Página Inicial / Notícias / Pastoral da Juventude

REGIONAL OESTE 2

ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

PASTORAL DA JUVENTUDE

"Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria Desfigurada."

(Bento XVI)

Aos queridos/as irmãos e irmãs, artistas da caminhada

Da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Cuiabá/MT,

Padres, Irmãos e Irmãs, Religiosos e Religiosas, Assessores e Assessoras:

Vimos por meio desta carta apresentar-lhe o caminho trilhado pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Cuiabá. Falar das dificuldades, dos apoios e por fim cobrar a atenção da Igreja para a PJ.

Na certeza e na esperança do Reino de Deus e na paixão pela juventude desse chão sagrado da Arquidiocese de Cuiabá: Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Acorizal, Nobres, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço, que estamos realizando nossos trabalhos pastorais com a juventude desta, cheios de novidades e expectativas.

Percebemos nestes 5 meses da nova COORDENAÇÃO ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA JUVENTUDE que temos muitas coisas ainda por fazer como Pastoral, em todas as Paróquias e Comunidades Eclesiais de Base. Reanimar nossa missão com a juventude, com ânimo e coragem, retomando a caminhada, os projetos e a amizade, é o que queremos, a fim de reconhecer a mudança de vida que a Pastoral da Juventude traz aos que encontraram e se apaixonaram pela Pessoa e o Projeto de Jesus e, por causa desta mudaram suas vidas. Passaram a ver nas outras pessoas a existência de comprometer-se com esta causa rumo a "civilização do amor", paz e justiça.

A Igreja precisa rearticular a missionariedade, sobretudo no meio juvenil, que nasce da ordem do Ressuscitado: "Ide e anunciai a todos…" . Ao assumirmos a condição de ser igreja somos chamados a ousar, ir além dos limites da própria igreja; buscar com criatividade os meios e formas que ainda não conhecemos; caminhar com a coragem rumo aos desertos e periferias do mundo, onde a juventude é ameaçada, assim manifestando e formando a juventude para uma Igreja solidária e servidora da vida. Neste sentido buscando esses para luta em favor da irmandade, onde o projeto de JESUS CRISTO seja fonte de energia e animação para continuar a caminhada.

Comunicamos também que a Coordenação Executiva da Pastoral da Juventude e Comissão de Assessores/as da Arquidiocese de Cuiabá a partir da deliberação da Assembléia Arquidiocesana que definiu como prioridade para o biênio 2008/2009 retomar o trabalho de base, pois acreditamos que sem uma base sólida não há a menor possibilidade de desenvolver nossos trabalhos pastorais, bem como os da igreja.

Sabemos que os problemas enfrentados na Arquidiocese é resultado de uma conjuntura onde a prioridade não é o trabalho de base, neste sentido notamos que os grupos e pastorais não participam de formação com este tema, pois acreditam que a base está sólida, mas dizemos que não, ela esta fraca e em ponto de desabar.

Em nível local desejamos com renovado ardor missionário promover o trabalho e acompanhar os grupos de base da PJ. Para isso acreditamos ser urgente reunir esforços em prol da PJ e estabelecer parceria com paróquias, pastorais, movimentos, religiosos, religiosas, leigos e leigas comprometidos com a Evangelização da Juventude, para num grande mutirão com todos aqueles que estão nas nossas comunidades eclesiais de base construirmos a tão sonhada Civilização do Amor.

A Igreja Latina nas suas conferências episcopais fez uma opção preferencial pelos jovens e pelos pobres, a mesma escolha feita por CRISTO quando esteve aqui na terra. E diante de tal compromisso queremos que essa opção não seja somente afetiva, mas sim colocada em prática, pois estas são as principais diretrizes (documentadas), para a caminhada dos jovens e de todos dentro da igreja.

A Igreja Católica, sobretudo a deste estado (Mato Grosso), não pode tapar os ouvidos e não querer ouvir o grito que ecoa dos jovens, em especial da Pastoral da Juventude. Grito este que tem que ser em conjunto, por isso convocamos vocês para fazerem parte desta constante luta em favor de todos e principalmente da juventude.

Animados pelo Espírito do Ressuscitado, sob a proteção de Maria nossa Mãe, seguiremos a caminhada de lutas e esperança do Reino de Deus.

Abraços fraternos, na ousadia, ternura e utopia de paixão, pelo Reino e pela juventude.

Se a Juventude viesse a faltar,

o rosto de Deus iria mudar.

(Pe. Jorge Trevisol)

Thiago Oliveira Rodrigues

Secretário da Pastoral da Juventude

Arquidiocese de Cuiabá