Página Inicial / Notícias / Concílio Vaticano II

Concílio Vaticano II

Na tarde do domingo, 25, o papa Bento XVI presidiu as II vésperas da solenidade da conversão de São Paulo, na basílica de São Paulo Fora dos Muros, com a qual encerrou a semana de oração pela Unidade dos Cristãos no hemisfério norte. Representantes anglicanos, luteranos e do patriarcado ortodoxo de Constantinopla estiveram presentes na cerimônia.

"De fato, a unidade requer uma conversão: da divisão à comunhão, da unidade ferida à unidade restaurada e plena. Esta conversão é dom de Cristo ressuscitado, como aconteceu com São Paulo", afirmou o pontífice durante a homilia. O tema da Semana foi retirado do livro do profeta Ezequiel 37, 17, que diz "Que formem uma só coisa em tua mão".

Bento XVI explicou ainda que a unidade que Deus doa à sua Igreja é a comunhão no sentido espiritual, na fé e na caridade, mas esta unidade em Cristo é fermento de fraternidade também no plano social, nas relações entre as nações e para toda a família humana.

O papa também falou sobre a Terra Santa e disse que é importante os fiéis que lá vivem, bem como os peregrinos que a visitam, oferecerem seus testemunhos de que a diversidade não é um obstáculo para a unidade, mas “riqueza na multiplicidade”.

Ao concluir a homilia, ele lembrou dos 50 anos do anúncio do Concílio Vaticano II, que aconteceu em 25 de janeiro de 1959, pelo bem-aventurado papa João XXIII, quando ele manifestou pela primeira vez o desejo de convocar “um Concílio Ecumênico para a Igreja Universal”. Segundo Bento XVI, foi daquela “providente decisão que nasceu uma fundamental ajuda ao ecumenismo.

Informações: Rádio Vaticano

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …