Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR
ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ O FIM DOS TEMPOS (Mt 28, 20b)
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
28 de maio de 2017
Cor Litúrgica: branco
A: Irmãos amados, a Solenidade da Ascensão do Senhor recorda-nos que Cristo ressuscitado volta para o Pai, abrindo-nos assim o caminho para a vida eterna e tornando possível o dom do Espírito. Mas Ele permanece entre nós por meio da Eucaristia. Iniciemos, com renovada alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR!/ 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3.ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que, subindo ao céu, nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa palavra, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, Rei do Universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Caros irmãos: a Palavra de Cristo deve se espalhar pelo mundo mediante o testemunho dos cristãos. Fervorosamente, abramos os nossos corações para acolhê-la.
6. 1ª LEITURA (At 1, 1-11) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5’João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?” 7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 46/47) R.: POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA!/ 1. Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra./ 2. Por entre aclamações Deus se elevou o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!/ 3. Porque Deus é o grande Rei de toda terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações. Está sentado no seu trono glorioso.
8. 2ª LEITURA (Ef 1, 17-23) – Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ 1. Ide ao mundo, ensinai aos povos todos: convosco estarei todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.
10. EVANGELHO – (Mt 28, 16-20)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, o Pai colocou todas as coisas nas mãos do Senhor Jesus, que ressuscitou e subiu ao céu. Por Ele, nosso único Mediador, elevemos ao Pai celeste as nossas orações e nossas súplicas, dizendo com confiança: Cristo, elevado ao céu, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, ELEVADO AO CÉU, OUVI-NOS!
1. Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todos os bispos, para que sejam ardorosos discípulos e missionários de Jesus e animem toda a Igreja na realização do serviço missionário, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ELEVADO AO CÉU, OUVI-NOS!
2. Pela Santa Igreja de Deus, para que, continuamente renovada em seu ardor missionário, proclame a misericórdia de Cristo a todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ELEVADO AO CÉU, OUVI-NOS!
3. Pela nossa comunidade, para que renove sua fé e ajude as demais pessoas a realizarem seu encontro vivo e pessoal com o Cristo vivo e ressuscitado, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ELEVADO AO CÉU, OUVI-NOS!
4. Por todos os missionários, especialmente aqueles que sofrem perseguições por causa do anúncio do Evangelho, para que Deus os proteja e lhes dê coragem e perseverança, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ELEVADO AO CÉU, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Ouvi, ó Pai, as nossas súplicas e fazei que os nossos corações se voltem para Aquele que neste dia subiu ao céu e entrou na Sua glória, de onde constantemente nos atrai. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: CRISTO É O DOM DO PAI QUE SE ENTREGOU POR NÓS. ALELUIA, ALELUIA! BENDITO SEJA O NOSSO DEUS!/ 1. Dai graças a Deus, pois Ele é bom; Eterno por nós é seu amor./ 2. Coragem e força Ele nos dá, fazendo-se nosso Salvador./ 3. Eu não morrerei, mas viverei. E, assim, louvarei o meu Senhor.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso Filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – Prefácio da Ascensão I – MR (426)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: O SENHOR SUBIU AO CÉU, ALELUIA, ALELUIA!/ 1. Levanta-se Deus, cadê os inimigos?… Na sua presença perecem os iníquos! São como fumaça que desaparece, são cera no fogo, que logo derrete!/ 2. Os justos se alegram diante de Deus; cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! Abri o caminho ao grão-cavaleiro, dançai diante dele, Senhor justiceiro./ 3. Dos órfãos é Pai, das viúvas juiz, em sua morada só ele é quem diz: Quem ‘stava sozinho, família encontrou, quem ‘stava oprimido, tua mão libertou!/ 4. À frente do povo saíste, ó Deus, os céus gotejaram, a terra tremeu: na sua presença se abala o Sinai, é Deus que avança, que avança e vai!/ 5. U’a chuva abundante do céu derramaste e a tua herança exausta saciaste; Fizeste um tua paz viver teu rebanho e os necessitados tiveram seu ganho./ 6. Falou sua Palavra, saem os portadores, debandam os reis e fartam-se os pobres! Imenso é o poder de nosso Senhor, subindo às alturas, cativos levou.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós, vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Que o Deus todo-poderoso vos abençoe no dia de hoje, quando o seu Filho penetrou no mais alto dos céus, abrindo o caminho para a vossa ascensão. TODOS: AMÉM. P.: Deus vos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discípulos após a ressurreição, vos apareça em sua eterna benevolência quando vier para o julgamento. TODOS: AMÉM. P.: E vós, crendo que o Cristo está sentado com o Pai em sua glória, possais experimentar a alegria de tê-lo convosco até o fim dos tempos, conforme sua promessa. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe! TODOS: GRAÇAS A DEUS!

Preparando a Partilha da Palavra
Concluída a missão terrena de total fidelidade ao Pai, Jesus entra na Glória da Trindade assim como rezamos no “Credo”: “Subiu ao Céus está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso…” Ele deixa-nos uma missão e uma certeza. A missão é: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem meus discípulos, ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei.” A certeza é: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Ele é exaltado, mas permanece no meio de nós, por meio de cada gesto d’Ele que a Igreja recorda, na vida de fé da comunidade, no anúncio do Reino e Sacramentalmente Cristo se faz presente. A aparição de dois homens vestidos de branco dizendo: “Homens da Galileia porque ficais aí parados olhando para o céu?” Significa para nós hoje a necessidade de testemunhar o Evangelho e tornar Cristo presente no mundo. Agora é o nosso tempo enquanto Igreja, como discípulos missionários, continuaremos a mesma missão de Jesus. Há mais de dois mil anos a Igreja começou sua caminhada. Realmente, ela sempre esteve voltada para a terra, para os problemas concretos da humanidade? Como a nossa comunidade enfrenta os problemas dos dias de hoje: as injustiças econômicas e sociais, os direitos dos homens, os problemas das mulheres, dos prisioneiros, dos drogados, dos marginalizados, torturados…? Aos que pedem uma ajuda, como responde? Só com “orações e bênçãos”, ou se compromete em obras concretas? Se realmente somos testemunhas da ressurreição, devemos ser responsáveis pela promoção da vida, acolher os que são diferentes, sem julgamentos, mas exercitando o diálogo e a mútua compreensão. Temos que continuamente nos revestirmos de Cristo e levar sua obra à frente. Não estamos órfãos, pois Jesus Cristo caminha conosco e nossa caminhada é um seguimento para a glória. É Ele mesmo quem nos diz no Evangelho de hoje: “Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo.”

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: At 19, 1-8; Sl 67; Jo 16, 29-33.
Ter.: At 20, 17-27; Sl 67; Jo 17, 1-11a.
Qua.: Visitação de Nossa Senhora, festa. Sf 3,14-18 ou Rm 12, 9-16b; Cant.: Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R/. 6b). Lc 1, 39-56
Qui.: S. Justino Mt, memória. At 22, 30; 23,6-11; Sl 15; Jo 17, 20-26.
Sex.: S. Marcelino e Pedro, Mts, MFac; At 25, 13b-21; Sl 102; Jo 21, 15-19.
Sáb.: S. Carlos Lwanga e Comps. Mts, memória. At 28, 16-20.30-31; Sl 10 (11); Jo 21, 20-25.
3ª Semana do Saltério
Ofício solene Próprio

Você pode Gostar de:

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora(20.08)

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA “BEM-AVENTURADA AQUELA QUE ACREDITOU” (Lc 1,45) Dia das Vocações …