Página Inicial / Notícias / Ordenação Episcopal em Rondonópolis

Ordenação Episcopal em Rondonópolis

O padre Giovane Pereira de Melo foi ordenado o novo bispo da diocese de Tocantinópolis (TO) na noite do dia 8. Ele se torna o primeiro padre diocesano de Mato Grosso a ser ordenado bispo na Igreja Católica. A ordenação episcopal foi realizada às 19:30h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis (MT). Já a tomada de posse está prevista para o próximo dia 24, às 9h, na Catedral Nossa Senhora da Consolação, em Tocantinópolis.
A nomeação de padre Giovane como bispo de Tocantinópolis foi feita pelo papa Bento XVI, com publicação oficial no dia 04 de março deste ano pelo Jornal “L’Osservatore Romano”, de Roma. O bispo de Rondonópolis, dom Juventino Kestering, foi o ordenante principal e o presidente do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) e bispo de Sinop (MT), dom Gentil Delazari e o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa foram os bispos co-ordenantes. Monsenhor Giovane Pereira de Melo escolheu como lema episcopal: "Cuidarei do povo de Deus a mim confiado" (cf Ez 34,11).
O ritual da cerimônia de ordenação episcopal durou cerca de duas horas. O presbítero assistente, padre Eriovaldo Couto fez a leitura da Bula pontifícia: "Aprove a Sua Santidade o papa Bento XVI, nomear o Reverendíssimo padre Giovane Pereira de Melo, bispo da diocese Tocantinópolis no Estado de Tocantins. Eu, Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular de Diocletiana e Núncio Apostólico no Brasil, no uso das faculdades que Nos foram outorgadas pela Santa Sé, dou a licença para que o reverendíssimo padre Giovane Pereira de Melo possa válida e licitamente tomar posse canônica da referida diocese".
Na cerimônia, o ordenante principal ungiu a cabeça de dom Giovane e com as orações próprias fez a entrega do Evangelho, do Anel, da Mitra e do Báculo. Dom Giovane recebeu então o abraço fraterno do ordenante principal e demais bispos presentes.
Participaram da cerimônia: 15 bispos, 52 padres, 03 diáconos, religiosas, seminaristas e grande número de cristãos que encheram por completo a Matriz Nossa Senhora Aparecida e a dependência do Santuário anexo.

Histórico
Monsenhor Giovane mora em Rondonópolis desde 1974, tendo nascido em Salinas (MG). Foi ordenado padre pela diocese de Rondonópolis, no dia 24 de março de 1990, sendo licenciado em filosofia pela Faculdade Católica de Mato Grosso, em Campo Grande (MS), e bacharel em teologia pelo Instituto Teológico, também em Campo Grande. Fez especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e mestrado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP).
Até então, era pároco da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis.

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …