Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 27º Domingo Comum

Liturgia 27º Domingo Comum

LITURGIA – 27º DOMINGO COMUM
“Guarda o precioso depósito da fé,com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós!”
1.Acolhida.
Por que freqüentamos a “Missa Dominical”? Deus os convoca para celebrar o Mistério de Jesus Cristo, morto e ressuscitado para nossa salvação! É o precioso tesouro que recebemos no Batismo, que precisa ser revigorado; luz divina que não pode ser apagada. Diz São Paulo para Timóteo, seu discípulo: “Reaviva a chama do dom de Deus, que recebeste pela imposição de minhas mãos”. Reavivemos nossa fé em Jesus Cristo e caminhemos na sua luz!
“Eu sou a luz, quem me segue não anda nas trevas”, disse Jesus
2.Palavra de Deus.
Hb 1,2-3; 2,2-4 – O profeta Habacuc questiona o próprio Deus por causa da aparente impunidade reinante num mundo de injustiças. Deus dá-lhe garantia de que a justiça será feita; se demorar é preciso esperar porque a justiça de Deus não falha!

2Tm 1,6-8.13-14 – Paulo, às vésperas de sua morte, recomenda a Timóteo que não se envergonhe da cruz de Cristo e nem da prisão de Paulo, seu mestre! É preciso reavivar o dom da fé, recebido no Batismo. O Espírito Santo é quem pode reavivar nossa fé; rezemos, pedindo um reforço na fé no poder de Deus!

Lc 17,5-10 – A vida para o homem sobre a face da terra nunca foi fácil e os desafios se renovam diariamente; por isso, os Apóstolos pediram a Jesus: “Aumenta, Senhor, a nossa fé!”.
O problema principal não é a fraqueza de Deus, mas a ausência de nossa fé! Disse Jesus: “Se tivésseis fé… até a amoreira se transplantaria para o mar ao receber nossa ordem!”

3.Reflexão.
O Povo de Israel vive como escravo passando de um dominador para outro; ora os assírios, depois, os caldeus, mas a escravidão continua! No Brasil esperamos tempos melhores trocando de partidos no poder. Trocamos de governantes, mas a corrupção continua! Qual seria a solução? Enquanto o Povo, como um todo, não se converter, o país não tem saída! Se você, meu irmão, minha irmã, não se converter, sua vida não tem saída!

Imaginemos o desafio para os Apóstolos: Anunciar Jesus Cristo, morto como escravo e impotente na cruz! E, agora, o caso de Timóteo ridicularizado porque o seu amigo e mestre está preso e destinado à morte! Paulo recomenda-lhe não se envergonhar de Cristo e nem de Paulo, prisioneiro condenado à mote… Mas sofre comigo pelo Evangelho! A vida cristã é sustentada pela fé em Jesus Cristo, morto, mas ressuscitado pelo poder de Deus! Sem fé em Jesus Cristo não há zelo pastoral que se sustente!

Tenhamos a coragem de assumir, como nosso, o conselho de Paulo a Timóteo: “Guarda o precioso depósito com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós!” A lógica do Reino de Deus não é a lógica do mundo e do sucesso que afaga nosso ego. Entremos na lógica de Deus assumida por Paulo e repassada a seu discípulo Timóteo.

Bastaria a fé no tamanho de um grão de areia, mas tem que ser fé legítima, dom de Deus e alimentada pelo Espírito Santo que mora em nós. Ela tem poder de arrancar amoreiras e transferi-las para o mar!

Frei Carlos Zagonel.

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4067

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …