Página Inicial / Notícias / Presidente da CNBB

Presidente da CNBB

Hoje, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo nomeado de Mariana (MG), foi eleito presidente da CNBB, com 255 votos. Em entrevista coletiva, Dom Lyrio disse: “A minha primeira palavra é dirigir um grande pedido a Deus, porque tenho muita consciência de que a responsabilidade colocada sobre os meus ombros é imensa, é quase sem limites, mas confio muito na graça de Deus.

Fui chamado para prestar esse serviço à Igreja. Receberei também, daquele que me chamou, a força, a graça, para cumprir essa missão. Assumir a presidência da CNBB não é assumir um cargo, um poder, é assumir um serviço à Igreja, ao Reino de Deus, ao Evangelho, aos irmãos e irmãs, aos que crêem e aos que não crêem, aos pequenos, aos pobres, aos que sofrem, aos que estão caídos no meio do caminho, ao excluídos do banquete da vida”.

Dom Lyrio informou ainda que aceitou a indicação à presidência da CNBB, “agradecendo muito aos irmãos no episcopado”. “O mérito não é meu. É da CNBB. É da comunhão que existe entre os bispos, do desejo de caminharmos juntos, respeitando as diversidades que existem, buscando a verdade. A Igreja sempre preserva com muito carinho esse aspecto da comunhão. Essa comunhão entre nós está se manifestando claramente nas eleições que se realizam”, afirmou.
Dom Geraldo assumirá a arquidiocese de Mariana (MG) no dia 23 de junho, às 16h, na praça da Sé, em Mariana. Ao ser perguntado sobre o processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Geraldo disse que “Dom Luciano é uma referência importantíssima a todos”. O bispo recordou que ontem,  dia 2, foi realizada, durante a 45ª Assembléia Geral, uma sessão solene sobre o legado de Dom Luciano e de Dom Ivo Lorscheiter, ex-presidentes da CNBB. E acrescentou: “Sem dúvida, Dom Luciano está sendo venerado como um santo por muitos de nós. Para mim será uma graça se eu puder iniciar o processo de beatificação de Dom Luciano. Me sentirei muito honrado em introduzir a sua causa de beatificação”.
Sobre a posição que a Igreja deve assumir, Dom Lyrio disse que a Igreja tem de manter a sua linha que se baseia na fidelidade e proposta de Jesus. “Aquilo que confere com os ideais evangélicos deve sempre receber nosso apoio. Aquilo que não está de acordo deve receber nossa crítica. A posição da Igreja tem sido esta: de manter a sua legítima autonomia, para que possa exercer com liberdade a sua missão e não omitir compromissos”.
Sobre relação com o governo, Dom Lyrio disse estar sempre disponível para conversar com todo mundo. “Não fecho as portas a ninguém. Estou sempre pronto para acolher. Também tenho simplicidade para dizer sim e para dizer não. Sem dúvida, vai ser um diálogo aberto, respeitoso, construtivo, livre, para acolher críticas e pra criticar também, quando for preciso. A gente não precisa ficar de espírito armado para ser contra ou favor. Vai ser uma continuidade do que a CNBB tem feito ao longo de sua história, até mesmo nos momentos mais difíceis, como a ditadura militar. A CNBB manteve sua total liberdade pra discordar, apresentar propostas alternativas”

Foi eleito, na manhã de hoje, 3 de maio, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo nomeado para Mariana (MG).

Dom Geraldo recebeu 92% dos votos do plenário.

Dom Geraldo Lyrio Rocha nasceu no dia 14 de março de 1942, em Fundão (ES). Filiação: Chrysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1967, em Fundão. Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de março de 1984. Foi ordenado bispo em 31 de maio de 1984, em Vitória (ES).

Estudos: Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte (MG). Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.Tem mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma; e especialização em Liturgia, pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo em Roma.

Antes do episcopado foi: diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha; diretor do Instituto de Pastoral da arquidiocese de Vitória; coordenador de Pastoral da arquidiocese de Vitória; professor de Liturgia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Vitória; professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo; pároco de Itacibá, Praia do Suá, Vila Rubim.

Exerceu as seguintes atividades como bispo: bispo auxiliar de Vitória do Espírito Santo (1984-1990); vice-presidente do Regional Leste 2; membro da CEP Regional Leste 2; responsável pelo Setor de Vocações, Seminários e Presbíteros (1985-1987) e Liturgia no Leste 2 (1987-1989); membro do Departamento de Liturgia do CELAM (1987-1991); (1995-1999) membro da CEP – CNBB, responsável pela Liturgia na CNBB (1995-1998 e 1999-2003); delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); presidente do Departamento de Liturgia do CELAM (1999-2003); 1º bispo de Colatina, ES (1990-2002); segundo vice-presidente do CELAM (2003-2007); presidente do Regional NE 3 da CNBB (2003-2007); arcebispo de Vitória da Conquista-BA (2002-2007). Foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 11 de abril, arcebispo de Mariana (MG).
Escritos de sua autoria: Introdução ao Pensamento Filosófico (co-autoria).
Dom Lyrio tem como lema:"Opus Fac Evangelistae" (Faze a obra de um Evangelista).

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …