Página Inicial / Notícias / Jornada Focolares

Jornada Focolares

Jornada do Movimento dos Focolares de Cuiabá

Convidamos você a participar da Jornada em Cuiabá, cujo tema será: A Luz que ilumina a vida. Lá teremos a oportunidade de vivenciar o Evangelho a Luz da Espiritualidade da Unidade: uma proposta inovadora e radical, que nos chama a construir um caminho aberto a todos.

CEMA – Centro Educacional Maria Auxiliadora

Avenida Dom Aquino, 449, Centro.Cuiabá – MT

Domingo, 04 de Maio de 2008.

Chegada e inscrições: 08h30min

Início: 09h00min

Encerramento: 14h30min

Inscrição: R$ 10,00

Almoço: R$ 5,00

Informações: 3644-6453 / 9642-5554 /3684-5868/   3694-5561

Movimento dos Focolares em Cuiabá e Várzea Grande

O Movimento dos Focolares em Cuiabá teve início em maio de 1986, através de Vicente Gurgacz, Glacy Gurgacz e Sra. Henriqueta Caetano na Comunidade São Judas Tadeu – Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Eles se reuniam com alguns jovens e apresentavam mensalmente o folheto denominado “Palavra de Vida”, para meditação de um versículo do Evangelho. Suas experiências de vida eram colocados em comum, no Encontro de Comunidade, que até hoje acontece a cada primeiro domingo do mês no Colégio CEMA – Centro Educacional Maria Auxiliadora  às 9:00 horas da manhã.

Gradativamente a Obra foi se expandindo, especialmente entre os jovens, quando nasceu a ramificação denonimada como “GEN” – Geração Nova. Estes tiveram oportunidade de participar de Encontros de Formação, fazer experiências vocacionais na cidade-modelo Mariápolis Ginetta em São Paulo. Muitos destes casaram-se, passando assim a uma outra ramificação do Movimento denominada Famílias Novas. Um jovem sentiu o chamado à vocação sacerdotal.

Em meados de 2003, através do casal Martinha Schmitt e Celso Schmitt, surge na Comunidade São Benedito – Paróquia São Sebastião – Mappim – VG, um grupo que se reúne para Encontro de Comunidade. As reuniões acontecem aos segundos domingos do mês às 16:00 horas.

A participação nos Encontros de Comunidade não impede que os leigos sejam atuantes nos trabalhos pastorais. Como foi dito no histórico, a finalidade do Movimento é expressar as experiências vivenciadas à luz do Evangelho, no âmbito familiar, religioso, profissional dentre outros, sendo também espaço aberto ao ecumenismo.

O Movimento dos Focolares promove Jornadas, Mariápolis e Encontros de Formação, voltados aos leigos, sacerdotes, religiosos, religiosas, e estimula o diálogo com os fiéis de outras religiões e convicções. Esses eventos e momentos de diálogo são como um laboratório em que se experimenta viver o amor, onde todos têm a oportunidade de colocar em prática o Evangelho tendo com foco a Espiritualidade da Unidade, através do amor concreto ao irmão.

O Estado de Mato Grosso está ligado aos Focolares em Brasília e tem como responsáveis no Estado: Luiza Neves de Oliveira Renó (carlosreno@uol.com.br) e Evaldo José Sampaio Júnior (evaldosam@gmail.com).

Estamos abertos ao diálogo e maiores informações.

Que tenhamos sempre Jesus em nosso meio e a certeza da unidade entre nós.

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …