o presépio não é ocasião para alimentar um romantismo vazio, como se fosse uma historinha do passado que nos emociona e só. É uma oportunidade para meditar o modo como Deus se encarnou: primeiro no seio de uma jovem, virgem e pobre. Nasce na manjedoura e não no palácio. As primeiras testemunhas foram os pastores e não os reis. Não é possível separar Natal e realidade atual; fé cristã e história humana; encarnação do Filho amado do Pai e gente pequena. Nossa fé leva-nos à luta cotidiana para que o cheiro do presépio e das ovelhas chegue ao palácio dos imperadores de hoje. O verdadeiro Natal nos pede aliança, proximidade com o cheiro do presépio, das ovelhas, das favelas, das periferias, das matas, da terra das águas… Compromisso de transformação, sonhada por Deus. São muitas as iniciativas que promovem a paz, a dignidade e vida plena. Qual é a grande alegria que nós como Igreja, devemos anunciar hoje? Que boa notícia? Que esperança? Somos co-responsáveis por esse anúncio.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …