Página Inicial / Notícias / Disposições sobre o Dízimo

Disposições sobre o Dízimo

PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ

DISPOSIÇÕES SOBRE O DÍZIMO CONTIDAS NO DOCUMENTO
 CONCLUSIVO DO SINODO ARQUIDIOCESANO DE CUIABÁ  
DOCUMENTO 2
129. Eduquem-se os Fiéis a assumirem as despesas com a Comunidade Paroquial e a arcarem com a manutenção condigna do Pároco e seus auxiliares.

130. O DÍZIMO, que deve ser incentivado e organizado em todas as paróquias e pequenas comunidades; as ofertas e arrecadações de festas e quermesses devem servir, principalmente, para tal finalidade, juntamente com a formação e atualização dos agentes de pastoral da Paróquia e Comunidades.

131. O Conselho Paroquial, juntamente com a Comissão Administrativa da Paróquia deve levar muito a sério este compromisso.

132. Construções, reformas e aquisições… não devem prejudicar a manutenção normal e digna dos serviços e servidores da Paróquia, e a caridade para com os pobres.

133. Crie-se em todas as Paróquias e Comunidades a Comissão Pastoral do Dízimo.

134. A Comissão Pastoral do Dízimo deve:
a) Trabalhar a dimensão do Dízimo na comunidade, nos grupos e celebrações.
b) Cuidar da formação dos Agentes que atuam nesta pastoral.
c) Apresentar fielmente o relatório mensal sobre arrecadações.
d) Mostrar à comunidade, onde está sendo aplicado o dinheiro arrecadado.

DOCUMENTO 3
64.   O DÍZIMO é um convite para todos os cristãos: para o Bispo, o Padre, o Indivíduo, o Casal… não é invenção da Igreja. Nasceu como resposta da pessoa humana à bondade e misericórdia de Deus. Não é esmola! Não é favor à comunidade!

65.  O DÍZIMO ajuda a manter a casa de oração da comunidade: vasos, velas, flores, livros, limpeza, eletricidade, ar-condicionado, som…; ajuda nos subsídios da catequese, preparação dos agentes de pastoral, ministros, sustento dos sacerdotes…; é contribuir para a construção e manutenção de uma igreja viva, que não recorra a taxas pelos sacramentos, ou rifas, bingos ou festas…

66. O DÍZIMO mostra solidariedade com a comunidade e cria caminho entre todos na Igreja de Jesus. O Dízimo ajuda na pobreza, na doença, dando peixe e ensinando a pescar…`

67. A Comunidade demonstra apreço, respeito, alegria… pelos Dizimistas através de criatividades: missa pelos dizimistas; encontros de formação; aniversários; utilização da Rádio Difusora em valorizar os dizimistas; difusão da espiritualidade do dizimista…; prestação de contas…

68. O horizonte da COMUNHÃO começa para não mais parar de crescer: do indivíduo para a Família; da Família para a Comunidade; da Comunidade para a Paróquia; da Paróquia para a Arquidiocese; da Arquidiocese para o Regional Oeste-2/Estado de Mato Grosso; do Regional Oeste-2 para a Igreja no Brasil; da Igreja no Brasil para a Igreja no mundo… Eis o sentido das COLETAS!

72. Precisamos nos educar em assumir as despesas com a Comunidade, a manutenção da igreja (limpeza, água, luz, ar condicionado, ventilador, som, etc.) e arcar com a manutenção condigna do Pároco e seus auxiliares. O DÍZIMO é o caminho mais realista que existe de se criar COMUNHÃO com Deus, com a Comunidade, e, inclusive, ajudar os pobres, os mais desfavorecidos na Comunidade. Enquanto o dízimo não for implantado suficientemente, mantém-se a cobrança de taxas estabelecidas.

73. A Arquidiocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo, com a cooperação do presbitério e leigos, de tal modo que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja Particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo: una, santa, católica e apostólica (cf. cân. 360 CDC).

Você pode Gostar de:

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …