Página Inicial / Notícias / Espiritualidade do Dízimo

Espiritualidade do Dízimo

ESPIRITUALIDADE DO DÍZIMO

Numa dimensão bastante abrangente podemos apresentar ou viver a espiritualidade do dízimo através da vivência das virtudes teologicas: fé, esperança e caridade.
Dízimo, sinal de fé. O dízimo é uma íntima e profunda relação entre a pessoa de fé e Deus. Deus dá a força para o trabalho, material para a produção, inteligência para o seu desenvolvimento, e a pessoa de fé responde a Deus com parte do que recebe como recompensa por seu trabalho.  Na fé ou através da fé, o cristão se sente envolvido no plano salvífico de Deus. Então daí brota a sua gratuidade para a colaboração ou a devolução do dízimo. A Palavra de Deus nos inspira para a vivência desta virtude de fé em relação ao dízimo: (Tg. 2, 14 – 17).
A partir desta leitura temos uma profunda convicção que, dízimo e fé caminham juntos e são inseparáveis para nós cristãos. Pois, a própria Palavra de Deus nos diz: "a fé sem obras é morta". Além disso, seria contraditória a fé que professamos na Palavra de Deus e não acreditar no dízimo. At. 2, 44 – 45. O dízimo é uma experiência de fé, pois ele brota da fé.
º Na virtude da esperança, como espiritualidade para o dízimo, trago presente o que o Papa Bento XVI menciona na sua Carta Encíclica, Spe Salvi: quando escreve sobre a verdadeira fisionomia da esperança cristã: amar a Deus requer a liberdade interior diante de cada bem possuído e de todas as coisas materiais: o amor de Deus revela-se na responsabilidade pelo outro. É também na esperança por uma conscientização, cada dia maior, sobre o valor e a importância do dízimo em nossa Igreja que não cansamos de rezar, motivar os demais cristãos para viver esta experiência.

ºA virtude que toca direta e profundamente na espiritualidade do dízimo é a caridade.
É através da caridade que despojamos o nosso coração do apego aos bens materiais e colocamo-nos a caminho para a vivência do amor para com Deus e com a comunidade.
– Entregar o dízimo na comunidade é um modo de cultivar a própria espiritualidade do dízimo. Pois, é ai que mostramos o zelo pela nossa Igreja.
– É da caridade que nasce a espiritualidade do dízimo como um gesto de comunhão e partilha. O dízimo quando nasce do amor expressa alegria, misericórdia e fidelidade.
– Na partilha, além de uma espiritualidade própria, se vive a fundamentação pastoral do dízimo.

Fonte: Texto transcrito da Palestra proferida pelo Seminarista Ronildo – 2º ano de Teologia, no  I Encontro Formação da Pastoral  do Dízimo da Arquidiocese de Cuiabá realizado em 27/04/2008.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …