Página Inicial / Notícias / Verdadeiro teólogo

Verdadeiro teólogo

Verdadeiro teólogo não pretende "medir" com sua inteligência a Deus, diz Bento XVI.

.- Na homilia da Missa que esta manhã celebrou na Capela Paulina do Palácio Apostólico Vaticano com os membros da Comissão Teológica Internacional, o Papa Bento XVI explicou que o verdadeiro teólogo não pretende medir com "o metro de sua inteligência o mistério de Deus".

Em sua homilia o Santo Padre explicou que nos últimos duzentos anos, no que diz respeito ao estudo da Sagrada Escritura, "há especialistas e mestres da fé que penetraram nos detalhes da história da salvação. Mas não puderam ver o mistério em si mesmo, o núcleo central; que Cristo era realmente o Filho de Deus".

Na história da Igreja, disse o Papa, há uma larga lista de homens e mulheres capazes de humildade e de chegar à verdade, como por exemplo Santa Teresa de Lisieux, São Damião Veuster (o "Apóstolo dos leprosos"), "pequenos que chegaram a ser doutos", modelos nos quais inspirar-se, "que podem anunciar seu mistério porque se sentiram tocados no profundo do coração".

"Depois da ressurreição, o Senhor toca o coração de Saulo no caminho de Damasco, de Saulo que é um dos doutos que não vêem. Ele fica cego mas ao mesmo tempo vidente. O grande sábio passa a ser pequeno e vê a sabedoria de Deus maior que todas as sabedorias humanas", concluiu.

Notícias Relacionadas:

Você pode Gostar de:

Papa: ser cristão é superar discriminações. O batismo confere igual dignidade a todos

“As diferenças e os contrastes que criam separação não deveriam existir entre os fiéis em …