Página Inicial / Notícias / Ciclo do Natal

Ciclo do Natal

Advento :Em Latim ADVENTUS ( vir ao encontro de ). É o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É um tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer.Lembra a espera da humanidade escrava do pecado, pelo libertador.Por isso é tempo de penitência e conversão .

São as quatro semanas que antecedem o Natal, preparando os caminhos do Senhor. Neste período o Sacerdote  usa nas celebrações  a estola cor roxa, em sinal de penitência.

Natal : Nascimento de Jesus: vinte e cinco de dezembro.

A liturgia se reveste de Noite Feliz. O Sacerdote usa a estola de cor branca. No dia do natal do Senhor, segundo  antiga tradição romana pode–se celebrar a Missa três vezes, a saber, à noite, na aurora, e durante o dia. O Natal do Senhor tem a sua oitava organizada do seguinte modo: No Domingo dentro da oitava ou dia 30 de dezembro, celebra-se a festa da Sagrada família de Jesus, Maria e José.

Dia 1° de janeiro, oitavo dia do natal, celebra–se a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na qual se comemora também a imposição do Santíssimo Nome de Jesus.

Epifania : É celebrada no dia 6 de janeiro a não ser que seja transferida para o Domingo entre os dias 2 e 8  de janeiro. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Aqui aparecem os Reis Magos para mostrar que esta manifestação é a todas as nações.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …