Página Inicial / Notícias / Dedicação do Santuário N.S.Auxiliadora

Dedicação do Santuário N.S.Auxiliadora

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora recebeu sua Dedicação no dia 01 de junho(2008) na Missa presidida por Dom Lorenzo Baldisseri (Núncio Apostólico), Embaixador do Papa Bento XVI no Brasil e em outros países da América do Sul.Estiveram concelebrando vários padres salesianos e diocesanos, também Dom Milton Santos (Arcebispo Metropolitano de Cuiabá), Dom Bonifácio (Arcebispo Emérito de Cuiabá) e outros bispos do Mato Grosso..

A  Dedicação,como explica o Pontifical Romano, a celebração da Eucaristia é o rito mais importante e o único necessário para dedicar a igreja, no entanto, segundo a tradição comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se também a Oração da Dedicação, na qual é significada a intenção de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bênção.

Após a oração da Dedicação, pronunciada pelo presidente da celebração, Dom Lorenzo (Núncio Apostólico), decorreram os ritos da unção das paredes do templo, da incensação, do revestimento e da iluminação do altar e das paredes da igreja.

A unção foi feita com o chamado óleo do santo crisma, para significar que a igreja é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão. O óleo, no altar, foi espalhado com as mãos pelo Núncio Dom Lorenzo.

A incensação da nave da igreja indica que ela, por meio da dedicação, se torna casa de oração. O revestimento do altar indica que o altar cristão é a mesa do Senhor.

A iluminação do altar, à qual se seguiu a iluminação da igreja, com várias velas espalhadas pelo recinto, quis recordar que Cristo é "Luz para se revelar às nações".

Preparado o altar, celebrou-se a Eucaristia, que é a parte principal e a mais antiga de todo o rito.

A introdução do rito para dedicação das igrejas, no Pontifical Romano, lembra que o nome dado ao local onde os cristãos se reúnem, em assembléia litúrgica ou oracional, deriva do termo grego "ekklesia".Confira em nossa galeria as fotos desta celebração,clique aqui….

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …