Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 19º Domingo Comum

Liturgia 19º Domingo Comum

LITURGIA – 19º DOMINGO COMUM – 09.08.2015.

“EU SOU O Pão vivo, descido do céu,
Quem come deste pão, sempre há de viver!”

1. Acolhida.
Em cada Eucaristia que celebramos, somos convidados próprio Pai para participarmos da vida divina de Jesus. Não aceitamos o convite para cumprir o dever dominical, mas para viver na intimidade de Deus: Jesus nos torna íntimos de Deus! Quem comunga do Corpo de Cristo, torna-se um com Ele e, ao sair da Missa, não pode retornar para uma vida de pecado!
Deus não nos convoca para um dever a cumprir, mas para uma vida nova de filhos de Deus!

2.Palavra de Deus.
1Re 19,4-8 – O profeta Elias, abatido e triste, desejou a morte! Mas, vai ao encontro marcado por Deus e assume uma nova missão. O pão, símbolo da Eucaristia, sustentou o cansado Elias, que caminhou até o Monte de Deus. A Eucaristia é necessária para encontrar-se com Deus.

Ef 4,30-5,2 – A Eucaristia nunca vem a nós desacompanhada do Espírito Santo! O pão de trigo torna-se Corpo e Sangue do Senhor pela ação do Espírito Santo e quem comunga com respeito o Corpo do Senhor fica iluminado pela presença do Espírito Santo!

Jo 6,41-51 – “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. (…) E o pão que eu darei é a minha carne para avida do mundo!” O povo de Cafarnaum conhecia Jesus como marceneiro, agricultor e filho de José e Maria! Mas, o corpo de Jesus, que nós comemos durante a Missa, é o Pão descido do céu, pão de vida eterna!

3.Reflexão.
O profeta Elias precisou do silêncio do deserto para ouvir a voz de Deus e para encontrar-se face a face com Ele! Foi curado de seu orgulho (“Sobrei somente eu!”) e para descobrir os servidores de Deus, perdidos no meio do povo! Deus não se revela no meio do barulho (culto a Baal) e sim no silêncio de uma brisa suave do deserto (silêncio). Com certeza, precisamos rever nossos cultos dominicais, que adoram o barulho e evitam o silêncio!

A Eucaristia é o pão dos peregrinos de Deus. Ela dá força para caminhar até o Monte do Senhor! Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites com um pão que era apenas símbolo profético da Eucaristia! De quanta força precisamos para caminhar até a montanha da salvação? Pão do céu, que precisamos comer com devoção e com o coração purificado de todo pecado! Jesus é a própria misericórdia, é o Pão descido do céu, mas que Ele não pode conviver com o pecado!

“Toda amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. Amai-vos uns aos outros como Cristo vos amou e vos perdoou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor”.

Se Moisés precisou descalçar as sandálias para estar na presença do Senhor, como não deveremos purificar nosso coração para comer da carne e beber do sangue de Jesus na Eucaristia?

“Provai e vede quão suave é o Senhor!”

Frei Carlos Zagonel.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …