“Tu és Pedro”

Permanece forte na memória a experiência de confiança em Deus, na fé, que vivemos por ocasião do conclave e da escolha do sucessor do Apóstolo Pedro na soberania universal da Igreja Católica. Acompanhamos atentamente todos os acontecimentos com olhar de fé e não com olhar dos analistas sociais e da mídia. Costumo dizer que houve um Papa construído pela mídia, pela opinião Pública, pelos analistas sociais, e o Papa escolhido pela ação do Espírito Santo, que é o Papa Francisco. A eleição de Francisco nos faz acreditar, que de fato, apesar de a Igreja ser humana e por isso, pecadora, ela é também divina, governada pelo Espírito Santo. Porque é divina é, também, santa e eterna.

Vale lembrar sempre, que a Igreja não é uma Instituição originada da vontade humana, mas de Jesus Cristo, filho de Deus, o qual foi construindo o seu discipulado, tendo como cabeça o apóstolo Pedro. A sentença do Divino Mestre: “Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja”(Mt 16,15), vem nos lembrar que o Papado é uma Instituição de Direito Divino. O ministério Petrino (primado de Pedro), assim denominado pela tradição da Igreja,  é, portanto,  mandato divino e garante a unidade na Igreja na fé, na doutrina, nos sacramentos e na reta interpretação bíblica. Pedro foi desde o início, designado por Jesus para o ministério da síntese. Senão, vede: Pedro é o primeiro a entrar no Tumulo de Jesus (Jo 20,6); Pedro, que opera os maiores milagres (At.,3,1; 5,1-15; 9,40); Pedro que preside o Concílio de Jerusalém (ano 48) para solucionar a controvérsia em torno da circuncisão dos pagãos que se convertiam ao Cristianismo (At. 15,1..); Pedro, toma a iniciativa de substituir Judas (At. 1,15); Pedro, fala em nome dos Apóstolos no grande discurso aos Judeus no dia de Pentecoste(At.,2,14); Pedro, que avisado pelo céu, admite os primeiros pagãos na Igreja (At. 10,11). Este ministério Petrino, a partir do dia 13 de Março de 2013,  é exercido e perenizado pela ínclita figura do Papa Francisco,  primeiro pontífice Latino-americano.  Aos que se interrogam sobre o futuro da Igreja  respondemos: Ontem foi Pedro, hoje é Francisco, sempre será Cristo!. Pois, assim disse Jesus: “Pedro, eu  rezei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos” (Lc, 22,32). Nos  primeiros dias de seu pontificado,  o Papa Francisco já encantou o mundo com  sua simplicidade e a força do seu testemunho pessoal, sobretudo na vivência da pobreza e despojamento. Realmente, o Espírito Santo quer falar à Igreja e ao mundo, através do Papa Francisco, na conjuntura histórica de mudança de época e novo paradigma civilizatório que estamos atravessando. Escutemo-lo! É um novo Papa para um novo tempo!Ao invés de avaliações pré-maturas  e precipitadas, vamos ouvir o recado de Deus sobre a escolha de Francisco para conduzir a barca de Pedro!  O Papa Francisco, com a escolha do nome,  pode  sinalizar um dos aspectos a ser  acentuado no seu pontificado. Nestes primeiros dias de pontificado ele tem falado mais com os  gestos simples de carinho, humildade e bondade. É a convicção e a certeza que ele nos passa, de que é possível superar o mal com a bondade.  Vem apontando o caminho da simplicidade cristã, do diálogo ecumênico, da pobreza evangélica,  como meios de santificação e renovação pastoral na Igreja, sinal e instrumento de salvação para o mundo. O pré-conclave apontou vários desafios para o novo Papa, entre eles, está a provável renovação da Cúria Romana. Assim ele afirmou: “Gostaria de uma Igreja pobre para os pobres”. São  palavras, animadoras e  esperançosas, que já ecoam como  um raio de luz sobre a Igreja.. Assim, a eleição do sucessor de Pedro significa para os seguidores de Cristo, um convite à fé na presença e atuação do Divino Pastor na sua Igreja. Elevemos a Deus nossas preces na certeza de que o Papa Francisco, há de contar, com a assistência da Divina providência e a docilidade do rebanho. Ao Papa Francisco nossa total obediência na fé! Ao amado Papa Bento XVI, o qual deixa-nos um grande legado de sabedoria teológica e profundos ensinamentos para o bem da Igreja, nossa gratidão eterna! Nossa certeza absoluta, que Jesus Cristo, o Bom Pastor, ajudará o sucessor de Pedro e a Igreja, diante dos desafios de nosso tempo,  a cumprirem, com amor e coragem, a missão de anunciar a Boa Nova da salvação a todos os povos, testemunhando a caridade para com todos, especialmente aos mais pobres e pequenos deste mundo. Por isso, bendito aquele que vem em nome do Senhor! Deus ilumine e abençoe o Santo Padre, Papa Francisco!

Pe. Deusdédit é sacerdote do Clero da Arquidiocese de Cuiabá e Pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …