Página Inicial / Ano Sacerdotal

Ano Sacerdotal

Carta aos Seminaristas

Por ocasião da conclusão do Ano Sacerdotal, o papa Bento XVI divulgou uma carta “Aos Seminaristas”. No texto, o pontífice lembra sua própria caminhada no Seminário e que ingressou na vida religiosa porque sabia “mais do que nunca haveria necessidade de sacerdotes”.  Isso em 1944, quando ele foi chamado para o serviço militar e a Alemanha vivia a devastação da 2ª Guerra Mundial.Bento XVI destaca no texto que os “homens sempre terão necessidade de Deus, mesmo na época do predomínio da técnica e do mundo globalizado”.

Leia Mais....

Ministério Sacerdotal

Meditação do Papa Bento XVI sobre o ministério sacerdotal Quarta-feira, 14 de abril de 2010     Queridos irmãos e irmãs:   Neste período pascal, que nos conduz a Pentecostes e que nos encaminha também às celebrações de encerramento do Ano Sacerdotal, programadas para os dias 9, 10 e 11 …

Leia Mais....

Ano Sacerdotal

Dom Cláudio Hummes aos presbíteros: a Igreja vos ama, vos admira e vos respeita.

.- O Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, escreveu uma carta aos presbíteros de todo o mundo com ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal que termina no próximo dia 19 de junho.  Dom Cláudio convida os sacerdotes do mundo inteiro ao Vaticano para a solenidade de encerramento e também para mostrar solidariedade ao Santo Padre ante os ataques mediáticos contra sua pessoa e contra a Igreja realizados recentemente.
 

Leia Mais....

A vestição dos paramentos litúrgicos e as respectivas orações

A vestição dos paramentos litúrgicos e as respectivas orações - Artigo de Dom Mauro Gagliardi.
O artigo que apresentamos hoje pretende recordar o antigo costume de acompanhar a vestidura dos paramentos litúrgicos com orações próprias, breves, mas muito ricas em termos bíblicos, teológicos e espirituais. Tal prática tradicional deve ser mantida e não abandonada.

Leia Mais....

O SACERDOTE E O MUNDO

O SACERDOTE E O MUNDO(anotações para uma palestra dada a seminaristas diocesanos) Pe. Francisco Faus             1. No dia da Ascensão, Cristo “coloca” os Apóstolos (os primeiros “instrumentos vivos de Cristo sacerdote”) em frente ao mundo, e os “lança” a ele: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho …

Leia Mais....