Página Inicial / Notícias / Assim foi o 37º Vinde e Vede (2024)

Assim foi o 37º Vinde e Vede (2024)

O 37º Vinde e Vede, Mega Evento Católico do Centro Oeste, foi realizado nos dias de carnaval (10, 11, 12 e 13 de fevereiro/2024) e este ano na Arena Pantanal, com presença de cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias de evento. Já de forma on line pelo canal do you tube da Arquidiocese e pelo site da Arquidiocese de Cuiabá totalizamos 61.200 visualizações.

Nestes dias a Arena Pantanal se tornou “uma verdadeira  Cidade da Fé” do estado de Mato Grosso, onde toda a Arquidiocese de Cuiabá esteve reunida numa grande “Rede de Comunhão” com presenças de outras dioceses do Brasil, de todas as Paróquias com suas respectivas comunidades, pastorais, ministérios, grupos e sacerdotes. Estiveram presentes também autoridades civis (destacamos a presença do Excelentíssimo Governador do Estado de MT Mauro Mendes e sua primeira dama Virgínia Mendes, deputados federais e estaduais) e militares.

Podemos dizer que o Vinde e Vede é um grande retiro espiritual, onde a alegria, a fé, a oração e a comunhão permeiam em todos os dias. E neste ano em especial com a temática central “Voltando ao primeiro amor”. O ambiente foi todo preparado com muito carinho e responsabilidade para receber bem os fiéis como: praça de alimentação, shopping de artigos católicos, emergência médica (presença do corpo de bombeiros e brigadistas) e estacionamento para os veículos proporcionando conforto e segurança, criando um ambiente muito familiar!

No 1º Dia de encontro foi realizado o Celebra Jovem, das 20h de sábado às 06h da manhã do domingo, voltado principalmente para o público jovem, com o objetivo principal a conversão interior. O Celebra Jovem apresenta a proposta de trazer a nossa juventude a alegria que não passa, a alegria que somente em Jesus Cristo nós podemos encontrar.

Estiveram presentes jovens das Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá que participaram do Santo Terço, da Santa Missa presidida pelo Padre Tony, das pregações (com Padre Pedro Faustino e pela Thayná Azevedo), da Adoração ao Santíssimo e dos shows de evangelização de cantores regionais e nacionais (Missionário Shalom).

Já no 2º dia de Vinde e Vede (Domingo) as  pregações foram realizadas pelo Pe Francisco Amaral, Eugênio Jorge (Mensagem Brasil) e Kátia Roldi (Renovação Carismática Católica) e Santa Missa foi presidida pelo Pe Francisco Amaral.

No 3º Dia de Vinde (Segunda Feira) foi realizado o Grande Cenáculo Mariano com presenças dos andorzinhos com imagens de Nossa Senhora (todo este dia é especialmente dedicado a todas as Famílias que rezam o Cenáculo Mariano nas casas).Este dia sempre é coordenado pelo Movimento Sacerdotal Mariano e as pregações  foram realizadas pelas Irmãs Maria Raquel, Maria Joana (Instituto Hesed) e  pelo Pe Wellington (Movimento Sacerdotal Mariano).

Com momento todo especial às 10h30 o Vinde e Vede recebeu as Relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus. As Relíquias são parte do corpo de Santa Teresinha. O caminho de santificação é um caminho de imitação a nosso Senhor Jesus Cristo.

Destacamos com grande alegria a entrada dos andores de Nossa Senhora na Arena Pantanal e como dizia o nosso saudoso querido Pe. Gobbi, “em Cuiabá é realizado o Maior Cenáculo do Mundo”.

Em todos os dias do Vinde e Vede foram realizadas lindas coreografias de evangelização pela equipe de dança.

No último dia de encontro, as pregações  foram conduzidas pelo Pe. Paulo Ricardo e  Pe. José Augusto (Sacerdote da Canção Nova). A Santa Missa foi presidida por Dom Mário Antonio, Metropolita de Cuiabá, que a realizou a pré abertura da Campanha da Fraternidade de 2024 como o tema Amizade Social. Após a Santa Missa foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento por todo a  Arena Pantanal abençoando todas as regiões e Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá.

Aproveitamos para agradecer a todos os servos de forma geral, todas as equipes de trabalho, comissão central por todo o trabalho realizado com muita dedicação, amor e eficácia. Mais de 1000 voluntários envolvidos neste Mega Encontro de Oração.

Agradecemos a todos que ajudaram adquirindo os bilhetes da Ação Solidária, e realizando as doações 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Também queremos agradecer a todos os irmãos que tiveram envolvidos direta ou indiretamente para a Evangelização através das diversas Plataformas de comunicação (membros da Pascom das Paróquias, coordenação da Pascom em nível de Arquidiocesano, o Católicos Vip, Rádio Bom Jesus de Cuiabá e aos membros do ministério de comunicação da RCC Cuiabá e voluntários) Deus abençoe à todos.

E de forma especial a equipe do Site da Arquidiocese de Cuiabá  agradece a parceria de muitos anos com a  Comunidade Canção Nova Cuiabá na transmissão pela WEB (canal you tube, facebook e site da Arquidiocese) de todos os dias do 37º Vinde e Vede, nossa gratidão.

Disponibilizamos em nosso facebook (Arquidiocese) as fotos destes dias de muita evangelização, fé, oração, conversão e testemunhos de vida  Você pode conferir também os vídeos das transmissões (Pregações e Santa Missa) pela WEB TV –  Clique aqui

Att. Alexandre Mendes – Coord. Site  Arquidiocese de Cuiabá

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …