Página Inicial / Notícias / Família tradicional

Família tradicional

Família tradicional não significa regressão. Segundo Pierpaolo Donati, fundador da sociologia relacional.MILÃO, segunda-feira, 19 de março de 2007 (ZENIT.org).- O professor Pierpaolo Donati, fundador da sociologia relacional, declara que a família tradicional não pode ser identificada com regressão, e o exasperado individualismo com progresso.

Em uma conferência ministrada em Milão, sobre o tema «A família em transformação na Europa contemporânea», o sociólogo afirmou, em 7 de março, que «não é verdade que o progresso coincida com uma sempre ulterior individualização das pessoas, enquanto o reforço dos laços sociais representa uma regressão».

Após analisar profundamente fenômenos como a desagregação da família, o processo do inverno demográfico, a dramática diminuição da fertilidade, a tendência a reduzir cada vez mais o núcleo familiar em formas culturais e subjetivas, o aumento dos divórcios e separações, Donati, professor de Sociologia da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bolonha, assinalou as duas linhas interpretativas sobre as mudanças da família.

Segundo a primeira linha interpretativa, as mudanças da família se produzirão como conseqüência da dissolução da chamada família tradicional (casal casado com filhos próprios), que acabará sendo completamente marginal.

Preconiza-se que a família nunca poderá assumir formas que de alguma maneira se assemelhem ao passado. E isso porque — assim se supõe –, o matrimônio se converte em um vínculo demasiado constritivo e oneroso, a sexualidade se separa da fecundidade, o ter filhos se converte em uma opção cada vez mais onerosa e arriscada.

A outra tese sustenta, ao contrário, que a pluralização de formas reflete tendências negativas, de tipo autodestrutiva, regressiva e de degradação social, que geram formas de vida incapazes de representar soluções satisfatórias e estáveis nas relações entre sexos e entre gerações.

Segundo esta posição, a sociedade deverá reduzir a variabilidade dos possíveis comportamentos familiares, e reavaliar certas características perenes — de compromisso contratual e de estabilidade entre sexos e gerações –, típicas da família tradicional.

Segundo Donati, o limite comum de ambas teses está em fazer referência a «um modelo de ‘família tradicional’ que se usa como um cômodo estereótipo polêmico, em sentido negativo (a combater) ou em sentido positivo (a defender)».

«Esquece-se que a expressão ‘família tradicional’ — sublinhou o professor Donati, ex-presidente da Associação Italiana de Sociologia — indica uma ‘sociedade natural’ fundada na união conjugal entre um homem e uma mulher que torna estáveis, previsíveis e socialmente tutelados os intercâmbios entre eles e a assunção de tarefas comuns, como a procriação e a educação dos filhos.»

«O tema da pluralidade da família deve ser enfrentado com uma visão mais ampla que as meras descrições positivistas e as puras extrapolações ou projeções históricas», sublinhou o sociólogo, membro da Academia Pontifícia das Ciências Sociais.

«É preciso evitar os esquematismos — concluiu Donati, autor de mais de 500 publicações em vários idiomas –, segundo os quais o progresso coincidirá com uma sempre ulterior individualização das pessoas, enquanto o reforço dos laços sociais representaria uma regressão.»

Você pode Gostar de:

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …