Página Inicial / Notícias / Bispos do Regional em Reunião

Bispos do Regional em Reunião

Os bispos das 10 dioceses do Estado de Mato Grosso (arquidiocese de Cuiabá, dioceses de Juína, Cáceres, Diamantino, Sinop, Rondonópolis, Guiratinga e Barra do Garças e as Prelazias de São Félix do Araguaia e Paranatinga), Regional Oeste 02 se reuniram entre os dias 24 a 27 de setembro de 2012. Desta vez Dom Milton dos Santos, arcebispo de Cuiabá foi o anfitrião. A cada ano os bispos se reúnem no mês de setembro, numa diocese diferente. Assim, em 10 anos visitam todas as dioceses do Estado de Mato Grosso.
Este encontro teve três objetivos: – Ser um encontro reservado entre os bispos a oração, partilha de vida e de mútuo fortalecimento na missão; -Encaminhar, juntamente com a Diretoria do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correia (SEDAC) assuntos referentes à formação dos filósofos e teólogos do Regional; com o subsecretário regional, encaminhamentos pastorais, do Regional Oeste 02 e questões  relacionadas ao Tribunal Eclesiástico e terceira meta  – Tratar de  assuntos referentes à missão dos bispos em sua diocese, em relação à Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Nunciatura Apostólica e com o Papa.
Diversos temas relacionados a estes três objetivos foram examinados e encaminhados em especial no que se refere à caminhada pastoral da Igreja no Estado de Mato Grosso. A missão primeira do bispo em sua diocese e no Regional é manter a unidade e a comunhão entre si, fortalecendo assim a unidade da Igreja.
O encontro transcorreu num clima de fraternidade, de mútuo respeito e acima de tudo de colegialidade entre irmãos que se encontram para a busca comum de caminhos para a evangelização. Temas como a animação da pastoral, o despertar de novas lideranças, a animação dos grupos de família, a acompanhamento da juventude, a formação dos padres e do povo de Deus foram temas abordados e encaminhados para os diversos programas pastorais.
O Concílio Vaticano II (1962-1965) definiu a missão no bispo, não tanto no seu aspecto jurídico, mas acima de tudo na sua missão junto aos presbíteros e Povo de Deus em sua diocese e na comunhão entre os bispos e com toda a Igreja.
Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …