Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 26º Domingo Comum 26.09.2021

Liturgia – 26º Domingo Comum 26.09.2021

“TUA PALAVRA, SENHOR, É LUZ PARA MEUS PASSOS!” “
1.Acolhida
Vivemos tempos difíceis em que temos palavras em excesso)! Precisamos de silêncio para discernir qual é a Palavra necessária, que tem poder de salvação. Neste domingo celebramos o “Dia da Bíblia” _ Palavra de Deus, Palavra de Sabedoria e de luz para quem tem que andar nas trevas deste mundo em crise! (pandemia).
E a Palavra de Deus se fez Carne e se fez Pão descido do céu para alimentar nossa vida de filhos de Deus. A Palavra de Deus é um dom precioso, Luz que ilumina e dá segurança para nossos passos. Ela é exigente, mas é caminho seguro para nossa vida de peregrinos.
A Palavra de Deus não está longe e nem é tão difícil de ser entendida, pois, Jesus prometeu o espírito Santo para recordar todas as suas Palavras e para explica-las (Jo 14,25-26; 16,13-15).

2.Palavra de Deus
Nm 11,25-29 – O espírito da profecia foi comunicado aos 70 anciãos, escolhidos para auxiliar Moisés no serviço ao Povo de Deus no deserto. Hoje os “anciãos” escolhidos para auxiliar no serviço ao Povo de Deus, chamam-se “Ministros extraordinários”. São os Ministros Leigos.
Tg 5,1-6 – As profecias de São Tiago, duras, por sinal, revelam publicamente os pecados da Comunidade rica e exploradora de seus irmãos. Como são necessárias estas profecias, no estilo de São Tiago, para as Comunidades acomodadas nos seus pecados contra a justiça!
Mc 9,38-48 – O Bem é semeado no mundo pelos sacerdotes, pelos religiosos e religiosas e leigos, mas, não raro, a Palavra de Deus é semeada por profetas que nem sequer conhecem a Igreja de Jesus. Deus é generoso na semeadura de sua Palavra e nem se quer vale-se de ministros cristãos e que nem conhecem Jesus! Deus não é pequeno e nem ciumento. É generoso!

3.Reflexão
A Palavra de Deus é livre e nem sempre é semeada, anunciada na Igreja e por Ministros da Igreja! Deus é livre e generoso e semeia sua Palavra no coração do ser humano e o faz seu ministro, que nem sempre tem consciência de ser ministro do próprio Deus!
Os atuais “Meios de Comunicação Social” multiplicam a Palavra de Deus em todas as igrejas e nos corações dos “discípulos anônimos” de Jesus. É a generosidade de nosso Deus que deseja a salvação de toda a Humanidade! ´Verdade que há ministros mal intencionados no uso da Palavra de Deus! São ministros interesseiros, mas não tem importância: São ministros da Palavra de Deus, porque é o Espírito Santo que revela, pela Palavra, o amor inefável de nosso Deus! Hoje, a Bíblia está presente nos lares católicos e crentes, mas, não raro, está empoeirada pela falta de uso! Não é lida e muito menos meditada. Minha mãe era analfabeta e nem tinha Bíblia em casa e nem mesmo a História Sagrada, mas possuía a sabedoria de Deus quando explicava a Palavra de Deus aos necessitados de sua Comunidade.
“A Leitura Orante da Palavra de Deus” é um dom precioso concedido pelo Espírito Santo à Igreja de hoje e às pessoas de boa vontade! Ela é o canal de comunicação que nosso Deus uso para consolar, instruir e salvar seu Povo simples. Meu irmão e minha irmã faça da Bíblia o seu Livro de Oração. Madre Teresa de Calcutá recomendava ficar em silêncio diante do sacrário, pois, rezar não é tanto falar com Deus, mas escutá-lo em silêncio! Rezar não é comunicar nossas necessidades , mas escutar o que Ele tem a nos dizer!
No meio do turbilhão de palavras que o mundo de hoje nos oferece, demos mais tempo ao silêncio escutando a voz do Senhor, presente no sacrário e em nosso coração!
“Eu sou o CAMINHO. a VERDADE e a VIDA!”
FREI CARLOS ZAGONEL

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …