3º Domingo da Páscoa

LITURGIA – 3º DOMINGO DA PASCOA
14/Abril/2013

Simão Pedro disse: “Eu vou pescar!”
1. Introdução.
A vida cristã assemelha-se a uma caminhada: há dias cheios de entusiasmo e outros marcados pela depressão. Pedro não devia estar nos seus melhores dias! Entediado, decidiu voltar à sua profissão de pescador e disse: “Eu vou pescar!” E foi seguido por outros companheiros!
Seguir Jesus Cristo não é uma missão fácil! Acostumados com o rendimento profissional, podemos desanimar quando confrontados com o pouco êxito em nossa missão, em nosso trabalho pastoral! Pescar é melhor, rende mais do que pregar o Evangelho, fazer Catequese ou, mesmo, celebrar os Sacramentos… não é verdade?
Quando o tédio toma conta de nossa vida apostólica ou, simplesmente, cristã, precisamos de um encontro com o Senhor para jogar-nos, novamente, ao trabalho. E para firmar esta decisão é necessário comer do pão e do peixe que Jesus nos oferece.

 
2.Palavra de Deus.
At 5,27-32.40-41 – Os Apóstolos, encorajados pelo Espírito Santo, falavam de Jesus, constituído Senhor e Juiz pelo poder do Pai, e recordavam às autoridades o crime de terem condenado à morte um justo, mas “Deus ressuscitou a quem vós matastes, pregando-o numa cruz”!
Ap 5,11-14 – Jesus não é um vencido; pelo contrário, é um vencedor, e sua vitória é celebrada numa solene liturgia celestial. Agora, Ele é o Senhor, o Cordeiro vencedor e Senhor da História. O céu e a terra cantam sua gloriosa vitória: Amém!
Jo 21,1-19 – Os Apóstolos, sem saber o que fazer, foram pescar com Pedro, mas a pescaria não rendeu: “Não pescaram nada naquela noite!” Mas um desconhecido gritou lá na beira da praia: “Lançai a rede à direita da barca e achareis!”.

Obedeceram e aconteceu a nova pesca milagrosa!
3.Reflexão.
• Jesus prometera fazê-los pescadores de homens, mas eles voltam a pescar peixes! A tentativa foi frustrante, pescaram a noite toda e nada apanharam. O fato narrado por João com tantos detalhes pode retratar a indefinição da Comunidade apostólica e, quem sabe, pouco êxito no convencimento do povo a quem se dirigia! Voltar a pescar peixes pareceu-lhe ser mais conveniente!
• Mas, Jesus aparece à beira da praia e os manda lançar as redes no lado direito do barco. Pesca inesperada de 153 grandes peixes! Até parece conto de pescador, mas foi a ordem de Jesus que operou o milagre!
• Eles precisam voltar a pescar homens e sua “pesca será milagrosa”! Irão conquistar povos de todas as raças e tão numerosos que a Igreja terá dificuldade de acolhê-los todos!
• A certeza de que Jesus estava por lá fez Pedro lançar-se ao mar! Foi preciso sentir sua presença para criar coragem. A presença e o encontro com Jesus podem reanimar os apóstolos cansados e desanimados, cheios de tédio. Jesus, especialmente, na Eucaristia (pão e peixe) é força para os apóstolos cansados.
“Jesus os serviu com pão e peixe”!
Reflexão de Frei Carlos Zagonel

Fonte: Site Paróquia N.S. Aparecida

Você pode Gostar de:

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …