Página Inicial / Notícias / Como comunicar a fé

Como comunicar a fé

Como comunicar a fé?Respodem bispos,professores e comunicadores.

Editado pela Faculdade de Teologia de São Damaso de Madri.

MADRI, quinta-feira, 5 de julho de 2007 (ZENIT.org).- A fé, como e onde se comunica? Um curso monográfico da Faculdade de Teologia São Damaso de Madri se perguntou, e o resultado foi expresso em um livro titulado «A comunicação da fé».

O volume está editado por Manuel do Campo Guilarte, da Faculdade São Damaso, e faz parte da coleção «Presença e Diálogo». O curso foi organizado pelo Departamento de Catequese dessa instituição universitária, que agora quis que as palestras estivessem à disposição dos leitores.

Dom Jesús Catalã Ibáñez, bispo de Alcalá de Henares, abre o livro com «Evangelização e comunicação da fé hoje», enquanto o decano da Faculdade de Humanidades e Comunicação da Universidade São Paulo CEU de Madri, José Francisco Serrano Oceja, se refere por sua vez às «Chaves da linguagem da comunicação audiovisual e escrita».

O professor afirma que «os novos meios são criação de Deus para nós, e neles temos que contemplar a grandeza do Criador, a glória de Deus: os novos meios de comunicação são ‘magnalia Dei’».

O diretor do Secretariado da Comissão de Meios de Comunicação da Conferência Episcopal Espanhola (CEMCS), José María Gil Tamayo, aborda os «Desafios propostos hoje à comunicação da fé e linhas de resposta».

Manual María Bru Alonso, diretor da programação sócio-religiosa da rede Cope, «Ética e comunicação. Valores e pautas que se transmitem através da mídia», propõe «promover uma formação ética e humanística dos estudantes de ciências da comunicação social, baseada no magistério da Igreja em todas as universidades onde haja docentes católicos e especialmente nas universidades católicas».

Humberto Martinez Fresneda apresenta os meios de comunicação na Espanha, enquanto o jornalista José Luis Restán, diretor geral de conteúdos da Rede COPE, se refere ao «lugar» e à «possibilidade» da mensagem cristã «no mundo das mensagens».

Manuel do Campo Guilarte, o editor, fala do «Conteúdo da comunicação da fé. Núcleos essenciais da transmissão da fé», e recorda que «todos nós precisamos de uma palavra de esperança, de apoio, de misericórdia e de esclarecimento básico para voltar a assumir e atualizar mais uma vez nosso projeto de viver crendo».

José Carlos Carvajal, da Faculdade de Teologia de São Damaso, analisa «A pedagogia da transmissão da fé. O testemunho e a pedagogia da fé», centrando-se no campo catequético.

O volume recolhe experiências de âmbito e lugares da transmissão da fé: a família, a escola, a paróquia, a opinião pública e o cinema.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …