Página Inicial / Notícias / Obra Kolping de Mato Grosso

Obra Kolping de Mato Grosso

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO NO ESTADO – OBRA KOLPING DE MATO GROSSO

Educação para a Profissão e o Trabalho”.   
A Obra Kolping de Mato Grosso é um movimento social popular de católicos, de caráter familiar, que, através da formação e ação, visa a promoção integral da pessoa humana, principalmente do trabalhador e sua família, e tem como LEMA: Religião, Trabalho, Recreação, Família e Sociedade. Significa que, onde se pratica religião, o trabalho e a recreação, estão sendo criadas condições favoráveis para a família, e famílias melhores resultam em uma sociedade melhor.

Objetivo específico da Obra Kolping de Mato Grosso é a promoção do trabalho e do trabalhador, através da formação profissional. Consideramos a formação profissional como um processo que abrange: a) Capacitação; b) Aperfeiçoamento; c) Requalificação.
Fundada aos 19 dias do mês de novembro de l.978, na cidade de Juscimeira, Mato Grosso, no salão social da Paróquia Bom Jesus. Foram eleitos como membros da primeira diretoria os seguintes senhores: Presidente Pe. Johannes Berthold Henning (Pe. João), Vice-Presidente Nelson Taveira, Primeiro Secretária Ir. Avany Maria Cieslak, Segunda Secretária Ir. Cristina Souza, Primeiro Tesoureiro Adão Gomes Chaves, Segundo Tesoureiro Sílvio Joaquim de Souza, Assistente Eclesiástico Pe. Helmut Maria Henning (Pe. Mário), e o Conselho Fiscal assim constituído: Pe. Lothar Bauchrawitz, Moacir Pereira Paniago, Jonas Xavier Costa. O fundador Pe. João é presidente desde o início das atividades  e com mandato até 03/2.010.
  É uma sociedade civil, beneficente, filantrópica, de promoção humana, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso, a Av. Emanuel Pinheiro, 2723 Vila Operária, CEP. 78.720-400, telefone 3426-2311, FAX 3426-2356. Orientamo-nos pelos princípios e ideais do fundador do Movimento Pe. Adolfo Kolping, ou seja, queremos ser “uma escola de vida” que inclui os aspectos: religioso, profissional, familiar, social, associativo, comunitário, recreativo e cultural.
  A OBRA KOLPING DE MATO GROSSO é o resultado do agrupamento das 31  Comunidades Kolping fundadas no estado, tem como finalidade orientar, ajudar, auxiliar com máquinas e equipamentos e coordenar as suas atividades.  A OBRA KOLPING DE MATO GROSSO é constituída de 31 Comunidades Kolping (CK) conta com um quadro de 637 Sócios Efetivos.
A Obra Kolping de Mato Grosso é estruturada da seguinte maneira:
a) As Comunidades Kolping fundadas no estado são autônomas, formadas por associados que escolhem suas diretorias para dirigi-las;
b) A Obra Kolping de Mato Grosso é formada pelo agrupamento das 31 Comunidades Kolping fundadas no estado, o quadro associativo é formado por 637 associados efetivos que elegem a diretoria estadual.
A Obra Kolping de Mato Grosso forma parte integrante da Obra Kolping do Brasil e Obra Kolping Internacional.
Os programas que realizamos são destinados a criar condições para a promoção do jovem e adulto visando sua inserção no mercado de trabalho.
As fontes de recursos para realização e manutenção de nossas atividades são provenientes das contribuições voluntárias, mensalidades cobradas por cursos ministrados, subvenções públicas, doações, prestação de serviços, aluguéis e aplicação financeira em fundo de investimento.
As atividades aqui registradas são o demonstrativo do resultado do trabalho da Obra Kolping de Mato Grosso em seu conjunto.

APRESENTAÇÃO

O MOVIMENTO KOLPING

KOLPING é, antes de tudo, uma idéia, um ideal de vida e uma força espiritual que é proposta para a sociedade como um meio transformador. É um movimento social que procura agir, prioritariamente no mundo do trabalho, e especificamente entre os jovens e os pobres, atuando paralelamente em outros focos sociais. Torna-se uma consciência pública, nas ruas e nas praças, reagindo como fermento na massa, luz e caminho para vencer a miséria e implantar uma vida humana digna, servindo como um lar social, que oferece apoio, proteção e orientação.
Com a união das comunidades locais de um país, representa um movimento nacional, que contribui para a transformação humana e cristã da sociedade.
A Comunidade Kolping é a unidade básica do Movimento. Tudo o mais, acima da Comunidade, é estrutura de apoio ou instância decisória ou operacional: Obra Kolping Estadual, Obra Kolping Regional, Obra Kolping do Brasil, Obra Kolping Latino-americana e mesmo a Obra Kolping Internacional.
Todos esses organismos internos da Obra Kolping devem estar integralmente voltados para as Comunidades. Aliás, a grandeza dessas instâncias se mede pela força de suas Comunidades. Em síntese: é nas Comunidades onde “o ideal” acontece!
É dentro das Comunidades que estão as pessoas mais importantes do Movimento: os ASSOCIADOS! É neles que o Pe. Adolfo Kolping pensava quando fundou a instituição.
Uma Comunidade Kolping poderia se mostrar como uma grande Organização (com ampla sede, fachada, arquivos etc) com inúmeras atividades, mas… se não tiver o seu quadro de associados, ela será apenas um serviço isolado do Movimento e não uma verdadeira Comunidade.
Nunca é demais insistir na atenção aos Associados! O valor de uma comunidade se mede, não pelo tamanho de sua sede, mas pelo trabalho desenvolvido pelos seus Associados.
Um Comunidade é reconhecida verdadeiramente como Movimento Kolping quando, reza firme a Oração das Comunidades Kolping, quando canta vibrante o seu Hino (“O Jovem Sapateiro”) e, mais ainda, quando empunha a sua bandeira ao lado das outras entidades, em caminhadas, desfiles e procissões.
O nome Kolping para uma Comunidade, acima de tudo é: “um ideal de vida que faz de cada associado um militante entusiasta na sociedade”.
Destacam-se três aspectos fundamentais de uma Comunidade Kolping (que se identifica como família, democrática e de ação), são eles:
1)Cultivar o Ideal de Adolfo Kolping;
2)Reforçar e incentivar a questão da solidariedade entre os associados;
3)Trabalhar objetivamente na promoção da pessoa humana.
Que cada Comunidade avalie a sua atuação Social e Cristã de acordo com suas condições, promova formas de superar os desafios dos tempos modernos e se atualiza cada vez mais, para alcançar com sucesso o Ideal da Obra.

Você pode Gostar de:

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No domingo do Bom Pastor, quarto domingo da páscoa, a Igreja celebra o 61º Dia …