Página Inicial / Notícias / Jovens do Regional Oeste 2 em missão

Jovens do Regional Oeste 2 em missão

Jovens do Regional Oeste 2 estará em missão! .
Do dia 10 a 17 de julho, os Jovens do Regional estarão em Porto Alegre do Norte/MT para formação e nos dias seguintes em missão nas cidades de Santa Terezinha/MT e Porto Alegre do Norte/MT, serão 34 jovens do nosso regional empenhados nessa missão. Que possamos juntos participarmos desse momento em oração por todos eles! Os jovens estarão acompanhados do Bispo referencial da juventude Dom Vilar e assessor regional da Juventude Padre Wender.  Segue uma reflexão sobre a missão do jovem!

SETOR JUVENTUDE – ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ
Cuiabá, 30 de junho de 2016
«Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7) A Missão do Jovem O jovem não é uma realidade a parte da Igreja, bem como sua missão está intrinsicamente ligada à missão de todo batizado. Quando termina a missão de Jesus na terra se inicia a nossa missão, no YouCat número 99 nos é feita a seguinte pergunta: O que aconteceu na última Ceia? Jesus nos revelou de três modos o seu amor até o fim! Vamos falar de missão a partir da última ceia, foram os últimos momentos de Jesus para que se iniciasse o nosso momento. Jesus fez e ensinou e nos pediu que fizéssemos a mesma coisa. O primeiro momento que Jesus fez na última ceia foi "lavar os pés dos discípulos, mostrando que está entre nós como aquele que serve!" É a primeira coisa que nós devemos fazer enquanto missionários do Reino de Deus e nós nos esquecemos muito disso, que é lavar os pés uns dos outros. Sempre tem alguém que se empenha um pouco mais na missão, sempre tem alguém que aparece só para dar testemunho que as vezes nem viveu na missão, e muitos de nós pensamos: “Esse não merece que eu vos lave os pés”, mas ainda assim, ele está conosco, nós devemos também lavar os pés dessa pessoa, porque de alguma forma ela se sente missionária. Quais são os pés que eu enquanto missionário devo lavar? Alguma vez alguém lavou os meus pés? Lavar os pés de alguém é o desejo do meu coração? O segundo momento missionário de Jesus Cristo que nos dá testemunho é antecipou o seu sofrimento salvífico pronunciando sobre os dons do pão e do vinho as palavras: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós, fazei isto em memória de mim. Depois da ceia Jesus fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança do meu sangue que será derramado por vós”. Não podemos nos esquecer ou até mesmo omitir que a missão começa na Cruz, não existe missão que se negue a Cruz. É olhando para o sacrifício da Cruz que entendemos a nossa missão. Hoje pode ser a nossa última ceia, estamos participando dela como os outros discípulos ou nós estamos participando dessa última ceia como o discípulo que abanou a missão? Esse discípulo se chama Judas! Ele participou da última ceia, ele era missionário. Estou participando da última ceia como discípulo missionário ou como discípulo que abandou a missão? Nós não podemos viver um dia sem deixar de anunciar Jesus Cristo! Porque um dia que vivemos assim, estamos vivendo a nossa última ceia como Judas, deixando a missão. Às vezes nós pensamos “essa Cruz é muito pesada, eu não aguento mais”! Mas Jesus deu a salvação através da Cruz! Buscamos a salvação, queremos a vida eterna, mas fugimos da Cruz.

Quantas vezes eu tenho sido Judas na missão que o Senhor me deu? Qual é o beijo que eu tenho dado em Jesus e também no meu próximo? O terceiro momento na última ceia que reflete na nossa missão e talvez a nossa missão fracasse tanto porque nos esquecemos dela é a parta da Instituição da Eucaristia. Por fim dizendo aos apóstolos “fazei isto em memória de mim”, fez deles sacerdotes da nova aliança. E a partir do momento da instituição da Eucaristia Jesus nos diz: “fazei isto em memória de mim”. Quantas vezes nós não fazemos isto ou aquilo em memória de Jesus Cristo, a nossa missão é fazer tudo em memória de Jesus Cristo! A Eucaristia tem sido o centro da minha vida? É ela quem me torna missionário, e ela quem alimenta a minha alma, é ela quem vivifica em mim a vontade de anunciar o Reino de Deus! Tenho comungado a minha própria condenação? A Eucaristia suscita em mim o desejo de anunciar o Reino de Deus? A nossa missão é anunciar o Reino de Deus para que as almas sejam salvas! Não adianta sair em missão só para entregar um panfleto, isso as empresas de panfletagem fazem, precisamos sair em missão para anunciar o Reino de Deus! A nossa missão é anunciar o que não passa! O que eu vou levar para a missão? Eu tenho que levar Jesus Cristo e anunciar o Seu Reino! O reflexo da Eucaristia me faz um verdadeiro missionário, a missão não consiste em fazer grandes obras, mas fazer todas as obras em nome de Jesus Cristo e preocupado com a salvação do próximo, isso é ser missionário.

Paz e bem!
Susany Pereira (Setor Juventude Arquidiocese de Cuiabá)

Santa Missa Vocacional – 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

O Serviço de Animação Vocacional (SAV), convida para a Santa Missa, presidida por Dom Mário …