Página Inicial / Notícias / Oração pela Unidade dos Cristãos

Oração pela Unidade dos Cristãos

Com o lema Orai sem Cessar, a Igreja do Brasil se prepara para celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos a realizar-se de 4 a 11 de maio, em âmbito nacional. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O ponto alto do evento acontecerá no dia 7 de maio, na catedral metropolitana de Brasília (DF), com uma celebração especial em Ação de Graças pelo Centenário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e arcebispo de Montes Claros (MG), dom José Alberto Moura, “há 30 anos o evento é realizado de forma mais organizada e intensa, inclusive em diversas paróquias do Brasil e do mundo envolvendo as igrejas evangélicas pertencentes ao Conic”.

Para dom Moura “o evento significa um esforço de compreensão e respeito entre as igrejas cristãs, uma tentativa de buscar a unidade dos cristãos como Jesus Cristo queria ‘um só rebanho e um só pastor’, no esforço de confiança em Deus”.

De acordo com o arcebispo, há grandes dificuldades para vencer as barreiras que separam as várias denominações cristãs, entre elas, as diferenças históricas e tradicionais. Mas ressaltou que existem também pontos comuns que ajudam o ecumenismo entre as igrejas. Para ele, “são esses pontos que possibilitam o estreitamento entre as denominações”.

Citou como exemplo de superação das diferenças, o primeiro Encontro de Irmãos Evangélicos e Católicos, que acontece entre os dias 30 de abril e 1º de maio na comunidade Canção Nova, em Lavrinhas (SP).

Para motivar a semana, o Conic preparou um subsídio que faz um resgate histórico ao centenário da Semana e auxilia nas questões práticas de como fazer o evento acontecer nas comunidades religiosas, escolas, universidades, famílias.

Atualmente, o Conic abrange seis igrejas cristãs: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida. Seus objetivos são, entre outros: estudar e refletir sobre questões teológicas e outras que se constituam relevantes para a unidade e a missão da Igreja, nomeadamente os resultados dos diálogos interconfessionais; propiciar reflexão e tomada de posição comuns perante a realidade brasileira, confrontando-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus; empenhar-se na promoção da dignidade, dos direitos e deveres da pessoa humana, criada à imagem de Deus, em busca e a serviço do amor, da justiça e da paz; desenvolver linhas comuns de ação;   favorecer o relacionamento com entidades congêneres, nacionais e internacionais.

Os pedidos e informações pelo telefone: (61) 3321-403 4 ou pelo e-mail: conic.brasil@terra.com.br

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …