Página Inicial / Notícias / Semana do Migrante

Semana do Migrante

Semana do Migrante ressalta a importância da ética do cuidado com a vida.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano (CF 2008), acontecede 15 a 22 de junho a Semana Nacional do Migrante com o tema Migração: vida e direitos e o lema Basta de migração forçada.

“Na motivação da Semana do Migrante, dentro das preocupações levantadas pela CF deste ano, se ressalta a importância da  ética do cuidado para com a vida”, explica o presidente do Serviço de Pastoral do Migrante, dom Demétrio Valentini.

O bispo acrescenta que todos os anos, a Semana do Migrante procura retomar o tema da Campanha da Fraternidade, para situá-lo no contexto da realidade vivida mais de perto pelos migrantes.

“Num tempo como o nosso, em que a natureza emite sinais cada vez mais claros do comprometimento da vida pela ação desvirtuada do ser humano, somos chamados a ter uma nova atitude”, exorta dom Demétrio. Para o bispo, “a natureza está interpelando a humanidade para que respeite a vida”.

De acordo com um comunicado do SPM, a Semana do Migrante denuncia o atual modelo mundial de desenvolvimento que esgota os recursos naturais, prioriza a acumulação do lucro e intensifica a exploração do trabalho. “Assim organizada, a economia atenta contra a vida e exige um posicionamento corajoso dos cristãos e de todas as pessoas de boa vontade”, diz o comunicado.

O texto-base da Semana,  Migração: vida e direitos, acrescenta que “a importância da vida impõe à economia critérios éticos para garantir o equilíbrio ambiental, preservar as fontes de vida e evitar a poluição que contamina o sistema vital”.

Na programação da Semana do Migrante, constam diversas atividades com os migrantes sazonais do Brasil e com os imigrantes paraguaios, bolivianos e de outras nacionalidades, sobretudo os que se encontram na cidade de São Paulo. “Com eles, o SPM procura interagir, para fazer da Semana do Migrante um momento propício para assumir melhor sua situação, se inserirem no contexto onde vivem, sem perder sua identidade cultural”, afirma dom Demétrio.

Entre as atividades propostas estão: debates, palestras, caminhadas, celebrações em lugares nos quais circulam ou trabalham migrantes, reflexões bíblicas, visitas, missões populares, entre outras.

Antes, porém, o SPM elabora materiais de preparação à Semana, como o texto-base, círculos bíblicos, roteiro de celebração, camisetas e cartazes, de forma a oferecer às comunidades subsídios  para que elas possam mobilizar suas lideranças e fazer sua programação para a celebração da Semana, envolvendo Igreja e sociedade.

Histórico

O Dia do Migrante foi instituído pelo papa Paulo VI em 1969. Entretanto, coube a cada país a escolha da data. No Brasil, a 17ª Assembléia Geral da CNBB, ocorrida em 1979, determinou que o Dia do Migrante seria celebrado em 25 de junho, caso caísse num domingo, ou, caso contrário, no domingo anterior.

Em 1981, aconteceu a primeira celebração do Dia Nacional do Migrante, com o lema Por que somos obrigados a sair da nossa terra?. Cinco anos depois, realizou-se a primeira Semana Nacional do Migrante com o lema Tomareis posse da terra e nela habitareis.

“A Semana do Migrante deste ano já é a  vigésima terceira, sinal de seu acerto e de sua vitalidade”, diz dom Demétrio.

Informações sobre a Semana do Migrante pelo telefone (11) 6163-7064 ou e-mail: spm.nac@terra.com.br

Lemas das Semanas do Migrante

1981 –  “Por que somos obrigados a sair de nossa terra?’

1982 – “Sair ou lutar?’

1983 – “Ai dos que planejam fazer o mal…apoderando-se das terras, roubam as casas dos pobres… A paciência do Senhor chegou ao fim”.

1984 – “Terra é vida. Resistir, não migrar e a terra partilhar’.

1985 – “Eu os plantarei em sua terra e não mais serão arrancados da terra que eu lhes dei”- disse Deus.

1986 – “Tomareis posse da terra e nela habitareis”.

1987 – “Devemos marchar e conquistar essa terra”.

1988 – “…construirão casas e as habitarão”.

1989 – “Vamos fincar o nosso pé e pelejar pra fazer a nossa história’.

1990 – “Mulher, reclama o que é teu’.

1991 – “Rosto sofrido, trabalho roubado”.

1992 – “Buscando saídas”.

1993 – “Onde morar?”.

1994 – “Abra a porta”.

1995 – “Gente é pra brilhar”.

1996 – “Refazer Caminhos”.

1997 – “Conquistar a Liberdade”.

1998 – “Quem sabe faz a hora”.

1999 – “Pão em todas as mesas”.

2000 – “Pátria é a terra que nos dá o pão”

2001 – “Escolha o caminho da vida”.

2002 – “Terra sem males, um mundo possível!”.

2003 – “Nossos pais nos contaram”.

2004  – “Água é vida não pode ser vendida”

2005 – “Mensageiros da Justiça e Paz”

2006 – “O mundo é nossa Pátria”

2007 – “Deus viu que tudo era muito bom