Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Semana nacional da família-2012

Semana nacional da família-2012

Semana nacional da família-2012 – A  Família: o trabalho e a festa
Este ano a semana nacional da família (12 a 18 de Agosto) traz como tema: Família, o trabalho e a festa. Apresento esta reflexão para auxiliar  os animadores de grupos. É o mesmo tema do encontro mundial das famílias em Milão (Itália), de 30 de Maio a 3 de Junho de 2012.

Elementos de uma Teologia do trabalho: Assim afirma o Apóstolo Paulo: “Quem não quer trabalhar também não há de comer (2Ts 3,8-12)”. O trabalho é um bem do ser humano. Pelo trabalho o homem torna-se o grande administrador da obra da criação, aperfeiçoando e completando a obra criadora de Deus. Pelo trabalho o homem torna-se o jardineiro de Deus, transformando a criação em paisagem humana. Neste sentido o homem é partícipe humilde no ato criador de Deus e faz do trabalho um instrumento de santificação e identificação com o Deus do trabalho. Afirma Jesus: ”Meu Pai continua trabalhando e eu também trabalho”(Jo.5,17). Com isso o homem realiza seu estatuto  criacional de ser imagem e semelhança de Deus. No plano de Deus, o trabalho é um elemento constitutivo da identidade humana. Um componente antropológico. A  pessoa humana é identificada e reconhecida socialmente pelo trabalho que realiza. Nas cidades  pequenas, as pessoas são identificadas pelas  profissões que exercem, por exemplo: Antônio pedreiro, Maria costureira, José carpinteiro, Pedro eletricista etc.. O trabalho, além de ser uma realidade dignificante, santificadora, aperfeiçoadora e estruturante da vida humana, é, também, uma contribuição do indivíduo para o bem da sociedade. É a dimensão  socializadora e transformadora  do tralho. Porquanto, o homem não deve trabalhar só pelo dinheiro, mas, para  melhorar o mundo.
O trabalho e a família: O trabalho constitui o fundamento sobre o qual se edifica a vida familiar. O trabalho, de certa forma, é condição que torna possível a fundação de uma família, uma vez que a família exige os meios de subsistência  que o homem obtém normalmente mediante o trabalho. O bem-estar de uma família depende do trabalho.  A finalidade principal do  processo educativo na família é humanizar a pessoa pelo trabalho.  Pois, a grandeza do homem está na força do seu caráter, moldado pela família e pelo amor ao trabalho. Contrariamente, o trabalho feito com murmuração e má-vontade empobrece enormemente a pessoa humana e a sua família.
A família e a festa: O intercâmbio entre o trabalho e a festa nos revela a dimensão “produtiva” e “gratuita” da vida. Porquanto, a festa constitui na família, o espaço do descanso reconfortador, da alegria, das relações de gratuidade e da partilha. Pela festa o homem rompe o ritmo monótono do quotidiano; faz uma parada para respirar e viver o sentido do “estar-juntos”, na amizade e na intimidade dos amigos. Na festa, o ato de comer e beber não tem têm a finalidade prática de matar a fome ou a sede. Mas de celebrar um encontro e simbolizar uma amizade, por que a vida é a arte do encontro. Assim reza o salmista: “Oh! como é bom quando os irmãos se encontram”(Sl 132). A bíblia faz referência ao descanso: “No sétimo dia Deus concluiu toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia repousou de toda a obra que fizera(Gn 2,2-3)”. Para os Cristãos, é o “Dia do Senhor”, porque celebra o ressuscitado. É a páscoa semanal! Porém, para o homem moderno secularizado, o “dia do Senhor” passou a ser o “Dia do homem”, ou seja, dia de lazer e de consumo sem nenhuma referência religiosa (Missa, celebrações, devoções..). Entretanto, o Domingo para o cristão deve ter dois aspectos inseparáveis:  Ação de graças a Deus (missa, celebrações ) e cultivo do  convívio familiar( visitas aos parentes e amigos).
Participe da Semana nacional da família, adquirindo na sua Paróquia a 16ª edição do subsídio “Hora da família”. Reúna seus vizinhos, parentes e amigos para rezar e conversar sobre a família: “A minha família como vai?” Lembre-se, a família é o bem mais importante da pessoa humana.
Pe. Deusdédit é Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria (Cuiabá) e assessor eclesiástico da PF –(Email:  Almeida.pescador@yahoo.com.br)

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …