Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo de Páscoa

2º Domingo de Páscoa

ESTIVE MORTO, MAS AGORA ESTOU VIVO PARA SEMPRE (Ap 1,18)
Festa da Divina Misericórdia
03 de abril de 2016
SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C
Cor Litúrgica: Branco
A.: Meus irmãos, na vivência do Ano da Misericórdia, nós somos convocados a professar a nossa esperança na infinita misericórdia de Cristo que nos acolhe, nos renova e nos perdoa. Iniciemos, com alegria, a celebração da Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – Pode ser substituído pelo Rito da aspersão (MR p. 1002).
P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e a ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (Pausa). P.: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, nossa páscoa, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes e fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida, e o sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, pela escuta da Palavra de Deus, nós reconhecemos o caminho da misericórdia que Cristo nos propõe. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 5,12-16) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no Pórtico de Salomão. 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelos menos a sua sombra tocasse alguns deles. 16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (SALMO 117/118) REFR.: DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! / ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!/ 1. A casa de Israel agora o diga: “eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “eterna é a sua misericórdia.” Os que temem o Senhor agora o digam: “eterna é a sua misericórdia!”/ 2. Empurraram-me, tentando derrubar-me, mas veio o Senhor em meu socorro. O Senhor é minha força e o meu canto e tornou-se para mim o Salvador. Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis./ 3. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas Ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
8. 2ª LEITURA (Ap 1, 9-11a.12-13.17-19) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus. 10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”. 12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim a sua mão direita e disse: “não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Acreditaste, Tomé, porque me viste; felizes os que creram sem ter visto.
10. EVANGELHO – (Jo 20, 19-31) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, oremos a Jesus Cristo que, ressuscitando dos mortos, destruiu a morte e renovou a vida. Digamos, com confiança: Cristo misericordioso, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, por meio das obras de caridade, manifeste sempre mais a misericórdia que Deus nutre pela humanidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
2) Pela 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada em Aparecida, de 06 a 15 deste mês, para que, sendo iluminada pelo Espírito Santo, nos ajude a aprofundar a nossa missão de cristãos leigos na sociedade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
3) Pelos dirigentes de todas as nações, para que saibam acolher a salvação e a misericórdia que Deus lhes concede e sejam sempre construtores da justiça e do bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
4) Pelos batizados que estão afastados da vida da Igreja, para que abram os seus corações e permitam que Jesus venha ao seu encontro, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que Deus nos renove com o dom da Sua misericórdia infinita, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO MISERICORDIOSO, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Jesus misericordioso, tudo isso vos pedimos. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Bendito sejas, ó Rei da glória! / Ressuscitado, Senhor da Igreja! / Aqui trazemos as nossas ofertas / R.: VÊ COM BONS OLHOS NOSSAS HUMILDES OFERTAS. TUDO O QUE TEMOS, SEJA PRA TI, Ó SENHOR! / 2. Vidas se encontram no altar de Deus, / gente se doa, dom que se imola. / Aqui trazemos as nossas ofertas. / 3. Irmãos da terra, irmãos do céu, / juntos cantemos glória ao Senhor. / Aqui trazemos as nossas ofertas.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as oferendas do vosso povo (e dos que renasceram nesta Páscoa), para que, renovados pela profissão de fé e pelo batismo, consigamos a eterna felicidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) Prefácio da Páscoa II: A vida nova em Cristo – (MR. p. 422) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, Ele, na Ceia, quis se entregar: deu-se em comida e bebida para nos salvar./ R.: E QUANDO AMANHECER O DIA ETERNO, A PLENA VISÃO, RESSURGIREMOS POR CRER NESTA VIDA ESCONDIDA NO PÃO./ 2. Para lembramos a morte, a cruz do Senhor, nós repetimos, como Ele fez: gestos, palavras, até que volte outra vez./ 3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos e nos prepara a glória do céu. Ele é força na caminhada pra Deus./4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! Quem O recebe, não morrerá. No último dia, vai ressurgir, viverá./ 5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Esta verdade vai anunciar a toda terra, com alegria, cantar.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Concedei, ó Deus onipotente, que conservemos em nossa vida o sacramento pascal que recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
21. ORACÃO DO ANO DA MISERICÓRDIA
Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos. O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido. Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus! Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta sua onipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia: fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória. Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus. Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem, proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista. Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS: AMÉM. P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe, aleluia, aleluia! TODOS: GRAÇAS A DEUS, ALELUIA, ALELUIA!

Preparando a Partilha da Palavra
Somos chamados a dar testemunho do Ressuscitado. Muitas pessoas católicas têm dificuldade de fazer a experiência de Jesus vivente em sua vida, em seu coração, na comunidade e nas obras de amor e de justiça. Ligam-se mais facilmente com a imagem de Jesus morto. Uma marca de quem se encontra com Cristo e crê nele é não ter medo. Ao contrário, é ter e viver a fé. Como os discípulos e discípulas, sintamos a força do Espírito Santo e vivamos com alegria nossa vida comunitária e nossa missão na sociedade. O Espírito de Jesus não nos deixa passivos nem acomodados diante das situações do mundo que contrariam o projeto do Reino. Mas nos desinstala, nos inquieta e impulsiona, como fez a Igreja dos primeiros tempos, para transformar a vida, a sociedade e o mundo. A missão se realiza, muitas vezes, em meio a conflitos. Há situações, atitudes e opções de vida que são convertidas e reconciliadas. Há situações que, se não convertidas ficam sem perdão. Tomé encontra a fé e a certeza de que Jesus ressuscitou e está vivo na vida em comunidade! Senão, vejamos. Jesus podia ter aparecido a Tomé, quando ele estivesse sozinho, ou em oração, ou com a sua família. Mas Jesus não quis privilegiar um indivíduo, nem premiar o individualismo. Como ele nos chama a formar comunidade, é em comunidade que sua presença se manifesta de maneira mais forte. A fé é, sobretudo, vivida em comunidade. A comunidade cristã é comunidade de fé, de celebração e de serviço na caridade. Damos testemunho de fé e do amor de Deus, vivendo não isoladamente cada qual a sua fé, mas vivendo comunitariamente o amor fraterno. Na comunidade celebrante, nós nos fortalecemos com a fé dos irmãos e irmãs, ao mesmo tempo em que nosso testemunho torna mais forte a fé dos demais.

LEITURAS DA SEMANA
2ªf: Sto. Isidoro BDr, MFac. At 4,23-31; Sl 2, 1-3.4-6.7-9 (R/. cf. 12d); Jo 3,1-8
3ªf: S. Vicente Ferrer, MFac. At 4, 32-37; Sl 92 (93), 1ab. 1c-2. 5 (R/. 1a); Jo 3, 7b-15
4ªf: At 5,17-26; Sl 33 (34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R/. 7a); Jo 3,16-21
5ªf: S. João Batista de La Salle Presb, mem. At 5, 27-33; Sl 33 (34), 2.9.17-18.19-20 (R/. 7a); Jo 3, 31-36
6ªf: At 5, 34-42; Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R/. cf. 4ab); Jo 6, 1-15
Sáb.: At 6,1-7; Sl 32 (33), 1-2.4-5.18-19 (R/. 22); Jo 6, 16-21
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …