Página Inicial / Animação Litúrgica / 1º Domingo da Quaresma

1º Domingo da Quaresma

“O TEMPO JÁ SE COMPLETOU: CONVERTEI-VOS
E CREDE NO EVANGELHO” (Mc 1,15)
22 de fevereiro de 2015 – Nº 14
1º DOMINGO DA QUARESMA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE – “FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE”.
Cor Litúrgica: Roxo
Animador: Irmãos caríssimos, o período litúrgico da Quaresma é um tempo forte de oração e de penitência. A Campanha da Fraternidade deste ano tem por tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. Aproveitemos a proposta da Campanha da Fraternidade para aprofundar nosso espírito de evangelização. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: REJUBILA-TE, CIDADE SANTA, EIS QUE VEM O REI QUE NOS REMIU. EXULTEMOS JUNTOS DE ALEGRIA – NOVA PÁSCOA ELE NOS ABRIU! / 1. Já se cumpre a grande profecia:
vem chegando a libertação! O Pastor que guia nossas vidas vem nos dar um novo coração. / 2. Escutemos a Palavra viva que nos leva para o rumo certo. É o Deus que vai ao nosso lado conduzindo-nos pelo deserto. / 3. Despertemo-nos pro Novo Dia que expulsa toda escuridão. Ó Jerusalém, Cidade Santa, confiemo-nos no seu perdão.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No tempo sagrado da Quaresma, somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Senhor, que na água e no espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, que enviais o vosso Espírito, para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.:
Irmãos, por meio da Palavra de Deus, nós alcançamos a fortaleza necessária para enfrentarmos as dificuldades e as tentações do dia a dia. Guardemos, no coração, com amor, a Palavra do Senhor.
5. 1ª LEITURA – (Gn 9, 8-15) – Leitura do Livro do Gênesis.
8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9 “Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – DO SALMO 24 (25)
REFR.: VERDADE E AMOR, SÃO OS CAMINHOS DO SENHOR! / 1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação./ 2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!/ 3. O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ele ensina o seu caminho.
7. 2ª LEITURA -(1 Pd 3, 18-22) – Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos: 18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. 19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas – oito – foram salvas por meio da água. 21À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. 22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: HONRA, GLÓRIA, PODER E LOUVOR, A JESUS NOSSO REI E SENHOR! / O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 1, 12-15) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13 E Ele ficou no deserto durante quarenta dias, e ali foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos O serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso,/ Criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,/ nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado;/ desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo,/ na Santa Igreja Católica,/ na comunhão dos Santos,/ na remissão dos pecados,/ na ressurreição da carne,/ na vida eterna./ Amém.
12. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos e irmãs, como Cristo confiou no Pai e permaneceu fiel na tentação, coloquemos também nós nossa vida e nossas aspirações nas mãos d’Aquele que pode e quer salvar-nos. Digamos juntos: Senhor da vida, atendei-nos!
TODOS: SENHOR DA VIDA, ATENDEI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue anunciando ao mundo, com humildade e ternura, a mensagem de conversão libertadora ensinada por Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ATENDEI-NOS!
2) Pelos governantes de nosso país, para que sejam capazes de resistir às tentações da desonestidade e administrem em prol dos menos favorecidos, zelando pela justiça e pelo bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ATENDEI-NOS!
3) Pelos jovens do mundo inteiro, para que Cristo lhes dê o discernimento e o conselho necessários para não caírem nas tentações da idolatria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ATENDEI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que façamos dessa Quaresma um período especial para a preparação da Páscoa, por meio do desapego material e pelo exercício das obras de caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR DA VIDA, ATENDEI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Deus eterno e onipotente, concedei-nos, ao longo destes dias quaresmais, a graça de descobrir que só em Vós se encontra a fonte da vida e do amor. Por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
13. CANTO DE OFERTAS – REFR.: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, / EIS O DIA DA SALVAÇÃO: / AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. / EIS O TEMPO DE CONVERSÃO! / 1a. Os caminhos do Senhor / são verdade, são amor: / dirigi os passos meus: / em vós espero, ó Senhor! / b. Ele guia ao bom caminho / quem errou e quer voltar: / Ele é bom, fiel e justo: / Ele busca e vem salvar. (Sl. 25) / 2a. Viverei com o Senhor: / Ele é o meu sustento. / Eu confio, mesmo quando / minha dor não mais aguento./ b. Tem valor aos olhos seus / meu sofrer e meu morrer: / libertai o vosso servo / e fazei-o reviver! (Sl. 116) / 3a. A Palavra do Senhor / é a luz do meu caminho; / ela é vida, é alegria: / vou guardá-la com carinho. / b. Sua lei, seu mandamento / é viver a caridade: / Caminhemos todos juntos, / construindo a unidade! (Sl. 119)
14. P.: Orai, irmãos e irmãs…
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Fazei, ó Deus, que o nosso coração corresponda a estas oferendas com as quais iniciamos nossa caminhada para a Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio: A tentação do Senhor – MR (P. 181) – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo Senhor nosso. Jejuando quarenta dias no deserto, Jesus consagrou a observância quaresmal. Desarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a Páscoa definitiva. Enquanto esperamos a plenitude eterna, com os anjos e todos os santos, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé.
TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!
P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares e todos os ministros do Vosso povo.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho.
TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!
P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: GLORIFICA O SENHOR, JERUSALÉM! / CELEBRA O TEU DEUS, Ó SIÃO!/ 1 – Pois reforçou com segurança as tuas portas / e os teus filhos em teu seio abençoou; / a paz em teus limites garantiu / e te dá como alimento a flor do trigo. / 2. Ele envia as suas ordens para a terra / e a Palavra que Ele diz corre veloz; / Ele faz cair a neve como lã / e espalha a geada como cinza./ 3. Como de pão lança as migalhas do granizo, / a seu frio ficam as águas congeladas; Ele envia sua Palavra e as derrete, sopra o vento e de novo as águas correm. / 4. Anuncia a Jacó sua Palavra, / seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo mereceu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
20. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém!
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR p.521)
CEL.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. CEL.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. TODOS: AMÉM. CEL.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. TODOS: AMÉM. CEL.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. TODOS: AMÉM. CEL.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. CEL.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO FINAL: HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2015
1. Em meio às angústias, vitórias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz (cf. GS 2), sonhei uma Igreja a serviço da vida. Eu fiz do meu povo os atores da paz!/ REFR.: QUERO UMA IGREJA SOLIDÁRIA, SERVIDORA E MISSIONÁRIA, QUE ANUNCIA E SAIBA OUVIR. A LUTAR POR DIGNIDADE, POR JUSTIÇA E IGUALDADE, POIS "EU VIM PARA SERVIR" (MC 10,45). / 2. Os grandes oprimem, exploram o povo, mas entre vocês bem diverso há de ser. Quem quer ser o grande se faça de servo: Deus ama o pequeno e despreza o poder. / 3. Preciso de gente que cure feridas, que saiba escutar, acolher, visitar. Eu quero uma Igreja em constante saída (EG, 20), de portas abertas, sem medo de amar!/ 4. O meu mandamento é antigo e tão novo: Amar e servir como faço a vocês. Sou mestre que escuta e cuida seu povo, um Deus que se inclina e que lava seus pés. / 5. As chagas do ódio e da intolerância se curam com o óleo do amor-compaixão (cf. Lc 10,29ss). Na luz do Evangelho, acende a esperança. Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

Partilha da Palavra
Na leitura do Gênesis, encontramos uma história muito antiga. Deus não castiga os homens. Somente tem amor por eles e os quer felizes. Deus não fica indiferente diante das ações e projetos dos homens. Suas obras boas e também maldades, egoísmos e injustiças não  passam despercebidos diante de Deus. Como Pai, intervém para criar uma nova sociedade. O dilúvio não é um desastre provocado por Deus, mas um retrato da ruína que os pecados provocam. Deus nunca silencia diante do mal e da injustiça, mas age para reconciliar e renovar. Deus faz aliança com a humanidade num gesto de gratuidade. Ele sabe que somos pecadores. Mesmo assim nos ama e nos transforma em novas criaturas. Na Carta de Pedro aparece a ligação das águas do dilúvio com as águas do Batismo. Os feitos da água do dilúvio estão presentes, simbolicamente nas águas do Batismo: destruição do homem antigo e nascimento do homem novo. É Jesus Cristo, o Ressuscitado, que comunica pela água do Batismo a força capaz de destruir o pecado e a morte e nos ressuscitar para uma vida nova. Ser batizado significa entrar na Igreja, comunidade dos redimidos. No Evangelho, são descritas as tentações de Jesus no deserto. O Espírito, logo depois de descer sobre Jesus no Batismo das águas do Jordão, o envia para o lugar da tentação. Aqui, por tentação deve se entender as situações que temos que viver ou enfrentar, nas quais precisamos fazer opções e escolhas. São ocasiões e oportunidades para fortalecer a fé e professar nossa fidelidade. Jesus experimentou na carne o sofrimento, a rejeição, o ódio dos inimigos, as ciladas dos adversários, por isso, o cristão nunca deve se sentir sozinho. Em nós também atua a força do Espírito. No final do Evangelho está o resumo da pregação de Jesus: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. É o roteiro do nosso retiro quaresmal. Este é um convite concreto e pessoal de Jesus dirigido a todos. A sociedade onde as pessoas se comportam como animais selvagens e ferozes chegou ao fim. Chegou o momento de mudar, abrir o coração para o novo e acolher com alegria a proposta de Jesus.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Lv 19, 1-2.11-18; Sl 18 (19); Mt 25, 31-46 – CmFac de S. Policarpo BMt.
Ter.: Is 55, 10-11; Sl 33 (34); Mt 6, 7-15 6
Qua.: Jn 3, 1-10; Sl 50 (51); Lc 11, 29-32
Qui.: Est 4, 17n.r.aa-bb.gg-hh; Sl 137 (138); Mt 7, 7-12
Sex.: Ez 18, 21-28; Sl 129 (130); Mt 5, 20-26
Sáb: Dt 26, 16-19 ; Sl 118 (119); Mt 5, 43-48
Primeira Semana do Saltério
Primeiro Domingo da Quaresma

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …