Página Inicial / Animação Litúrgica / 15º Domingo do Tempo Comum

15º Domingo do Tempo Comum

“AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.” (Lc 10, 27)

10 de julho de 2016
DÉCIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos caríssimos, o verdadeiro cristão não pergunta quem é seu próximo, mas faz-se próximo de quem mais necessita. Fiquemos de pé e iniciemos, com alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.: A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (Pausa). Tende compaixão de nós, Senhor. TODOS: PORQUE SOMOS PECADORES. P.: Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia. TODOS: E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão, e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, mediante a Sua Palavra, Deus nos fala e nos revela as exigências de uma autêntica conversão. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Dt 30, 10-14) – Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 10Ouve a voz do Senhor teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma. 11Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. 12Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 13Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 14Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 68/69) R.: HUMILDES, BUSCAI A DEUS E ALEGRAI-VOS: O VOSSO CORAÇÃO REVIVERÁ! (BIS) / 1. Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor!/ 2. Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando, eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria!/ 3. Humildes, vede isso e alegrai-vos e vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de seus cativos./ 4. Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada.
8. 2ª LEITURA (Cl 1, 15-20) – Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis bem que são de eterna vida!
10. EVANGELHO – (Lc 10, 25-37) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 25Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, apresentemos nossas preces ao Senhor, que revela Sua face amorosa na pessoa de Jesus Cristo, e digamos com confiança: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que o Espírito Santo o ilumine e fortaleça na condução da Igreja de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Bispo auxiliar, Dom José Aparecido, que no próximo dia 13 comemora o aniversário de sua ordenação episcopal, para que Deus derrame sobre ele cada vez mais saúde, força, sabedoria e serenidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todas as pessoas que procuram ser bons samaritanos na política, na economia, na cultura e nas diversas profissões, para que não se cansem de anunciar a justiça e o bem, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, por meio da vivência da caridade, nas suas variadas formas e exigências, saibamos demonstrar ao nosso próximo os sinais da misericórdia divina, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, concedei-nos a força do Vosso amor, para que possamos manifestá-lo ao nosso próximo. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muito alegre eu te pedi o que era meu; parti, num sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal!/
R.: CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM, AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em oração, e fazei crescer em santidade os fiéis que participam deste sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS VI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO R.: PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES, DE PORTA EM PORTA DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Alimentados pela vossa Eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A arte da vida cristã consiste em passar da teoria para a prática. Para isso necessitamos dos dons do Espírito Santo, sobretudo do dom da sabedoria. O 15º Domingo do Tempo comum é o Domingo do Evangelho do bom samaritano. Um doutor da lei, para embaraçar a Jesus, lhe pergunta: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Jesus disse: “Que está escrito na Lei?” E o doutor da lei sabia direitinho: vivendo o amor a Deus e ao próximo, ideal já apresentado no Antigo Testamento. Jesus, então, lhe diz:  “Faze isto e viverás”. Ele, porém, querendo se justificar, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Em resposta, Jesus conta a história do samaritano que socorre o homem caído nas mãos dos ladrões e deixado meio morto ao lado da estrada. No fim, Jesus pergunta: “Qual dos três, em tua opinião, foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Foi aquele que usou de misericórdia para com ele.” Jesus, então, lhe disse: “Vai e faze o mesmo.” Jesus, respondendo ao doutor da Lei, por meio da parábola, inverte a questão. Não se trata de saber quem é o meu próximo, mas de ser o próximo de todo aquele que necessita de compaixão. Trata-se, não só de parar e ver, mas de ver e comover-se de compaixão: aproximar-se, atar as feridas, derramar óleo e vinho, colocá-lo na própria montaria, conduzi-lo à hospedaria e dispensar-lhe cuidados e arcar ainda com as necessárias despesas. O amor ao próximo é muito concreto. Esta lei não está longe de nós, está plantada nos corações dos homens para que a possa cumprir. Tornar-se próximo é ser solidário. Somos solidários com os que vivem à margem da sociedade? Mesmo quando damos uma esmola a um coitado, não é para nos desviarmos dele? Imitar o samaritano exige solidariedade, assumir a vida do outro, não se livrar dele. Torná-lo um irmão, pois este é o sentido verdadeiro da palavra “próximo”. Só assim podemos fazer a verdadeira “experiência de Deus”, senti-Lo “próximo” de nós e sentir-nos próximos d’Ele. A parábola do bom samaritano nos mostra que não basta o conhecimento; é preciso saborear, pôr em prática. Neste domingo, a comunidade transforma em ação de graças toda a dedicação de seus membros na vivência do segundo mandamento, que é igual ao primeiro: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Isto só será possível em Cristo Jesus, a imagem do Deus invisível, em que foram criadas todas as coisas.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S Bento, abade, mem. Is 1,10-17 ; Sl 49 (50),8-9. 16bc-17. 21 e 23 (R/. 23b) ; Mt 10,34 – 11,1
Ter.: Is 7,1-9 ; Sl 47(48),2-3a. 3b-4. 5-6. 7-8 (R/. 9d) ; Mt 11,20-24
Qua.: Sto Henrique, MFac. Is 10,5-7.13-16 ; Sl 93(94),5-6. 7-8. 9-10. 14-15 (R/. 14a) ; Mt 11,25-27
Qui.: S. Camilo de lélis, Presb, MFac. Is 26,7-9.12.16-19 ; Sl 101(102),13-15. 16-18. 19-21 (R/. 20b) ; Mt 11,28-30
Sex.: S. Boaventura BDr, mem. Is 38,1-6.21-22.7-8 ; Cânt.: Is 38,10. 11. 12. 16 (R/. cf .17b) ; Mt 12,1-8
Sab.: Zc 2,14-17 Cânt.: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R/. 49) ; Mt 12,46-50
DÉCIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM
3ª semana do Saltério

 

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …