Página Inicial / Notícias / Ano acadêmico no SEDAC

Ano acadêmico no SEDAC

No dia 02 de Fevereiro de 2009, às 7h, demos início ao ano acadêmico no SEDAC (Studium Eclesiastico Dom Aquino Correia).

Às 7h30, tivemos a Missa de abertura presidida de uma forma maestrosa pelo Bispo da Diocese São Luiz de Cáceres, Dom Antonio Virlar e preparada pelos seminaristas da respectiva Diocese. Nesta Celebração Eucarística, contamos com a presença de Dom Neri Tondello atual bispo de Juina, ordenado recentemente, presença de vários Padres, reitores de Seminários, Diáconos, professores do instituto (novos e velhos) e academicos.

Nesta Celebração Eucarística nossos corações cantavam dois hinos de louvor: primeiro pelo ano que se inicia e segundo pelos 10 anos de vida deste Instituto. Foi uma linda Celebração.

Após a celebração, tivemos um momento de confraternização no pátio do Instituto, onde além de alimentarmos o nosso corpo, podemos rever os amigos, conhecer outros novos, e assim fazermos de nosso ambiente, um ambiente de comunhão, como diz Dom Milton: “Casa e escola da comunhão.”

Após a confraternização retornamos para a sala de reunião, onde fomos acolhidos pelo Padre Edson Sestari, vice-reitor do Instituto e reitor do Seminário Maior de Sinóp, onde agradeceu a presença de todos, dando um destaque especial para os novatos, ou seja, o primeiro ano de filosofia, para os novos professores, para os ex-alunos que estavam regressando ao instituto, para as Irmãs Discípulas do Divino Pastor que assumiram a responsabilidade de ajudar nos trabalhos do CENE, e que ali também irão realizar os seus estudos, filosófico e teológico. Em seguida assistimos a um filme produzido nos Estados Unidos, que retratava a questão do “AQUECIMENTO GLOBAL”, mostrava os seus avanços e suas trágicas conseqüências para o mundo, e quando falamos de mundo falamos de humanidade, cuja a finalidade do mesmo era nos alertar pelo problema que já vem ocorrendo, e mais, nos provocar como Igreja, no que devemos fazer para diminuir este problema, pois o mesmo envolve vidas.  O presente filme nos mostrou como vem aumentando o aquecimento global no mundo e também as destruições que o mesmo vem fazendo.

Ao termino deste filme, fomos abrilhantados com a presença de Padre Salomão, onde expôs de uma forma bem precisa sobre o “ZONEAMENTO SÓCIO-ECONÔMICO ECOLÓGICO DO ESTADO DE MATO GROSSO”. Nesta exposição, Padre Salomão falou o que era este Zoneamento; o porque precisamos dele; para que o mesmo serve; seus benefícios; as proposições deste Zoneamento; o mapa do mesmo e suas categorias. Também relatou sobre o seu lado positivo e negativo. Falou das dificuldades que se encontra para defender a ecologia dentro do estado de Mato Grosso e também sobre a aprovação deste projeto que foi feito pelo Estado.

Conclui-se esta exposição com um breve espaço para perguntas e complementos por parte dos presentes. Tendo feito isto, o Reitor do Instituto Padre Antenor Petini toma a palavra, faz os agradecimentos finais e da por encerrado este momento de comunhão e conhecimento.

Seminarista Wender Souza dos Santos

– Seminário Santíssima Trindade –

Diocese de Guiratinga

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB